Letras

Centro Universitário Geraldo Di Biase
Em Barra do Piraí e Volta Redonda

R$2.718
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Deseja falar com um Assessor sobre este curso?
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

Descrição

Além de atuar na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), o profissional de Letras pode trabalhar em cursos particulares de Língua Estrangeira, cursos preparatórios para concursos e na elaboração e/ou revisão de material didático de ensino de línguas. Pode ainda trabalhar na área de tradução e organização de sites, como webwritter.
Dirigido a: O Curso de Letras forma profissionais interculturalmente competentes, possibilitando uma reflexão critica sobre os principais temas e questões relativas aos estudos lingüísticos e literários. A partir da análise da estrutura da língua, os acadêmicos de letras se comprometem com a produção cultural e acadêmica no concernente ao desenvolvimento intelectual da sociedade brasileira. Além disso, o curso de Letras UGB habilita os estudantes em duas línguas estrangeiras modernas (Espanhol e Inglês),

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Barra do Piraí
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa
Consultar
Volta Redonda
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Programa

O Curso de Licenciatura em Letras do UGB faz parte do Instituto Superior de Educação do UGB e é realizado em 3 anos. O curso é reconhecido pelo decreto 81.282/ e obteve nota 3 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). É coordenado pelo Professor Alexandre Batista da Silva, Especialista em Língua Portuguesa e Mestrando da UFF.

O que é?

O Curso de Letras forma profissionais interculturalmente competentes, possibilitando uma reflexão critica sobre os principais temas e questões relativas aos estudos lingüísticos e literários. A partir da análise da estrutura da língua, os acadêmicos de letras se comprometem com a produção cultural e acadêmica no concernente ao desenvolvimento intelectual da sociedade brasileira. Além disso, o curso de Letras UGB habilita os estudantes em duas línguas estrangeiras modernas (Espanhol e Inglês), o que amplia a compreensão da comunicação humana.

Como o curso se organiza ?

O Curso de Letras do UGB se organiza em quatro eixos: o dos estudos lingüísticos, que fornece as condições e instrumentos para a compreensão e reflexão sobre uma dada língua: desde a sua estruturação, forma de aquisição, funcionamento e uso; o dos estudos literários, que se dedica ao levantamento das principais correntes literárias, suas obras representativas e sua relação com o contexto sociocultural de cada época, bem como, à análise da escrita literária, sob o foco de diferentes perspectivas, incluindo o da língua estrangeira de opção do aluno; o dos estudos gramaticais, que procura descrever os fatos gramaticais da língua, bem como apresentar a história de formação da língua portuguesa e estrangeira de opção do aluno; o da formação profissional, que apresenta os elementos necessários para a formação para o magistério, no que diz respeito às metodologias de ensino, à legislação do magistério e às novas perspectivas para o ensino de línguas. Vale ressaltar que o curso enfatiza a produção textual e, sendo assim, possui no seu currículo um conjunto de atividades relativas às técnicas de produção do texto literário e não literário

Por que estudar no UGB?

O curso de Letras do UGB tem mais de 25 anos e já formou mais de 1300 profissionais de Letras que hoje atuam como professores de instituições de Educação Básica e Educação Superior, de natureza pública ou privada. Além disso, o Curso de Letras do UGB é dinâmico e está dentro das diretrizes estipuladas pelo MEC. Assim, além de enfatizar os estudos científicos da linguagem, o curso apresenta uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades para a produção de textos em língua portuguesa e estrangeira, o que habilita o aluno a atuar não apenas no magistério, mas também como Editor e Revisor de Jornais e Revista, tradutor, secretária bilíngüe etc. Todos os anos acontece a uma Conferência de Letras de Letras, evento científico que conta com a participação de renomados profissionais da área e com a produção dos próprios acadêmicos do curso.

Infra-estrutura do Curso

O Curso possui Laboratórios de Áudio e Vídeo a fim de se apresentarem novas metodologias de ensino de línguas materna e estrangeira e possibilitar o conhecimento dos alunos sobre a língua estudada. Nos laboratórios são investigados fenômenos da Língua e são apresentadas e avaliadas as atuais e novas metodologias e ensino da língua materna e estrangeira. O aluno conta, ainda, com laboratórios de informática, onde são desenvolvidas atividades de produção de textos eletrônicos para sites e cursos on-line. No Programa de Língua Estrangeira Moderna, o aluno tem condição de realizar o nivelamento na língua escolhida, para poder acompanhar os conteúdos, sem prejuízos as aulas regulares. Além disso, o curso conta com uma ampla biblioteca, constantemente atualizada e com profissionais habilitados para o atendimento ao público.

O profissional de Letras

Além de atuar na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), o profissional de Letras pode trabalhar em cursos particulares de Língua Estrangeira, cursos preparatórios para concursos e na elaboração e/ou revisão de material didático de ensino de línguas. Pode ainda trabalhar na área de tradução e organização de sites, como webwritter. Além disso, em Editoras, como revisor e, em Jornais, como revisor e articulista. Verifica-se o aumento da demanda de profissionais da área de Letras em empresas de Marketing e Publicidade, bem como nos meios de comunicação em geral.


Êxitos alcançados por este centro


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais