Graduação

A Distância

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Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Metodologia

    A distância

  • Duração

    6 Semestres

Formar professores de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas (brasileira, portuguesa e africana) para atuar na Educação Básica, que dominem o uso de recursos linguísticos e literários, nas modalidades oral e escrita, desenvolvendo as competências e habilidades essenciais ao exercício profissional, crítico, criativo, ético e cidadão na área de Letras, com vistas a se tornarem profissionai. Dirigido a: O professor de língua portuguesa e suas respectivas literaturas (brasileira, portuguesa e africana), formado pelo curso de Letras da UNIGRANET, deverá atuar tendo como referência a realidade social e a crítica da educação, compreensão das relações sócio-econômicas, políticas e culturais e uma constante análise da sociedade contemporânea.

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Programa

Duração:
6 semestres

Grau Outorgado:
Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa

Coordenador:
Profª Drª Nara Maria F. de Q. Sgarbi

O curso de Letras da UNIGRANET, oferece um diferencial na medida em que possibilita a inserção do acadêmico, mais rapidamente, no mercado de trabalho, além de prepará-lo para a continuidade de seus estudos na Pós-Graduação lato e stricto sensu, formando professores de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas (brasileira, portuguesa e africana) para atuar na Educação Básica, desenvolvendo as competências e habilidades essenciais ao exercício profissional, crítico, criativo, ético e cidadão na área de Letras, com vistas a se tornarem profissionais interculturalmente competentes.

OBJETIVO:

Formar professores de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas (brasileira, portuguesa e africana) para atuar na Educação Básica, que dominem o uso de recursos linguísticos e literários, nas modalidades oral e escrita, desenvolvendo as competências e habilidades essenciais ao exercício profissional, crítico, criativo, ético e cidadão na área de Letras, com vistas a se tornarem profissionais interculturalmente competentes.

Propiciar a construção de conhecimento teórico-metodológico através do incentivo à realização de pesquisas e de participação em atividades de extensão.

Possibilitar a inter-relação entre a UNIGRAN e a comunidade externa, sendo papel da universidade o estímulo à reflexão e à construção de projetos voltados a diferentes contextos e saberes.

Promover ensino de qualidade que possibilite ao futuro profissional, resgatar o compromisso do professor de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas (brasileira, portuguesa e africana) com a sociedade brasileira, mediante uma prática docente competente.


PERFIL DO EGRESSO:

O professor de língua portuguesa e suas respectivas literaturas (brasileira, portuguesa e africana), formado pelo curso de Letras da UNIGRANET, deverá atuar tendo como referência a realidade social e a crítica da educação, compreensão das relações sócio-econômicas, políticas e culturais e uma constante análise da sociedade contemporânea. Deverá, para tanto:

Ter conhecimentos teórico-práticos necessários a essa atuação;

Organizar e realizar trabalho pedagógico, tendo em vista a realidade de seus alunos, da escola e da comunidade;

Promover situações educativas, tendo por base a relação ação-reflexão-ação e articulada à teoria e à prática;

Organizar, acompanhar e avaliar sistemas e projetos educacionais;

Produzir saber científico e tecnológico no campo educacional;

Propiciar aprendizagem intelectual, social e humana, contribuindo na formação de cidadãos críticos e solidários.

O curso de Letras, na modalidade a distância, da UNIGRANET possibilitará a formação de um profissional capaz de proceder à análise rigorosa da realidade educacional, de seus problemas e necessidades. Em síntese, a UNIGRANET pretende, conforme previsto nas propostas de diretrizes curriculares para os cursos de Letras, que o profissional egresso esteja habilitado para ensinar a língua portuguesa e suas respectivas literaturas (brasileira, portuguesa e africana), atuando na organização de sistemas, unidades escolares e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como sua principal atuação, mas preparado para exercer outras atividades profissionais inerentes à sua formação.

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