Impactos da Adoção dos Pronunciamentos CPC na Preparação de Demonstrações Contábeis de I.F.

FEBRABAN
Online

Preço a consultar
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Online
Descrição

Face às inúmeras dúvidas e questionamentos surgidos durante a preparação das publicações de 31/12/2008, a FEBRABAN lança o treinamento "Impactos da Adoção dos Pronunciamentos CPC na Preparação de Demonstrações Contábeis de Instituições Financeiras" visando promover uma discussão clara e objetiva dos principais pronunciamentos emitidos até o final de 2008 e dos principais pronunciamentos a sere...

Informação importante

Programa

A convergência ao padrão internacional de contabilidade (IFRS) é uma realidade cada vez mais iminente para as instituições financeiras brasileiras, fato este evidenciado nas Demonstrações Contábeis dos bancos em 31/12/2008, que já contemplam os pronunciamentos CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) emitidos até o final do ano passado. Outro fato relevante é a agenda de pronunciamentos que serão emitidos pelo CPC em 2009, que também produzirão novos efeitos nas demonstrações contábeis de 2009 e 2010.


OBJETIVO


Face às inúmeras dúvidas e questionamentos surgidos durante a preparação das publicações de 31/12/2008, a FEBRABAN lança o treinamento "Impactos da Adoção dos Pronunciamentos CPC na Preparação de Demonstrações Contábeis de Instituições Financeiras" visando promover uma discussão clara e objetiva dos principais pronunciamentos emitidos até o final de 2008 e dos principais pronunciamentos a serem emitidos em 2009, visando auxiliar o processo de preparação das demonstrações financeiras, possibilitando ao público antever impactos, questões polêmicas e processos a serem implantados, além de permitir uma reflexão com relação aos dados divulgados em 2008.


PÚBLICO-ALVO


I - Conceitos e impactos para IF´s dos pronunciamentos CPC em vigência


1 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos (CPC 01)

- Ativos Impactados pela norma

- Identificação de evidência de redução do valor recuperável

- Modelos adotados pelas instituições do mercado


2 - Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão das demonstrações contábeis (CPC 02)

- Tratamento de subsidiárias no exterior

- Conversão de itens em moedas estrangeiras

- Aplicabilidade por parte das instituições financeiras


3 - Ativos Intangíveis (CPC 04)

- Identificação e tratamento contábil

- Discussão da Resolução CMN 3.642/08 e Carta-Circular 3.357/08


4 - Divulgação de Partes Relacionadas (CPC 05)

- Relações a serem divulgadas

- Formas de divulgação

- Modelos adotados pelas instituições financeiras brasileiras X instituições financeiras no exterior


5 - Operações de Arrendamento Mercantil (CPC 06)

- Modelo contábil atual X Modelo contábil do CPC 06

- Leaseback

- Tratamento de perdas em arrendamento a diferir


6 - Custos de Transação e Prêmios na emissão de TVM / Ajuste ao Valor Presente / Instrumentos Financeiros: Reconhecimento em Mensuração (CPC 8, 13, e 14)

- Principais conceitos trazidos pelos normativos

- Principais produtos bancários impactados

- O que muda nas demonstrações contábeis de instituições financeiras (comparação com as normas do Banco Central do Brasil)


7 - Deliberação CVM 475 - Apresentação de Informações sobre Instrumentos Financeiros Derivativos

- Requerimentos de notas explicativas e modelos publicados pelo mercado

- Divulgação de análise de sensibilidade - conceito, modelos adotados pelo mercado e requerimentos do IFRS 7 (Instrumentos Financeiros: Divulgação).


II - Impactos para IF´s dos principais pronunciamentos CPCs a serem divulgados em 2009


- Investimentos em Coligadas e Sociedades de Controle Conjunto (CPC 18 e 19) e comparação com a Resolução CMN 3.619 e MP 449


- Informação por segmento (CPC 22)


- Receitas (CPC 30)


- Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração (Parte II - CPC 38)


- Instrumentos Financeiros: Evidenciação (CPC 40)


RONALDO CÉSAR DIAS


Profissional com mais de 18 anos de experiência no mercado financeiro, especialista em contabilidade internacional, com forte experiência em gestão de projetos, controles internos e processos e normas contábeis. Foi responsável pelo projeto de implementação do IFRS no Banco Lloyds TSB e teve relevante participação no desenvolvimento sistêmico e conceitual no Banco ABN AMRO Real. Possui experiência em auditoria e consultoria pela PricewaterhouseCoopers. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial (MBA) e mestrando em Contabilidade pela PUC-SP.


SILVIO CÉSAR FERREIRA


Possui mais de 18 anos de experiência em contabilidade de instituições financeiras, com especialização em processos e controles contábeis, fiscais e gerenciais. É responsável pela área de Diretriz e Orientações Contábeis do ABN AMRO Real, com foco em normas contábeis internacionais. Foi controller do BNP Paribas e possui experiência em auditoria e consultoria pela Arthur Andersen. Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração Financeira e com especialização em Finanças pela FGV. Participou de inúmeros cursos e seminários de formação acadêmica e profissional.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais