Imersão em Excel - Versão 2003

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

Treinamento intensivo e amplo, em que o participante aprende diversas dicas e truques durante o curso todo. No inicio, o Instrutor faz um rápido nivelamento do conhecimento dos participantes para, então, ensinar de forma rápida e prática fórmulas e funções avançadas, ferramentas para proteção de planilha e validaç&ati..
Dirigido a: Profissionais que já utilizam o Excel, mas necessitam obter conhecimentos para trabalhar com planilhas de forma sofisticada, prática e dinâmica.

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Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Marcelo Venske

Carga horária

32 horas

Área de Interesse

Excel Avançado e Access

Apresentação

Treinamento intensivo e amplo, em que o participante aprende diversas dicas e truques durante o curso todo. No inicio, o Instrutor faz um rápido nivelamento do conhecimento dos participantes para, então, ensinar de forma rápida e prática fórmulas e funções avançadas, ferramentas para proteção de planilha e validação de células, estrutura de tópicos, formatações condicionais avançadas, autofiltro, filtro avançado, tabela dinâmica, importações e vinculações de dados externos, uso de botões e caixas de seleção, criação de macros em VBA e muito mais.

As funções não serão apenas "mostradas", mas apresentadas em casos práticos do dia a dia das empresas e desenvolvidas passo a passo com o aluno. Este curso foi desenvolvido com base em anos de consultoria do profº Marcelo Venske em centenas de treinamentos abertos e fechados.

Resultados para os Participantes

  • Domínio na utilização das principais ferramentas e comandos de planilha.
  • Proteção de informações no Excel.
  • Aplicação de fórmulas e funções avançadas em planilhas.
  • Utilização de ferramentas de gerenciamento de dados: Filtro, Filtro Avançado, Subtotais e Tabela Dinâmica
  • Criação e implementação de Macros.


A Quem se Destina

Profissionais que já utilizam o Excel, mas necessitam obter conhecimentos para trabalhar com planilhas de forma sofisticada, prática e dinâmica.

Conteúdo Programático

â–  MÓDULO I - REVISÃO DE RECURSOS IMPORTANTES

  • Recursos Gerais do Excel
    • Vinculação de dados entre planilhas.
    • Utilização da formatação personalizada em células.
    • Recurso de dividir e congelar linhas e colunas da planilha.
    • Abertura de janelas com diversas planilhas na mesma tela.
    • Nomeando áreas no Excel.
    • Nomeando fórmulas no Excel.
    • Maneiras de utilização do autopreenchimento
    • Utilização do Recurso Auditoria de fórmula.
    • Utilização do conceito de "Concatenação" de valores nas células.
    • Todos os recursos e macetes da Ferramenta Colar Especial.
    • Diversas dicas e truques.
  • Criação de Estruturas de Tópicos (A Estrutura de Tópicos é uma forma prática de seleção de dados que serão visualizados na planilha).
    • Criando grupos e subgrupos na estrutura.
    • Gerando estruturas de tópicos automaticamente.
  • Criação de Formatação Condicional (Como programar uma formatação automática com base em uma ou mais condições)
    • Condicionando a formatação por uma célula.
    • Condicionando a formatação por uma fórmula.
    • Formatando a célula com base em 2 condições.
    • Criação de validações em células (Validação bloqueia e evita a entrada de valores incorretos na célula)
  • Recurso de segurança das informações (Inserção de senhas de segurança para proteção das planilhas e arquivos)
    • Fazendo com que o arquivo gere automaticamente backup de segurança.
    • Criando validações com critérios em fórmulas.
    • Criando validações com lista de dados.
    • Criando mensagem aos usuários da planilha.
    • Protegendo a planilha contra alterações dos dados
      • Protegendo todas as células da planilha.
      • Protegendo somente algumas células da planilha
    • Protegendo a pasta de trabalho (conjunto de planilhas)
      • Protegendo contra inclusão e exclusão de planilhas.
      • Protegendo contra alteração do nome das planilhas.
    • Impedindo a abertura do arquivo Excel
      • Evitando que o arquivo seja aberto sem senha de acesso
  • Criação de Estruturas de Tópicos (A Estrutura de Tópicos é uma forma prática de seleção de dados que serão visualizados na planilha.
  • Recurso de Segurança das Informações
    • Diversos truques e dicas.
    • Inserção de senhas de segurança (Em arquivo, planilhas e células).
    • Utilização do recurso validação de dados nas células (Validando Datas, Valores e Listas)
    • Criação de formatações Condicionais, seus segredos e macetes.


