Imersão em Excel - Versão 2013

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em São Paulo e Rio De Janeiro

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Informação importante

Tipologia Curso
Nível Intermediário
Início Em 2edes
Horário de aulas 32 horas letivas
Duração 4 Dias
Início das aulas 25/09/2017
otras datas
  • Curso
  • Intermediário
  • Em 2edes
  • 32 horas letivas
  • Duração:
    4 Dias
  • Início das aulas:
    25/09/2017
    otras datas
Descrição

Treinamento para quem já utiliza o Excel, mas necessita aprimorar os conhecimentos. O curso faz uma abordagem completa e detalhada utilizando recursos de nível intermediário e avançado do Excel 2013. Durante o treinamento são apresentados conceitos e dicas para trabalhar melhor e com mais eficiência nas planilhas.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização Horário
17 de julho de 2017
16 de outubro de 2017
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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8h30 às 17h30
25 de setembro de 2017
São Paulo
São Paulo, Brasil
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8h30 às 17h30
Início 17 de julho de 2017
16 de outubro de 2017
Localização
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Horário 8h30 às 17h30
Início 25 de setembro de 2017
Localização
São Paulo
São Paulo, Brasil
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Horário 8h30 às 17h30

Perguntas frequentes:

· Público alvo

A QUEM SE DESTINA Profissionais de qualquer área que já utilizam o Excel, mas necessitam aperfeiçoar conhecimentos no uso do aplicativo, aprendendo novos conceitos e a utilizar funções e ferramentas avançadas do programa.

O que se aprende nesse curso?

Macros
Ferramentas
Excel
Microinformática
Planilha Eletrônica
Funções no Excel
Excel 2013
Modelagem de planilhas
Funções Financeiras
Funções Condicionais

Professores

Marcelo Venske
Marcelo Venske
Professor do IDEMP

Microsoft Office Specialist Expert. Graduado em Economia pela Universidade Estadual do Paraná. PósGraduado em Engenharia Econômica pela Universidade Mackenzie-SP. Especializado em automatização de planilhas e sistemas em Excel-VBA e Access-VBA voltado a soluções administrativas e gerenciamento financeiro. Há 15 anos é professor especializado em Visual Basic, SQL e integração com VBA do Microsoft Office(Excel, Access, Word, Outlook e PowerPoint). Participou de diversas consultorias e conduziu mais de 300 treinamentos abertos e fechados para empresas de todo o país.

Programa

Apresentador

Marcelo Venske

Carga horária

32 horas

Área de Interesse

Excel Avançado e Access

APRESENTAÇÃO

Treinamento para quem já utiliza o Excel, mas necessita aprimorar os conhecimentos. O curso faz uma abordagem completa e detalhada utilizando recursos de nível intermediário e avançado do Excel 2013. Durante o treinamento são apresentados conceitos e dicas para trabalhar melhor e com mais eficiência nas planilhas.

São utilizados recursos de concatenação; vinculação de dados; uso de caixas de combinação e seleção; formatação personalizada e formatação condicional avançada; mini gráficos; gerenciamento de dados com filtros, subtotais, segmentação, tabela dinâmica e princípios do novo recurso PowerPivot para dados massivos. Na parte de fórmulas, serão feitos diversos exercícios aplicando funções únicas e funções combinadas com uso de SE, PROCV, SOMASES, CORRESP, INDICE, DESLOC, SUBTOTAL e muito mais.

O importante desse treinamento é que todo o conteúdo é abordado em casos práticos, fazendo com que o aluno assimile os assuntos com maior facilidade.

O curso foi desenvolvido com base em experiência de anos de consultoria em modelagem de planilhas e centenas de treinamentos realizados pelo profº. Marcelo Venske.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de qualquer área que já utilizam o Excel, mas necessitam aperfeiçoar conhecimentos no uso do aplicativo, aprendendo novos conceitos e a utilizar funções e ferramentas avançadas do programa.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Trabalhar com mais eficiência e segurança no Excel.
  • Utilizar recursos avançados para organizar e gerenciar grandes volumes de dados.
  • Armazenar e compartilhar arquivos em nuvem.
  • Converter e exportar planilhas em formatado PDF ou XPS.
  • Utilizar melhor as funções de planilha para tornar as fórmulas mais flexíveis.
  • Utilizar recursos avançados para organizar e gerenciar grandes volumes de dados.
  • Criar macros para automatizar tarefas repetitivas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PARTE I – REVISÃO DE CONCEITOS ESSENCIAIS

• Revisão dos conceitos básicos de fórmulas

  • Criando fórmulas com um ou mais operadores no mesmo cálculo.
  • Criando referências de células absolutas e relativas.
  • Como trabalhar melhor com cálculos envolvendo Datas no Excel.
  • Como criar vínculos entre planilhas e arquivos de forma mais segura e rápida.
  • Utilizando melhor a opção do AutoSoma.

