Letras

Graduação

Em

R$ 2.450

Descrição

  • Duração

    7 Semestres

O curso de Letras da Unopar forma profissionais licenciados em Letras, com capacitação para o exercício profissional como professores, pesquisadores, críticos literários, revisores de textos e assessores culturais. Dirigido a: O egresso do curso de Licenciatura em Letras nas habilitações Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Português/Espanhol e Respectivas Literaturas, dada as disciplinas formalmente cursadas, as atividades complementares realizadas e o cumprimento do estágio supervisionado, terá o perfil profissional compatível com a demanda do mercado em diferentes campos de trabalho.

Instalações

Localização

Início

Pr 218 - Km 01 - Jd. Universitário, 86702-670

Início

Consultar
Av. Paris, 675 - Jd. Piza, 86041-140

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Turno Grau Outorgado Duração

Londrina - Noturno
Arapongas - Noturno Licenciado
em Letras Mínima 7 semestres
Máxima 14 semestres

Londrina - Matutino
Arapongas - Matutino Mínima 7 semestres
Máxima 14 semestres



O curso de Letras da Unopar forma profissionais licenciados em Letras, com capacitação para o exercício profissional como professores, pesquisadores, críticos literários, revisores de textos e assessores culturais.


O profissional de Letras estará preparado para atuar no mercado como professor/pesquisador em disciplinas ligadas a estudos lingüísticos e literários, revisor de textos em língua portuguesa/inglesa e língua portuguesa/ espanhola, dentre outras atividades que requeiram competências e habilidades ligadas a estudos lingüísticos e literários afetos à língua portuguesa a à língua inglesa.

Projetos de Pesquisa e Extensão
· ELLE - Encontro de Letras: Linguagens e Ensino
· Cinema em Sala de aula: leitura de textos fílmicos
· Fórum Poético
· "Português sem fronteiras": um curso para estrangeiros
· English for childrens

Atividades Complementares
Durante a semana, há um período para o desenvolvimento de atividades extracurriculares e/ou orientação de estágio supervisionado.


Areas de Atuação:

· No Ensino - Como professor e/ou pesquisador em disciplinas
ligadas a estudos lingüísticos e literários.

· Nas Empresas - Como revisor de textos em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola, dentre outras atividades que requeiram competências e habilidades relativas a estudo lingüísticos e literários.

· Nas Instituições públicas e privadas - Como assessor cultural.


Objetivo:
O curso de Licenciatura em Letras nas suas habilitações Português/Inglês, Português/Espanhol e respectivas literaturas, propõe, dentro de uma abordagem pedagógica, que prioriza o desenvolvimento da autonomia do aluno, fazer o trabalho de interlocução entra a Universidade e a Sociedade. Para tanto, leva em conta a diversidade de interesse e o conhecimento presente em toda ação educativa. Propõe ainda: oportunizar ao aluno condições para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o alcance da competência desejada no desempenho profissional; criar condições para capacitar o aluno no domínio de todas as formas de linguagem. Capacitação que implica, mais especificamente, a habilidade de refletir sobre as línguas portuguesa/inglesa e portuguesa/espanhola, nas suas formas oral e escrita, além do conhecimento metalingüístico das gramáticas das referidas línguas. Inclui-se, nessa capacitação, a habilidade de ler, refletir e analisar textos das literaturas de língua portuguesa/inglesa e portuguesa/espanhola; capacitar o aluno em pressupostos teóricos sobre aquisição e ensino das línguas portuguesa/inglesa e portuguesa/espanhola e habilitá-lo no desenvolvimento e utilização desses conhecimentos, através da prática de ensino e estágio supervisionado; desenvolver no aluno, a capacidade de analisar criticamente a situação de ensino, refletindo sobre sua própria prática e a prática de outros, assim como desenvolver a capacidade de fazer paralelos entre os conhecimentos teóricos adquiridos e as situações vivenciadas no decorrer do estágio supervisionado.



Perfil Profissional:
O egresso do curso de Licenciatura em Letras nas habilitações Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Português/Espanhol e Respectivas Literaturas, dada as disciplinas formalmente cursadas, as atividades complementares realizadas e o cumprimento do estágio supervisionado, terá o perfil profissional compatível com a demanda do mercado em diferentes campos de trabalho.



Programa:
Na matriz curricular do curso, as disciplinas estão distribuídas em conteúdos básicos e profissionalizantes, possibilitando ao egresso o desenvolvimento de competências e habilidades nas várias atividades que competem ao licenciado em Letras, de acordo com os objetivos do curso, além de atividades complementares obrigatórias.



Letras

R$ 2.450