â–  MÓDULO II - FÓRMULAS ANINHADAS E FUNÇÕES DE PLANILHAS

(Neste módulo o aluno aprenderá como combinar formulas e funções sofisticadas do Excel e ainda os segredos e "bugs" contidos em algumas delas).

  • Detalhes importantes que serão vistos:
    • O limite de combinações de cálculos em uma mesma fórmula.
    • Como disponibilizar novas funções de planilha.
    • O risco das áreas "invisíveis" na planilha.
  • Funções Condicionais / Lógicas
    • Funções: SE (Simples e aninhadas), E, OU,
  • Funções de Pesquisa
    • Funções: PROCV, PROCH, PROCV, ÍNDICE, CORRESP, DESLOC, ESCOLHER
    • Aplicação prática da PROCV e PROCH com Intervalo FALSO e VERDADEIRO
  • Funções Estatísticas
    • Funções: MEDIA, MAIOR, MENOR, MAXIMO, MÍNIMO, ORDEM, SOMASE, CONT.SE, CONT.VALORES, CONT.NUM, CONTAR.VAZIO, SUBTOTAL
  • Funções para Textos
    • Funções: TIRAR, ARRUMAR, MAIUSCULA, MINUSCULA, PRI.MAIUSCULA, DIREITA, ESQUERDA, TEXTO
  • Funções para Datas
    • Funções: HOJE, DATA, MÊS, ANO, DIA, DATAM, DATADIF, FIMMES, TEXTO
    • Funções para cálculo com dias úteis: DIATRABALHO, DIATRABALHOTOTAL
  • Funções de Arredondamento
    • Funções: ARRED, ARREDONDAR.PARA.BAIXO, ARREDONDAR.PARA.CIMA, INT
  • Outras funções que serão apresentadas
    • Funções: ARREDMULTB, TENDENCIA, ÉIMPAR, ÉERRO, ÉTEXTO, TIPO.ERRO, ÉNUM, ÉPAR, CÉL, É.CEL.VAZIO, AGORA, ANO, MÊS, DIA, DIA.DA.SEMANA, DIAS360, TRUNCAR, SOMARPRODUTO, MOD, NUM.CARACT., PROCURAR, ABS, EXATO, MULT, INFORMAÇÃO, MINUSCULA, PRI.MAIUSCULA, PAR, IMPAR
  • Elaboração de Fórmulas Matriciais - A maioria dos usuários do Excel desconhece a utilização das poderosas fórmulas matriciais.
    • O que é e para que serve uma fórmula matricial no Excel
    • Como transformar uma fórmula simples em fórmula matricial
    • Como editar corretamente uma fórmula matricial
  • Os casos práticos abordarão:
    • Cálculo com horas negativas.
    • Funções SE matriciais
    • Funções SOMA matriciais
  • Cálculos com Horas e Minutos (Os cálculos que envolvem horas no Excel possuem uma dinâmica própria. Esses cálculos requerem muitos cuidados do usuário, Caso contrário, ocorrerão diversos erros).
    • Qual o melhor e mais seguro estilo de formação para evitar erros nos cálculos.
    • Como executar cálculos quando o período excede 24 horas.
    • Os cuidados que devem ser tomados quando se realizam cálculos entre horas e números decimais ou inteiros.
    • Cálculo com horas em dias diferentes.


â–  MÓDULO III - FUNÇÕES FINANCEIRAS E FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE SENSIBILIDADE

  • Funções de Matemática Financeira
    • Funções: VP, VF, TAXA, NPER, VFPLANO, PGTO.
    • Atualização do valor monetário no tempo.
    • Cálculo do valor da prestação.
    • Obs: Ao final desse módulo será entregue uma planilha com uma Tabela Price dinâmica, permitindo que o usuário simule a evolução do financiamento a qualquer valor, taxa ou período que desejar.
  • Ferramentas para Análise de Sensibilidade
    • Ferramenta Atingir Meta.
    • Ferramenta Cenário.
    • Ferramenta Tabela de Hipóteses.