• Trabalhando com intervalos nomeados na planilha

  • Criando um intervalo e definindo seu escopo.
  • Utilizando intervalos nomeados em fórmulas.
  • Acessando um intervalo rapidamente.
  • Alterando e ou excluindo um intervalo criado.

• A concatenação no Excel e sua importância

  • Concatenando variáveis em fórmulas.
  • Formatando as variáveis concatenadas.

• Outros assuntos que serão abordados

  • Criando fórmulas com referência 3D no Excel
  • As opções do autopreenchimento de células.
  • Criando formatações personalizadas para facilitar o seu trabalho.
  • Substituindo automaticamente valores com zero por célula vazias.
  • Converter fórmulas em valor fixo ou constante.
  • Ocultar e proteger planilhas.
  • Os recursos e “macetes” da opção Colar Especial.

PARTE II – TRABALHANDO COM FÓRMULAS E FUNÇÕES DE PLANILHA

O participante aprenderá, através de casos práticos, como combinar fórmulas e funções sofisticadas do Excel

Funções que serão apresentadas:

Funções Condicionais: SE (simples e combinadas), E, OU, SEERRO, SENÃODISP

Funções de Procura e Referência: PROCV, PROCH, PROC, ÍNDICE, CORRESP, DESLOC.

Funções Estatísticas: MEDIA, MEDIASE, MAIOR, MENOR, MAXIMO, MÍNIMO, ORDEM, SOMASE, SOMASES, MEDIASSES, CONT.SE, CONT.SES, CONT.VALORES, CONT.NUM, CONTAR.VAZIO, SUBTOTAL.

Funções de Datas: HOJE, MÊS, DIA, ANO, DATAM, DATADIF, DIATRABALHO, DIATRABALHOTOTAL, DIATRABALHO.INTL, DIATRABALHOTOTAL.INTL, FIMMES.

Funções de Arredondamento: ARRED, TRUNCAR, ARREDONDAR. PARA.CIMA, INT.

Funções de Texto: ESQUERDA, DIREITA, NUM.CARACT, PROCURAR, TIRAR, ARRUMAR, MAIÚSCULA, MINÚSCULA, PRI.MAIUSCULA, TEXTO.

Funções Financeiras: VP, VF, TAXA, NPER, PGTO,

Funções de Informação: É.ERROS, PLAN

Outras funções que serão apresentadas:

Em razão do tempo disponível e do grau de importância, as funções abaixo serão apresentadas em material complementar contendo texto explicativo e caso prático resolvido.

TENDENCIA, AGORA, DIA.DA.SEMANA, DIAS360, SOMARPRODUTO, MOD, ABS, EXATO, MULT, INFORMAÇÃO, PAR, IMPAR, COL, LIN, COLS, LINS, ÉIMPAR, ÉERRO, ÉTEXTO, TIPO.ERRO, ÉNUM, ÉPAR, CÉL, É.CEL.VAZIO.

• Utilização de Fórmulas Matriciais

  • A utilização do conceito de matrizes potencializa o uso de fórmulas no Excel.
  • Para que serve uma fórmula matricial.
  • Quando usar uma fórmula com matrizes.
  • Como transformar uma fórmula simples em fórmula matricial.
  • Como editar corretamente esse tipo de fórmula.

• Cálculos com Horas e Minutos

  • Como escolher a formação correta para os cálculos com horas.
  • Como executar cálculos quando o período excede 24 horas.
  • Os cuidados quando se realiza cálculos entre horas e números decimais ou inteiros.
  • Cálculo com horas em dias diferentes.
  • Cálculo com horas negativas.

PARTE III – RECURSOS IMPORTANTES

• Utilizando Formatação Condicional

  • Criando formatações com mais de 03 critérios.
  • Utilizando “barras de dados” na formatação condicional.
  • Adicionando ícones com imagens em cada condição formatada.
  • Criando um modelo de histograma.

• Estrutura de Tópicos

  • Criando grupos e subgrupos na estrutura.
  • Gerando estruturas de tópicos automaticamente.

• Validação de Células

  • Validando a célula para aceitar apenas conteúdo com datas.
  • Validando a célula para aceitar uma lista de opções preestabelecidas.
  • Criando mensagem aos usuários da validação.

