Letras

Unijuí
Em Ijuí e Santa Rosa

R$30.066
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Em 2edes
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Formar profissionais com uma visão crítica sobre o ensino de língua materna ou estrangeira, e suas respectivas literaturas e cultura, com uma formação alicerçada na pesquisa, numa perspectiva de interdisciplinaridade, conforme o desenho curricular das habilitações.
Dirigido a: O aluno egresso do curso de Letras na habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas deverá, no final de seu processo de formação acadêmica, ser capaz de demonstrar um domínio da norma culta da Língua Portuguesa e seu uso e aquisição nas modalidades escrita e oral, em processos de comunicação e produção textual.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa
Consultar
Santa Rosa
Rs 344, Km 39 Cp 489 Santa Rosa - Rs 98.900-000, 98.900-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

O profissional da área de LETRAS tem a função de estudar e ensinar a língua e a literatura de um país. Na Unijuí, ao cursar Letras, o acadêmico pode optar pela habilitação em Língua Portuguesa ou em Língua Inglesa. No curso, vai conhecer com profundidade a norma culta desses idiomas, bem como compreender as variações, as diferenças regionais e outras possibilidades dos usos da língua, como o coloquial, o popular e o técnico. Também se capacita para o uso e a aquisição da língua na modalidade escrita, em processos de comunicação e de produção textos. Porém, mais que dominar regras e escrever corretamente, o profissional dessa área, graduado na UNIJUI, mostra-se apto a uma reflexão crítica e analítica sobre os fenômenos da linguagem de uma nação, compreendendo a língua como parte da história e da cultura de um povo, a partir de sua literatura e manifestações culturais.


Histórico
Um dos cursos mais antigos da Universidade, o curso de Letras da UNIJUÍ foi criado em 1967, com a chamada Licenciatura de 1º Ciclo, mais tarde designada Licenciatura Curta. Em 1973, obtém autorização para o funcionamento do curso de Letras (Regime de Férias), e passa a oferecer, nesse regime, e também no Regular, duas habilitações: Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras Modernas e suas respectivas literaturas; e Língua Portuguesa, Latim e suas respectivas Literaturas.

Nessa época, o Departamento já contava com duas linhas de ação, alicerçadas na Lingüística e na Teoria da Literatura. A licenciatura plena só é aprovada e implantada em 1975, com reconhecimento em 1979, através do Decreto 83.705 de 09/07/1979, publicado no DOU em 10/07/1979. Em 1982, é autorizada a implantação do Curso de Licenciatura Plena de Letras em Regime Especial. Um ano após procede-se à implantação dos Centros Integrados, com vistas ao reconhecimento da instituição como Universidade. Nasce, então, o Centro de Ciências Humanas, integrado por três Departamentos, entre eles o Departamento de Letras.

Em 1990, é publicada Resolução da Reitoria, que cria, entre outros, o Departamento de Letras e Artes (DLA). No ano seguinte, é implantado o Curso de Letras no Campus Santa Rosa, em compatibilização com o currículo do Colégio Dom Bosco. No mesmo ano, o Departamento de Letras e Artes assume a Coordenação de Língua Portuguesa do Ciclo Básico. Em 1998, o Conselho Universitário autoriza o funcionamento do curso de Língua Estrangeira (habilitações em Língua Inglesa e Língua Espanhola).

Com a implantação de novos cursos, o departamento altera sua nomenclatura para Departamento de Estudos de Linguagem, Arte e Comunicação. A partir de 2002, com a autorização do Conselho Universitário para o funcionamento do Curso no Campus Três Passos, o curso de Letras passa a contar com oferta em três campi, dois regimes e três habilitações.



Objetivos

Geral

* Formar profissionais com uma visão crítica sobre o ensino de língua materna ou estrangeira, e suas respectivas literaturas e cultura, com uma formação alicerçada na pesquisa, numa perspectiva de interdisciplinaridade, conforme o desenho curricular das habilitações.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O aluno egresso do curso de Letras na habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas deverá, no final de seu processo de formação acadêmica, ser capaz de demonstrar um domínio da norma culta da Língua Portuguesa e seu uso e aquisição nas modalidades escrita e oral, em processos de comunicação e produção textual.

No caso das habilitações em Língua Inglesa e Língua Espanhola, estes domínios se estendem para o espaço da Língua II. Além disso, o egresso mostrar-se-á apto a uma reflexão crítica e analítica sobre os fenômenos da língua, embasados em uma formação sólida e atualizada e que alcance os campos da Língua, Literatura e Cultura, em suas complexidades textuais, intertextuais e interculturais, com vistas a uma atuação competente, sintonizada e alinhada com as demandas e dinâmicas do mercado de trabalho.

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais