Letramento e as Estratégias de Ensino

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Santarem

R$5.220
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • Santarem
  • Duração:
    18 Mêses
Descrição


Dirigido a: Público-Alvo O curso destina-se aos profissionais das licenciaturas e de bacharelados.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Santarem
Av. Sérgio Henn, 1787 Bairro Diamantino Santarém/Pa · Cep 68.025-000, 68.025-000, Pará, Brasil
Ver mapa

Programa


Apresentação

Todas as áreas do conhecimento ressentem-se pela constatação de grande dificuldade dos alunos, de quaisquer níveis, em ler e produzir textos adequados às funções sociais que estes devem desempenhar na rede de interação social. É recorrente, assim, o apelo em instrumentalizar professores das diversas áreas interessadas para adequada intervenção escolar no intuito de amenizar os impactos da não-habilidade com a escrita. Jornais, revistas, telejornais, dados governamentais, todos publicam e cobram o urgente engajamento na preparação das crianças e jovens com o fim de inseri-las no mundo letrado. O curso ora apresentado irá proporcionar ferramentas capazes de tornar o professor ingressante um interventor social, com a clareza necessária para propor soluções e implementar projetos que alterem as concepções de ensino de Língua Portuguesa. Entende-se que a oferta do curso de Especialização em "Letramento e as Estratégias de Ensino" é mais uma alternativa de resposta aos anseios educacionais brasileiros, assim como responde a uma demanda concreta pela formação continuada dos já graduados.


Objetivos

» Confirmar o texto escrito como confluência de fatores interculturais, afetivos, estruturais e cognitivos, através da proposição de estratégias de leitura específicas a cada finalidade lingüística;

» Propiciar a compreensão do ato de escrever como atividade eminentemente planejada, sujeita a etapas, que incluem necessariamente abordagens processuais de produção e de revisão, bem como atividades iner
entes aos gêneros e às formações discursivas;
» Capacitar profissionais ao trabalho com textos, emergentes da atual realidade social;

» Conceber o vínculo leitura, literatura e escrita como ferramenta básica à produção coesa e coerente de textos;

» Instrumentalizar e apoiar o trabalho inerente à leitura de forma interdisciplinar, tendo em vista que a educação formal em qualquer área se apoia nas habilidades de leitura;

» Contribuir para a necessária compreensão dos usos da linguagem em contexto de ensino, enfatizando as relações que o aprendiz estabelece entre a pedagogia de ensino e sua realidade social;

» Mediar as trocas necessárias de experiências entre os participantes no que concerne ao trabalho com textos literários e não literários.

Componentes Curriculares


Linguagem, Texto e Letramentos

Fundamentos Teóricos dos Gêneros Textuais


Letramento Literário


Letramento Digital e Ensino


Relações entre Oralidade e Escrita


Letramento Escolar: o Tratamento Curricular da Leitura e da Escrita


Sequências Didáticas para a Formação de Leitores


Sequências Didáticas para a Produção de Gêneros Textuais


Práticas Interdisciplinares de Leitura e Escrita


Seminário: Leitura e Escrita para Surdos


Didática e Metodologia do Ensino Superior


Metodologia da Pesquisa


Trabalho de Conclusão

Informação adicional

Observações: Pós-Graduação

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais