Letramento e as Estratégias de Ensino
Pós-Graduação
Em Santarem
Descrição
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Tipologia
Pós-Graduação
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Local
Santarem
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Duração
18 Mêses
Dirigido a: Público-Alvo O curso destina-se aos profissionais das licenciaturas e de bacharelados.
Instalações
Localização
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Opiniões
Programa
Apresentação
Todas as áreas do conhecimento ressentem-se pela constatação de grande dificuldade dos alunos, de quaisquer níveis, em ler e produzir textos adequados às funções sociais que estes devem desempenhar na rede de interação social. É recorrente, assim, o apelo em instrumentalizar professores das diversas áreas interessadas para adequada intervenção escolar no intuito de amenizar os impactos da não-habilidade com a escrita. Jornais, revistas, telejornais, dados governamentais, todos publicam e cobram o urgente engajamento na preparação das crianças e jovens com o fim de inseri-las no mundo letrado. O curso ora apresentado irá proporcionar ferramentas capazes de tornar o professor ingressante um interventor social, com a clareza necessária para propor soluções e implementar projetos que alterem as concepções de ensino de Língua Portuguesa. Entende-se que a oferta do curso de Especialização em "Letramento e as Estratégias de Ensino" é mais uma alternativa de resposta aos anseios educacionais brasileiros, assim como responde a uma demanda concreta pela formação continuada dos já graduados.
Objetivos
» Confirmar o texto escrito como confluência de fatores interculturais, afetivos, estruturais e cognitivos, através da proposição de estratégias de leitura específicas a cada finalidade lingüística;
» Propiciar a compreensão do ato de escrever como atividade eminentemente planejada, sujeita a etapas, que incluem necessariamente abordagens processuais de produção e de revisão, bem como atividades iner
entes aos gêneros e às formações discursivas;
» Capacitar profissionais ao trabalho com textos, emergentes da atual realidade social;
» Conceber o vínculo leitura, literatura e escrita como ferramenta básica à produção coesa e coerente de textos;
» Instrumentalizar e apoiar o trabalho inerente à leitura de forma interdisciplinar, tendo em vista que a educação formal em qualquer área se apoia nas habilidades de leitura;
» Contribuir para a necessária compreensão dos usos da linguagem em contexto de ensino, enfatizando as relações que o aprendiz estabelece entre a pedagogia de ensino e sua realidade social;
» Mediar as trocas necessárias de experiências entre os participantes no que concerne ao trabalho com textos literários e não literários.
Componentes Curriculares
Linguagem, Texto e Letramentos
Fundamentos Teóricos dos Gêneros Textuais
Letramento Literário
Letramento Digital e Ensino
Relações entre Oralidade e Escrita
Letramento Escolar: o Tratamento Curricular da Leitura e da Escrita
Sequências Didáticas para a Formação de Leitores
Sequências Didáticas para a Produção de Gêneros Textuais
Práticas Interdisciplinares de Leitura e Escrita
Seminário: Leitura e Escrita para Surdos
Didática e Metodologia do Ensino Superior
Metodologia da Pesquisa
Trabalho de Conclusão
Informação adicional
Letramento e as Estratégias de Ensino