Introdução ao estudo dos Diálogos de Platão

Curso

Em Rio De Janeiro

R$ 160

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Rio de janeiro

  • Horário de aulas

    33h

A centralidade do pensamento de Platão para a Filosofia motiva uma aproximação do conjunto de sua obra, ressaltando a sua dimensão metodológica, ético-política, epistemológica, ontológica, teológica e cosmológica. O objetivo do curso é compreender os contextos dialógicos dos quais emergem as questões filosóficas que serão acolhidas pela tradição e que constituirão o platonismo, núcleo da metafísic. Dirigido a: Estudiosos de Filosofia, Teologia, História e Humanidades em geral. O curso está aberto a todos os interessados em conhecer o tema.

Instalações

Localização

Início

Rio De Janeiro (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Dom Gerardo, 42 / 6º Andar, 20090-030

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Prof. Ms. Victor Sales Pinheiro
Mestre em Filosofia

Horário

Às sextas-feiras, das 9h30 às 11h45


Carga horária

33 horas/aula


Ementa

A centralidade do pensamento de Platão para a Filosofia motiva uma aproximação do conjunto de sua obra, ressaltando a sua dimensão metodológica, ético-política, epistemológica, ontológica, teológica e cosmológica. O objetivo do curso é compreender os contextos dialógicos dos quais emergem as questões filosóficas que serão acolhidas pela tradição e que constituirão o platonismo, núcleo da metafísica ocidental. Para tanto, o curso introduz as questões fundamentais dos principais diálogos platônicos, estudados individualmente e conforme a tradicional divisão em três momentos da produção do filósofo, a fase socrática, a madura e a tardia. Esta classificação não implica, contudo, uma tentativa de sistematizar a obra de Platão; o curso, ao contrário, acompanhará a reflexão filosófica do filósofo grego, que, em cada diálogo, renova os problemas filosóficos num movimento dialético que retém a força questionadora e impede a cristalização doutrinária.

Conteúdo programático

1- Introdução geral ao estudo da obra de Platão: contexto histórico-cultural; a organização do corpus: estilometria e cronologia; a forma literária do diálogo; a versatilidade da linguagem platônica: retórica e dialética, imagem, analogia e mito; os principais métodos hermenêuticos; oralidade e escrita.

2- Diálogos socráticos: Apologia de Sócrates, Eutífron, Menon

3- Diálogos socráticos - o confronto com os sofistas: Górgias, Protágoras, Eutidemo

4- Diálogos centrais: República, Fédon, Banquete, Fedro

5- Diálogos tardios: Parmênides, Sofista, Teeteto, Crátilo, Timeu

Público-alvo

Estudiosos de Filosofia, Teologia, História e Humanidades em geral. O curso está aberto a todos os interessados em conhecer o tema.

Introdução ao estudo dos Diálogos de Platão

R$ 160