Implantação SOX – Lei Sarbanes-Oxley – Adotando COSO® e COBIT®

ComÊxito
Online

R$89

Informação importante

  • Curso
  • Online
Descrição

Este Curso e-Learning de Implantação SOX  Lei Sarbanes-Oxley  é dirigido a todos os profissionais que queiram ter uma visão geral da Lei Sarbanes-Oxley, entender os riscos existentes para os executivos e que controles precisam ser implantados para atender a legislação.
Dirigido a: Profissionais de auditoria interna e externa, profissionais de TI, gestores de risco, membros de comitês de auditoria, conselheiros fiscais, professores da área acadêmica, etc.

Informação importante

Programa

Objetivos do Curso de Implantação SOX - Lei Sarbanes-Oxley

Este Curso e-Learning de Implantação SOX - Lei Sarbanes-Oxley - é dirigido a todos os profissionais que queiram ter uma visão geral da Lei Sarbanes-Oxley, entender os riscos existentes para os executivos e que controles precisam ser implantados para atender a legislação.
Com o Curso de Implantação SOX - Lei Sarbanes-Oxley - você irá aprender:

· Governança corporativa e antecedentes da Lei Sarbanes-Oxley.

· Aspectos principais da Lei Sarbanes-Oxley, focando a seção 404 - certificação de
controles internos pela administração.

· Conceitos relevantes em riscos e controles internos: COSO® e COBIT®.

· Gestão de riscos estratégicos.

· Novos paradigmas da atuação da Auditoria Interna.
.

Conteúdo Programático

Módulo I

Implantação SOX - Sarbanes-Oxley. Antecedentes da Lei Sarbanes-Oxley. O que é governança corporativa. Histórico e visão geral da Lei Sarbanes-Oxley. Exercícios.

Módulo II

Implementando a SOX. Identificando riscos. Definindo controles. Verificando riscos residuais. Analisando processos. Exercícios.

Módulo III

Visão geral dos controles do COSO. Exercícios.

Módulo IV

Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes-Oxley. O papel da TI: a importância dos softwares. Exercícios.

Módulo V

Ambiente financeiro, relatórios, auditoria interna, conclusões. Exercícios.

Arquivos Extras

Taking control
Sarbanes-Oxley act 2002
SOX -- perguntas frequentes
SOX-COSO Matrix
Slides do curso de Implantação SOX - Sarbanes-Oxley.

Público-Alvo

Profissionais de auditoria interna e externa, profissionais de TI, gestores de risco, membros de comitês de auditoria, conselheiros fiscais, professores da área acadêmica, etc.

Características do Curso

O curso de Implantação SOX - Sarbanes-Oxley é composto por aproximadamente 200 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 12 e 16 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
Implantação SOX - Lei Sarbanes-Oxley - Adotando COSO® e COBIT®Origem da Lei Sarbanes-Oxley - SOX

A Lei Sarbanes-Oxley, sancionada em 30 de julho de 2002, também conhecida como Public Company Accounting Reform and Investor Protection Act of 2002, e comumente chamada SOX ou SarbOx, é uma lei federal dos Estados Unidos da América editada em resposta aos inúmeros escândalos corporativos e contábeis de grandes proporções ocorridos na época.

Intitulada com base nos nomes de seus patrocinadores legislativos - Senador Sarbanes (democrata de Maryland) e Deputado Michel G. Oxley ( republicano de Ohio) -, a lei foi aprovada pela Câmara por votação de 423 a 3 e pelo Senado por 99 a 0. A legislação é abrangente e estabelece novos padrões e melhorias para todas as companhias abertas norte americanas, conselhos de administração, diretorias e empresas de auditoria interna.
Objetivos e Composição da Lei Sarbanes-Oxley

A Lei SarbOx possui 11 títulos, que vão das responsabilidades adicionais dos conselhos de administração das empresas a penalidade criminais, e requer da Securities and Exchange Commission (SEC) a implementação de regras definidas pela lei. A primeira parte da lei estabelece uma nova agência - a Public Company Acconting Oversight Board (PCAOB) -, que tem o encargo de supervisionar, regulamentar, inspecionar e disciplinar as empresas de auditoria externa em seus papéis de auditores de companhias abertas. São temas abordados pela SOX: (I) Conselho de Fiscalização das Normas Públicas de Contabilidade das Empresas - PCAOB; (II) Independência de Auditores Independentes; (III) Responsabilidades da Empresas; (IV) Ampliação de Divulgações Financeiras; (V) Conflito de Interesses dos Analistas; (VI) Recursos e Poderes das Comissões; (VII) Estudos e Relatórios; (VIII) Responsabilidade Criminal e Fraudes; (IX) Penas para Crimes de Colarinho Branco; (X) Restituição de Impostos; (XI) Fraude dentro do Âmbito Empresarial e na sua Contabilidade.

A SOX tem por objetivo estabelecer sanções que coíbam procedimentos não éticos e em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das empresas atuantes no mercado norte americano. O objetivo final é restabelecer o nível de confiança nas informações geradas pelas empresas.

Motivada por escândalos financeiros coorporativos (dentre eles o da Enron, que acabou por afetar drasticamente a empresa de auditoria Arthur Andersen), a lei SarbOx foi editada com o objetivo de evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros e a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança a respeito da governança adequada das empresas.

O conjunto de requisitos desta lei busca garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo ainda regras para a criação de comitês e comissões encarregados de supervisionar suas atividades e operações de modo a mitigar riscos aos negócios, evitar a ocorrência de fraudes ou ter meios de identificar quando elas ocorrem, garantindo a transparência na gestão das empresas.

A SOX é uma lei voltada principalmente para companhias de capital aberto com ações nas bolsas de valores ou com negociação na Nasdaq. Muitas de suas regulamentações dizem respeito à responsabilidade corporativa pela veracidade de conteúdo dos relatórios financeiros produzidos e pelo gerenciamento e avaliação dos controles internos.

A conformidade com a Sarbanes-Oxley requer mais do que documentação e estabelecimento de controles financeiros: também requer a avaliação da infra-estrutura de TI e suas operações e pessoal.
Principais Características da Sarbanes Oxley - Ato de 2002:

· Estabelece novos padrões de responsabilidade contábil corporativa, confiabilidade e transparência dos relatórios financeiros;

· Dá ênfase na transparência dos dados para análise e interpretação dos resultados da organização;

· Dá ênfase ao uso de um Framework de Controle para avaliação de controles internos;

· Define penalidades rígidas no caso de danos - sejam eles intencionais ou não;

· Define a implementação de diretrizes da SEC (Securities and Exchange Commission).

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.