ISO 22000:2005 – Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos

ComÊxito
Online

R$89
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Online
Descrição

Este Curso e-Learning de ISO 22000:2005  Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos é dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer os requisitos técnicos para organização de qualquer cadeia produtiva de alimentos por meio da implantação e manutenção de um sistema de gestão para segurança de ..
Dirigido a: " Gerentes, coordenadores, profissionais interessados em implantar o sistema de gestão para segurança de alimentos.

Informação importante

Programa

Objetivos do Curso de ISO 22000:2005 - Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos

Este Curso e-Learning de ISO 22000:2005 - Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos é dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer os requisitos técnicos para organização de qualquer cadeia produtiva de alimentos por meio da implantação e manutenção de um sistema de gestão para segurança de alimentos conforme os requisitos da Norma ISO 22000:2005.
Com o Curso de ISO 22000:2005 - Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos você irá:

· Compreender e manejar os princípios de gestão para segurança de alimentos e o vocabulário utilizado;

· Conhecer exemplos de perigos e riscos e aprender como identificá-los;

· Aprender os passos para realização de análise de risco;

· Desenvolver a habilidade de utilizar essas técnicas na organização;

· Ter uma visão geral da legislação brasileira: APPCC, BPF, POP etc;

· Colocar em prática os conceitos apresentados.

Observação

Não é necessário ter a norma ISO 22000 para realizar este curso

Conteúdo Programático

Módulo I

ISO 22000:2005 - Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos. Visão Geral de Sistemas de Gestão, Acordos, Codex Alimentarius, Legislação Brasileira; APPCC, BPF, POP, PPHO etc; Exercícios.

Módulo II

Organização ISO, ISO 9000, ISO 22000 Introdução, Aplicação, Referências; Termos e Definições, Requisito 4. Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos; Exercícios.

Módulo III

ISO 22000 requisitos: Responsabilidade da Direção, 6. Gestão de Recursos e; 7 Planejamento e Realização de Produtos Seguros; Exercícios.

Módulo IV

ISO 22000 continuação do requisito: 7 Planejamento e Realização de Produtos Seguros e esclarecimentos práticos de APPCC, BPF, POP, PPHO etc; Exercícios.

Módulo V

ISO 22000 requisitos: 8 Validação, Verificação e Melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos; Processo de Implantação e Certificação; Exercícios.

Arquivos Extras

GMP/ BPF - Boas Práticas de Fabricação
Outros regulamentos correlacionados à POP e PPHO
Programas de auto controle
PPHO - Procedimentos Padrão de Higiêne Ocupacional
Legislação
HACCP / APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
POP Procedimentos Operacionais Padronizados
Fabricação, respostas e pré requisitos
Slides do curso

Público-Alvo

· Gerentes, coordenadores, profissionais interessados em implantar o sistema de gestão para segurança de alimentos.

Características do Curso

O Curso de ISO 22000:2005 - Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos é composto por aproximadamente 165 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 10 e 12 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
ISO 22000:2005 - Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos

A higiene é fundamental para prevenir a grande quantidade de doenças que podem ser transmitidas através dos alimentos e que constituem um dos principais problemas de saúde pública na maioria dos países.

Todos os alimentos, com exceção do sal e da água, são perecíveis, ou seja, são suscetíveis a alteração e deterioração com maior ou menor rapidez, o que pode causar alguma doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a higiene dos alimentos compreende "todas as medidas necessárias para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhes são próprias e com especial atenção para o conteúdo nutricional".

Infecção alimentar ocorre ao se consumir alimentos ou bebidas contaminadas com micróbios causadores de doenças, ou patogênicos, o que inclui uma variedade de bactérias, vírus e parasitas. Os micróbios entram no organismo através do trato gastrintestinal e geralmente causam lá os primeiros sintomas, de modo que náusea, vômito, cólica abdominal e diarréia são comuns em muitas infecções alimentares. Muitos micróbios podem se espalhar de mais de uma forma, de modo que não é possível sempre saber se a doença foi de origem alimentar. Essa distinção é importante, uma vez que as autoridades públicas precisam conhecer como uma doença está se espalhando para tomar as medidas apropriadas a fim de combatê-la.

As infecções alimentares são produzidas por várias classes de microorganismos. As mais comuns são as bactérias. Geralmente são chamadas de "infecções tóxicas", mas não só as bactérias podem produzi-las. Os vários tipos de microorganismos que podem produzir infecções alimentares são:fungos, vírus, parasitas, bactérias.ISO 22000:2005

A norma ISO 22000 é na verdade um conjunto de normas:

NBR ISO 22000:2005 - Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos - Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos - substituiu a NBR14900.

ABNT ISO/TS 22003:2007 - Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos - Requisitos para organismos de auditoria e certificação de Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos - substituiu a NBR14991.

ABNT ISO/TS 22004:2005 - Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos - Guia de aplicação da NBR ISO 22000:2006.

ISO 22005:2007 - Rastreabilidade na cadeia alimentar humana e animal - Princípios gerais e requisitos básicos para o sistema de concepção e execução.

ISO TS 22002 - Sistema de Gestão da Qualidade - Guia para a aplicação da ISO 9001 na produção vegetal, novo projeto a ser estudado.
Importância da ISO 22000

A comunicação ao longo da cadeia produtiva de alimentos é de extrema importância e faz-se necessária para que todos os perigos relevantes sejam identificados e controlados em cada etapa dessa cadeia.

A ISO 22000 é fundamental para melhorar as relações no setor alimentício e é constituída por três grandes partes:

· Requisitos de Boas Práticas ou Programas de Pré-Requisitos (PPRs) do Sistema HACCP

· Requisitos do Sistema HACCP segundo os princípios estabelecidos pela comissão do Codex Alimentarius

· Requisitos de um sistema de gestão baseados nos princípios de melhoria contínua
Certificação ISO 22000

Passos para uma organização se certificar na ISO 22000:

· Planejar, implementar, operar, manter e atualizar o Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos, direcionando para fornecer produtos que, segundo seu uso intencional, estejam seguros para o consumidor

· Demonstrar conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis à segurança de alimentos

· Avaliar e estimar as solicitações dos clientes e demonstrar conformidade com aqueles requisitos mutuamente acordados relativos à segurança de alimentos, na intenção de aumentar a satisfação dos clientes

· Comunicar efetivamente assuntos de segurança de alimentos aos seus fornecedores, consumidores e outras partes interessadas

· Assegurar que a organização está em conformidade com a sua política de segurança alimentar estabelecida

· Demonstrar tais conformidades às partes relevantes interessadas

· Buscar a certificação ou registro desse sistema de Gestão da Segurança de Alimentos por uma organização externa

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais