Intensivo de Fotografia

Academia Internacional de Cinema
Em Santa Cecília

R$2.000
Ou prefere ligar para o centro agora?
55 (1... Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Santa cecília
Descrição

O trabalho de um diretor de fotografia nunca esteve tão complexo como na atualidade. Além de lidar com os elementos da ótica, física e química, o profissional precisa conhecer novos elementos da eletrônica e da informática. A digitalização permitiu o acesso a recursos técnicos, aumentando enormemente as possibilidades de modificar a imagem na captação e na finalização.
Dirigido a: Estudantes com conclusão do ensino médio, que tenham interesse em trabalhar como diretores de fotografia, ou integrar qualquer função dentro de uma equipe do departamento de fotografia na área de cinema e vídeo.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Santa Cecília
R. Dr. Gabriel Dos Santos, 142 - Santa Cecília São Paulo, 01231-010, 01231-010, São Paulo, Brasil
Ver mapa

Programa

O trabalho de um diretor de fotografia nunca esteve tão complexo como na atualidade. Além de lidar com os elementos da ótica, física e química, o profissional precisa conhecer novos elementos da eletrônica e da informática. A digitalização permitiu o acesso a recursos técnicos, aumentando enormemente as possibilidades de modificar a imagem na captação e na finalização. A nanotecnologia possibilitou o surgimento de novas câmeras com qualidade HD, portabilidade e facilidade no manuseio, além de um preço acessível, fazendo com que hoje em dia as pessoas comecem a trabalhar sendo autodidatas, buscando informações através de sites ou revistas especializadas. Está havendo uma distorção no aprendizado, onde todos manuseiam uma câmera com inúmeras possibilidades, mas desconhecem que é necessária uma formação básica no ensino da cinematografia. O curso vai trabalhar esse mundo novo e sofisticado, buscando os elementos primordiais de um diretor de fotografia com a formação no que é mais importante, o ensino do olhar! O Intensivo de Fotografia devolve para o estudante o universo secular do cinema. Elementos fundamentais da cinematografia, como noções de enquadramento, luz, arte, cores, ótica, etc., são resgatados e empregados juntamente com os novos conhecimentos de tecnologia. A intenção é tornar o elemento humano novamente o principal responsável pelo grande trabalho, que é a Direção de Fotografia.

Público-alvo

Estudantes com conclusão do ensino médio, que tenham interesse em trabalhar como diretores de fotografia, ou integrar qualquer função dentro de uma equipe do departamento de fotografia na área de cinema e vídeo.

Turmas

Próximas turmas: Fevereiro de 2011

Aos sábados das 9h às 17h


Pré-requisitos

Ter no mínimo 16 anos


Observações

1. A AIC emite certificado de conclusão.

2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.

3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.

4. Para grupos de 3 pessoas desconto de 5% parcelado e 15% à vista.

5. Programação sujeita a alterações.
Conteúdo Programático


Básico

O aprendizado do olhar: a visão humana

Noções de Arte e Pintura: a importância como referências para fotografia

A Filosofia da luz

Interpretação da luz

As cores: natureza da cor e suas características

Conceitos e estilos de iluminação

Estilos de diretores e diretores de fotografia

Como contar uma história através da luz

A interpretação fotográfica de um roteiro

Aspectos psicológicos da luz e das cores

A câmera de cinema e a câmera de vídeo

A linguagem visual: lentes, enquadramento, perspectiva, profundidade de campo

Movimentos de câmera

Trabalhando com o diretor

Trabalhando com a direção de Arte: A importância da Cenografia e do figurino na imagem

A equipe de câmera, luz e maquinaria

Análise da fotografia de longa metragem, documentários e filmes publicitários



Intermediário

Qualidades, características e objetivo da luz

Direção da luz

Tipos de refletores e acessórios de iluminação

Temperatura de cor

Filtros e gelatinas

Métodos de iluminação

Iluminação em Interior e exteriores

Afinando a luz: o trabalho das sombras e recortes, uso de bandeiras e gobos

Transmissão de luz dos objetos: objetos opacos, translúcidos e transparentes

Uso da luz na composição

Manuseio dos equipamentos de câmera de cinema

Manuseio dos equipamentos de luz

Manuseio das câmeras digitais

O negativo de cinema

Exposição e latitude no negativo

Relação de contraste

Tipos de fotômetro, e tipos diferentes de medição de luz

Instrumentos de medição para vídeo

Exposição e latitude no vídeo

Iluminação para vídeo e filme: diferenças e semelhanças

Ótica

O trabalho do assistente de câmera

O trabalho do gaffer, do eletricista e do maquinista

Logística de iluminação em locação e estúdio



Avançado

Manuseio dos equipamentos de câmera de cinema

Manuseio dos equipamentos de luz

Manuseio das câmeras digitais

Histórico do digital e a nova terminologia técnica

Novos formatos e câmeras digitais

O uso das câmeras DSLR: Cannon 5D, Cannon 7D

Medidores digitais de exposição: Histogramas

Setups de câmeras para finalização em vídeo e cinema

Possibilidades de Workflows de filmagem e finalização

Efeitos na câmera e na finalização digital

Técnicas e efeitos especiais

Espaço de cor no filme e vídeo HD

Finalização e Marcação de luz: diferentes color graddings ou color correctors