Instrumentação industrial

FUPAI - Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria
Em Itajubá

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Itajubá
  • 36 horas letivas
Descrição

Voltado para técnicos e engenheiros mecânicos ou eletricistas, tem como objetivo trazer aos participantes as informações das mais recentes tecnologias empregadas em nível mundial na instrumentação industrial, visando à supervisão ou automação. Partindo-se das características mínimas necessárias para a especificação de equipamentos de medição, passando pela revisão de importantes conceitos esta...

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Itajubá
Rua Cel Renno, 7, 37500-050, Minas Gerais, Brasil
Ver mapa

Programa

Descrição:


Voltado para técnicos e engenheiros mecânicos ou eletricistas, tem como objetivo trazer aos participantes as informações das mais recentes tecnologias empregadas em nível mundial na instrumentação industrial, visando à supervisão ou automação. Partindo-se das características mínimas necessárias para a especificação de equipamentos de medição, passando pela revisão de importantes conceitos estatísticos necessários à calibração de equipamentos e expressão da incerteza, chega-se aos modernos sistemas de aquisição de dados e medidas de importantes grandezas físicas tais como pressão, vazão, nível, temperatura e outras. Além das aulas teóricas em salas de aula, o curso contempla aulas práticas em laboratório proporcionando contato com os mais recentes equipamentos lançados no mercado. Ao final, o participante terá uma formação ampla e completa sobre equipamentos de instrumentação industrial, análise de catálogos de fabricantes e pesquisa de fornecedores via internet.



Conteúdo:




Fundamentos de instrumentos de medidas: características estáticas de instrumentos; características dinâmicas; fundamentos estatísticos; calibração; expressão da incerteza. Condicionamento de sinais: Pontes de corrente contínua e de corrente alternada, transmissão da informação, loop de corrente, dois, três e quatro fios, redes e fieldbus. Sistemas de aquisição de dados: ferramentas analógicas; conversores digitais analógicos, placas de aquisição de dados; softwares de aquisição; instrumentação virtual. Medidas de pressão: pressão manométrica, absoluta e diferencial; escalas de pressão; manômetros de coluna; tubos de Bourdon; transmissores de pressão; capacitivos, strain gauges e diferenciais. Medidas de vazão: medidas em tubulações e canais; placas de orifício e Venturi; sondas; medidores de turbina; medidores ultrassônicos; medidores de vórtice; medidores eletromagnéticos; medidores a laser; medidores Coriolis; calhas. Medidas de nível: bóias e deslocadores; medidores hidrostáticos, capacitivos, condutivos, ultrassônicos, radar e radiométrico; nível de borbulhador; outros medidores de nível. Medidas de temperatura: escalas de temperatura; termômetros de bulbo; medidas com termopares; medidas com semicondutores, medidas com termistores; pirômetros ópticos e de radiação. Medição de deslocamento linear e angular. Medidas de grandezas analíticas de processo. Sensores de proximidade e segurança intrínseca.