Graduação

Em Volta Redonda e Barra do Piraí

R$ 2.718

Descrição

  • Duração

    3 Anos

Além de atuar na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), o profissional de Letras pode trabalhar em cursos particulares de Língua Estrangeira, cursos preparatórios para concursos e na elaboração e/ou revisão de material didático de ensino de línguas. Pode ainda trabalhar na área de tradução e organização de sites, como webwritter. Dirigido a: O Curso de Letras forma profissionais interculturalmente competentes, possibilitando uma reflexão critica sobre os principais temas e questões relativas aos estudos lingüísticos e literários. A partir da análise da estrutura da língua, os acadêmicos de letras se comprometem com a produção cultural e acadêmica no concernente ao desenvolvimento intelectual da sociedade brasileira. Além disso, o curso de Letras UGB habilita os estudantes em duas línguas estrangeiras modernas (Espanhol e Inglês),

Instalações

Localização

Início

Barra do Piraí (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090

Início

Consultar
Volta Redonda (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Licenciatura em Letras do UGB faz parte do Instituto Superior de Educação do UGB e é realizado em 3 anos. O curso é reconhecido pelo decreto 81.282/ e obteve nota 3 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). É coordenado pelo Professor Alexandre Batista da Silva, Especialista em Língua Portuguesa e Mestrando da UFF.

O que é?

O Curso de Letras forma profissionais interculturalmente competentes, possibilitando uma reflexão critica sobre os principais temas e questões relativas aos estudos lingüísticos e literários. A partir da análise da estrutura da língua, os acadêmicos de letras se comprometem com a produção cultural e acadêmica no concernente ao desenvolvimento intelectual da sociedade brasileira. Além disso, o curso de Letras UGB habilita os estudantes em duas línguas estrangeiras modernas (Espanhol e Inglês), o que amplia a compreensão da comunicação humana.

Como o curso se organiza ?

O Curso de Letras do UGB se organiza em quatro eixos: o dos estudos lingüísticos, que fornece as condições e instrumentos para a compreensão e reflexão sobre uma dada língua: desde a sua estruturação, forma de aquisição, funcionamento e uso; o dos estudos literários, que se dedica ao levantamento das principais correntes literárias, suas obras representativas e sua relação com o contexto sociocultural de cada época, bem como, à análise da escrita literária, sob o foco de diferentes perspectivas, incluindo o da língua estrangeira de opção do aluno; o dos estudos gramaticais, que procura descrever os fatos gramaticais da língua, bem como apresentar a história de formação da língua portuguesa e estrangeira de opção do aluno; o da formação profissional, que apresenta os elementos necessários para a formação para o magistério, no que diz respeito às metodologias de ensino, à legislação do magistério e às novas perspectivas para o ensino de línguas. Vale ressaltar que o curso enfatiza a produção textual e, sendo assim, possui no seu currículo um conjunto de atividades relativas às técnicas de produção do texto literário e não literário

Por que estudar no UGB?

O curso de Letras do UGB tem mais de 25 anos e já formou mais de 1300 profissionais de Letras que hoje atuam como professores de instituições de Educação Básica e Educação Superior, de natureza pública ou privada. Além disso, o Curso de Letras do UGB é dinâmico e está dentro das diretrizes estipuladas pelo MEC. Assim, além de enfatizar os estudos científicos da linguagem, o curso apresenta uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades para a produção de textos em língua portuguesa e estrangeira, o que habilita o aluno a atuar não apenas no magistério, mas também como Editor e Revisor de Jornais e Revista, tradutor, secretária bilíngüe etc. Todos os anos acontece a uma Conferência de Letras de Letras, evento científico que conta com a participação de renomados profissionais da área e com a produção dos próprios acadêmicos do curso.

Infra-estrutura do Curso

O Curso possui Laboratórios de Áudio e Vídeo a fim de se apresentarem novas metodologias de ensino de línguas materna e estrangeira e possibilitar o conhecimento dos alunos sobre a língua estudada. Nos laboratórios são investigados fenômenos da Língua e são apresentadas e avaliadas as atuais e novas metodologias e ensino da língua materna e estrangeira. O aluno conta, ainda, com laboratórios de informática, onde são desenvolvidas atividades de produção de textos eletrônicos para sites e cursos on-line. No Programa de Língua Estrangeira Moderna, o aluno tem condição de realizar o nivelamento na língua escolhida, para poder acompanhar os conteúdos, sem prejuízos as aulas regulares. Além disso, o curso conta com uma ampla biblioteca, constantemente atualizada e com profissionais habilitados para o atendimento ao público.

O profissional de Letras

Além de atuar na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), o profissional de Letras pode trabalhar em cursos particulares de Língua Estrangeira, cursos preparatórios para concursos e na elaboração e/ou revisão de material didático de ensino de línguas. Pode ainda trabalhar na área de tradução e organização de sites, como webwritter. Além disso, em Editoras, como revisor e, em Jornais, como revisor e articulista. Verifica-se o aumento da demanda de profissionais da área de Letras em empresas de Marketing e Publicidade, bem como nos meios de comunicação em geral.


Letras

R$ 2.718