Letras

UNOPAR
Em

R$2.450
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Em 2edes
  • Duração:
    7 Semestres
Descrição

O curso de Letras da Unopar forma profissionais licenciados em Letras, com capacitação para o exercício profissional como professores, pesquisadores, críticos literários, revisores de textos e assessores culturais.
Dirigido a: O egresso do curso de Licenciatura em Letras nas habilitações Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Português/Espanhol e Respectivas Literaturas, dada as disciplinas formalmente cursadas, as atividades complementares realizadas e o cumprimento do estágio supervisionado, terá o perfil profissional compatível com a demanda do mercado em diferentes campos de trabalho.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Av. Paris, 675 - Jd. Piza, 86041-140, Paraná, Brasil
Ver mapa
Consultar
Pr 218 - Km 01 - Jd. Universitário, 86702-670, Paraná, Brasil
Ver mapa

Programa

Turno Grau Outorgado Duração

Londrina - Noturno
Arapongas - Noturno Licenciado
em Letras Mínima 7 semestres
Máxima 14 semestres

Londrina - Matutino
Arapongas - Matutino Mínima 7 semestres
Máxima 14 semestres



O curso de Letras da Unopar forma profissionais licenciados em Letras, com capacitação para o exercício profissional como professores, pesquisadores, críticos literários, revisores de textos e assessores culturais.


O profissional de Letras estará preparado para atuar no mercado como professor/pesquisador em disciplinas ligadas a estudos lingüísticos e literários, revisor de textos em língua portuguesa/inglesa e língua portuguesa/ espanhola, dentre outras atividades que requeiram competências e habilidades ligadas a estudos lingüísticos e literários afetos à língua portuguesa a à língua inglesa.

Projetos de Pesquisa e Extensão
· ELLE - Encontro de Letras: Linguagens e Ensino
· Cinema em Sala de aula: leitura de textos fílmicos
· Fórum Poético
· "Português sem fronteiras": um curso para estrangeiros
· English for childrens

Atividades Complementares
Durante a semana, há um período para o desenvolvimento de atividades extracurriculares e/ou orientação de estágio supervisionado.


Areas de Atuação:

· No Ensino - Como professor e/ou pesquisador em disciplinas
ligadas a estudos lingüísticos e literários.

· Nas Empresas - Como revisor de textos em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola, dentre outras atividades que requeiram competências e habilidades relativas a estudo lingüísticos e literários.

· Nas Instituições públicas e privadas - Como assessor cultural.


Objetivo:
O curso de Licenciatura em Letras nas suas habilitações Português/Inglês, Português/Espanhol e respectivas literaturas, propõe, dentro de uma abordagem pedagógica, que prioriza o desenvolvimento da autonomia do aluno, fazer o trabalho de interlocução entra a Universidade e a Sociedade. Para tanto, leva em conta a diversidade de interesse e o conhecimento presente em toda ação educativa. Propõe ainda: oportunizar ao aluno condições para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o alcance da competência desejada no desempenho profissional; criar condições para capacitar o aluno no domínio de todas as formas de linguagem. Capacitação que implica, mais especificamente, a habilidade de refletir sobre as línguas portuguesa/inglesa e portuguesa/espanhola, nas suas formas oral e escrita, além do conhecimento metalingüístico das gramáticas das referidas línguas. Inclui-se, nessa capacitação, a habilidade de ler, refletir e analisar textos das literaturas de língua portuguesa/inglesa e portuguesa/espanhola; capacitar o aluno em pressupostos teóricos sobre aquisição e ensino das línguas portuguesa/inglesa e portuguesa/espanhola e habilitá-lo no desenvolvimento e utilização desses conhecimentos, através da prática de ensino e estágio supervisionado; desenvolver no aluno, a capacidade de analisar criticamente a situação de ensino, refletindo sobre sua própria prática e a prática de outros, assim como desenvolver a capacidade de fazer paralelos entre os conhecimentos teóricos adquiridos e as situações vivenciadas no decorrer do estágio supervisionado.



Perfil Profissional:
O egresso do curso de Licenciatura em Letras nas habilitações Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Português/Espanhol e Respectivas Literaturas, dada as disciplinas formalmente cursadas, as atividades complementares realizadas e o cumprimento do estágio supervisionado, terá o perfil profissional compatível com a demanda do mercado em diferentes campos de trabalho.



Programa:
Na matriz curricular do curso, as disciplinas estão distribuídas em conteúdos básicos e profissionalizantes, possibilitando ao egresso o desenvolvimento de competências e habilidades nas várias atividades que competem ao licenciado em Letras, de acordo com os objetivos do curso, além de atividades complementares obrigatórias.



Êxitos alcançados por este centro


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais