Inteligência de Mercado

Laboratório de Finanças
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  • Pós-Graduação
  • São paulo
  • 460 horas letivas
Descrição

Este curso de especialização oferece uma visão prática e moderna sobre as técnicas e ferramentas de gestão, com o objetivo de promover sua imediata aplicação no ambiente de trabalho do participante.
Dirigido a: Gerentes, Superintendentes, Diretores ou funcionários que estejam na iminência de ocupar estas posições ou mesmo visando estes cargos. Terão maior aproveitamento no curso aqueles que tiverem experiência profissional conduzindo equipes.

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São Paulo
Rua Navarro de Andrade, 152 - Pinheiros, 05418-020, São Paulo, Brasil
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Programa

Cada vez mais o cenário de competição entre as empresas mostra que os produtos, preços, marcas e estratégias estão cada vez mais parecidos e a dificuldade para obtenção de vantagens competitivas sustentáveis é cada vez maior. Com esse pano de fundo, surge a necessidade de tomadas rápidas de decisão e condução de equipes mais eficientes e homogêneas em seu conhecimento e atitudes.

Assim, os profissionais devem obter completas informações sobre os quatro grandes pilares requeridos pelo mercado: finanças, estratégia competitiva, gestão de pessoas e marketing. Somente dessa forma poderão tomar decisões cada vez mais rápidas e corretas, baseadas em fatos e dados que, relacionados, promovem a inteligência de mercado.

Este curso de especialização oferece uma visão prática e moderna sobre as técnicas e ferramentas de gestão, com o objetivo de promover sua imediata aplicação no ambiente de trabalho do participante.


Diferencial do Programa

De acordo com o coordenador do curso, prof. Edilberto Camalionte, os principais diferenciais do curso de Inteligência de Mercado são:

- O curso não foca apenas a parte operacional, mas principalmente a estratégia: não apenas como conceber uma área de inteligência de mercado, mas de que forma os profissionais podem usar os conceitos de inteligência nas outras áreas da empresa.

- São as pessoas de uma empresa as responsáveis por conduzir os processos de inovação e de inteligência. Dessa forma, há um grande foco sobre como as pessoas podem influenciar as outras para que as organizações obtenham sucesso, através da descoberta de seus próprios talentos, dos talentos dos outros e de habilidades gerenciais.

- Os alunos não ficam presos aos conceitos centrais e ferramentas de inteligência de mercado ou inteligência competitiva. Eles têm profundas informações sobre finanças, marketing, gestão de pessoas e desenvolvimento de estratégias. Dessa forma, eles não têm apenas o conhecimento passivo dos concorrentes ou do mercado, mas estão à frente, discutindo novas frentes e processos que possam fazer com que suas empresas conduzam os processos de inovação e vantagem competitiva.


Introdução

O ambiente competitivo, no qual todas as empresas estão inseridas, exige profissionais cada vez mais qualificados e com atitudes e habilidades arrojadas.

Dentre os conhecimentos mais importantes, a maior parte está ligada ao alinhamento das estratégias da empresa com o mercado, além do monitoramento das ações dos concorrentes, novas tecnologias, mudanças de comportamento dos clientes, entre outras tantas.

Para acompanhar tudo isso, os profissionais são cada vez mais exigidos em suas decisões. Precisam influenciar as pessoas a sua volta, desde os colegas, superiores, clientes e fornecedores, na maior parte das vezes unindo números factíveis a idéias inovadoras.

Enfim, ser inteligente no século XXI significa unir as diversas linhas de pensamento, que envolvem as mais variadas ações, especialmente:

- Inteligência de Mercado e Estratégias
- Marketing e Clientes
- Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais
- Finanças e Economia

Pensando nesse ambiente, desenvolvemos o curso de Pós Graduação em Inteligência de Mercado, focado no profissional que precisa pensar diferente, mostrar suas idéias considerando as principais premissas que envolvem a empresa, sua estratégia, clientes e seus resultados.


Objetivos

Auxiliar os participantes a tomar decisões em cenários cada vez mais competitivos, com ferramentas, práticas, debates e apresentação de teorias que possam ser imediatamente aplicadas nas empresas que trabalham ou em seu próprio negócio.

Os principais aspectos do curso incluem:
a) Conhecimentos sobre como funciona o mercado financeiro, e o relacionamento entre os demais mercados. Além disso, aspectos para auferir questões quantitativas, presentes em qualquer mercado. Finalmente, como os movimentos econômicos influenciam no resultado operacional das empresas.
b) Como se desenvolve uma estratégia para abordar o mercado, desde a visão, missão, objetivos, análise de pontos fortes, fracos, ameaças, oportunidades, implementação e feedback. Serão apresentados modelos de planejamento estratégico e mercadológico.
c) Técnicas e práticas para a gestão de equipes e de sua própria carreira, envolvendo habilidades gerenciais e o uso de inteligência emocional para construir relacionamentos profissionais duradouros.
d) Gestão de negócios baseado nas mais modernas ferramentas de marketing, incluindo decisões de mix de marketing, construção de estratégias complexas tendo o cliente no centro do processo, além de estratégias agressivas para abordagem de clientes e ganho de vantagem competitiva sustentável sobre os concorrentes.


Público Alvo

Gerentes, Superintendentes, Diretores ou funcionários que estejam na iminência de ocupar estas posições ou mesmo visando estes cargos. Terão maior aproveitamento no curso aqueles que tiverem experiência profissional conduzindo equipes.


Metodologia

As aulas serão intercaladas entre apresentações expositivas, exercícios, estudos de casos, trabalhos em grupo, apresentações dos alunos, aulas técnicas realizadas nas dependências da FIA, além de visitas técnicas.


Sistema de Avaliação

Para a aprovação no curso de Inteligência de Mercado é necessário obter uma média final, por disciplina, igual ou superior a 7,0 (sete). A média é composta por uma Prova e, algumas disciplinas, também exigem um trabalho. Além disso, é necessário que o aluno tenha, no mínimo, 75% de presença das aulas. Aos alunos que tenham a freqüência mínima, mas não atingem a média mínima exigida nas provas, é fornecido somente o Certificado de Freqüência. Para o aluno que tem a freqüência necessária e a média mínima de avaliação é fornecido o Certificado de Conclusão de Curso.

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