• Ferramentas para Análise de Sensibilidade

  • Ferramenta Atingir Meta
  • Ferramenta Tabela de Hipóteses

• Inserindo senhas de proteção para planilhas e arquivos

  • Protegendo a planilha contra alterações de conteúdo e formatação.
  • Protegendo apenas algumas células de alterações.
  • Protegendo e evitando que fórmulas inseridas sejam vistas.
  • Evitando alteração do nome, posição e da exclusão da planilha inteira.
  • Protegendo o arquivo para que não seja aberto.

• Uso de botões de controle (Caixa de Combinação, Caixa de Listagem, Botões de opção, etc)

  • Localizando e disponibilizando a barra de ferramentas dos controles.
  • Inserindo e configurando os controles diretamente na planilha.
  • Entendendo o tipo e o uso de cada um dos controles.
  • Utilizando e configurando os controles em casos práticos.

• Trabalhando com janelas no Excel

  • Congelando linhas e colunas para facilitar a visualização.
  • Dividindo a mesma planilha em duas janelas.
  • Criando janelas para visualizar duas ou mais planilhas simultaneamente.

• Outros recursos úteis que serão apresentados

  • Criando e configurando Hiperlinks para acessar automaticamente arquivos externos e sites da web.
  • Utilizando a opção Ir Para... , a fim de localizar e selecionar células com características específicas.

PARTE IV – TRABALHANDO COM LISTAS E TABELA DE DADOS

• Tabelas no Excel

  • Vantagens de converter uma lista de dados em tabela do Excel.
  • Renomeando e configurando uma tabela.

• Ferramenta “Classificação” (Ordenar listas)

  • Classificando em vários níveis simultaneamente.
  • Classificando a lista por Linhas ou por Colunas.
  • As opções de classificação por cores e listas personalizadas.
  • As classificações automáticas por períodos (dias, meses, anos).

• Ferramenta “Filtro” (Seleção de registros)

  • Definindo critérios avançados de filtro.
  • Criando um filtro com três ou mais critérios.
  • Filtrando registros pela cor da fonte.
  • Aplicando filtros automáticos por períodos (dias, meses, anos).
  • Como gerar totalizações automáticas ao filtrar registros.
  • Aprendendo utilizar o recurso Filtro Avançado.

• Ferramenta “SubTotal”

  • Quando utilizar o SubTotal e quando desfazê-lo.
  • Criando um Subtotal com duas ou mais operações.
  • Gerando um Subtotal dentro de outro grupo de Subtotal.

• Importando Listas de Dados de Fontes Externas e Sites

  • Importando listas de outro arquivo Excel.
  • Importando listas do Access.
  • Lincando células de planilha com páginas da Web.

• Ferramenta “Tabela Dinâmica”

  • Tabela Dinâmica é um recurso altamente sofisticado para resumir milhares de dados, gerando relatórios em forma de tabelas.
  • As novas opções de layout de tabela.
  • Como criar uma tabela com múltiplos campos.
  • Criando uma tabela com dois ou mais resultados.
  • Agrupando datas para gerar relatórios mensais e anuais.
  • Inserindo Segmentação de dados e Linha de Tempo no relatório.
  • Dicas sobre a nova ferramenta PowerPivot para relatórios de Tabela Dinâmica

• Outros Recursos para Listas de Dados

  • Como localizar e excluir automaticamente registros duplicados.
  • Como formatar automaticamente listas de registros.

PARTE V – USO E GRAVAÇÃO DE MACROS

• Conceito de Macro no Excel

  • O que é uma macro e suas aplicações práticas.
  • Como configurar seu computador para executar macros.
  • Apresentação de alguns exemplos iniciais.
  • A importância da nova guia desenvolvedor e como disponibilizá-la.
  • O cuidado ao salvar um arquivo com macro na versão 2013.

• Utilizando o gravador para criar macros

  • O que é o gravador de macros e como utilizá-lo.
  • As opções de gravação.
  • A diferença entre gravar uma macro com movimento absoluto e movimento relativo.
  • Como localizar e/ou excluir uma macros que foi gravada.
  • As limitações do gravador de macros do Excel.
  • Dicas e “macetes” para evitar erros durante a gravação da macro.

• Executando a Macro depois de pronta

  • Como localizar e executar uma macro.
  • Atribuindo uma tecla do seu teclado para executar a macro.
  • Inserindo botões na planilha para acionar a macro.

MATERIAL DIDÁTICO

Os participantes receberão apostila com o conteúdo completo sobre o temário do curso e Pen drive contendo dicas, modelos de planilhas e exemplos práticos, visando ao aprofundamento de conhecimentos pós-curso.


Êxitos alcançados por este centro


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