â–  MÓDULO IV - FERRAMENTAS E FUNÇÕES DE GERENCIAMENTO DE DADOS

  • Importação de Dados Externos (Como importar e vincular planilhas Excel com banco de dados da empresa e até mesmo com páginas da internet).
    • Importação arquivos Access.
    • Importação arquivos Texto.
    • Importação de páginas da Web.
    • Importação de outros arquivos Excel
  • Ferramentas Básicas de Gerenciamento de Dados
  • Ferramenta Classificar listas
    • Classificação de dados por 03 chaves.
    • Classificação por ordem de linhas e por ordem de coluna
  • Ferramenta AutoFiltro - Separa e organiza registros com até 02 condições em um mesmo campo
    • Ativando o AutoFiltro.
    • Criando critérios para o filtro.
  • Ferramenta Filtro Avançado - Separa e organiza registros sem limites de condições
    • Como filtrar somente dados que não sejam repetidos.
    • Como mover os dados filtrados para outra planilha.
  • Ferramenta Subtotais (Gera totalizações automáticas por grupo de dados)
    • Como criar totalizações com duas ou mais operações matemáticas, simultaneamente.
    • Como criar Grupos e Subgrupos totalizados.
  • Função SUBTOTAL
    • Utilizando a função SUBTOTAL para gerar totalizações dos registros filtrados.
    • Como utilizar pela função SUBTOTAL diferentes operações de: Soma Média, Maximo, Mínimo, Conta etc.
  • Ferramenta Tabela Dinâmica (Recurso altamente sofisticado para resumir milhares de dados, gerando tabelas e relatórios gerenciais (incluindo gráficos) de forma prática e realmente dinâmica).
    • Como criar uma tabela com múltiplos campos.
    • Como inserir vários cálculos (soma, media e contagem) na mesma tabela.
    • Como criar fórmulas adicionais para obter maiores informações
      • Fórmulas com campos calculados.
      • Fórmulas com itens calculados.
    • Como gerar tabelas agrupando datas em meses e anos.
    • Como gerar uma tabela dinâmica com dados de outros arquivos.
    • Diversas dicas para obter o máximo dessa ferramenta.


â–  MÓDULO V - UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE FORMULÁRIO

(São ferramentas que permitem uma interação rápida e eficaz entre a planilha e o usuário, possibilitando segurança e dando um caráter altamente profissional).

  • Objetos que serão apresentados:
    • Barra de Rolagem
    • Caixa de Listagem.
    • Caixa de Combinação.
    • Botão de Opção.
    • Caixa de Seleção.
    • Controle Giratório.


Obs.: Todos os objetos acima serão apresentados em casos práticos na sala de aula

â–  MÓDULO VI - GRAVAÇÃO DE MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA

  • Conceito de Macro no Excel
    • Como executar uma Macro. Passo a passo para localizar erros de procedimentos.
      • Criando uma mensagem ao término da execução da Macro
  • O que é uma Macro e suas aplicações práticas.
  • Apresentação de alguns exemplos iniciais.
  • Utilizando o Gravador para criar as Macros
    • O que é o gravador de Macros e como utilizá-lo.
    • As diferenças, vantagens e desvantagens entre armazenar uma Macro em arquivo. xls e arquivo.xla
    • Entendendo a opção de gravação com movimento absoluto e movimento relativo.
    • Como localizar e ainda editar uma Macro pronta, utilizando o gravador de Macro.
    • As limitações da utilização do gravador de macros do Excel.
    • Dicas e técnicas para obter "o máximo" de uma Macro gravada
  • Executando a Macro depois de pronta (A macro poderá ser executada de várias maneiras: por tecla de atalho, botões de comando ou objetos de formulário, etc., cada situação poderá necessitar uma opção diferente).
    • Executando a macro por:
      • Teclas de atalho.
      • Botão de comando na planilha.
      • Botão de comando nas barras de ferramentas.
      • Objetos e figuras de desenhos.
  • Conhecendo o VBE (Visual Basic Editor) (O VBE é o ambiente de criação e edição das macros).
    • Localizando uma Macro no VBE (Visual Basic Editor)
    • Os perigos e os cuidados que você teve ter ao criar ou editar a Macro.
    • Como depurar uma Macro (localizando e corrigindo erros no procedimento)
  • Como gerar mensagem aos usuários das Macros
    • O que são caixas de mensagens e para que servem.
    • Os tipos de caixas de existem.
    • Critérios de segurança do Windows em relação às Macros
    • Escolhendo o melhor nível de segurança.
    • Quais os critérios de segurança.
    • Ativando ou desativando a permissão da execução das Macros.


Obs.: Para fixação dos conceitos serão elaboradas em sala de aula várias Macros de casos do dia a dia da empresa.

Materiais Didáticos

Os participantes receberão apostila com o conteúdo completo sobre o temário do curso e CD contendo dicas, modelos de planilhas e exemplos práticos, visando ao aprofundamento de conhecimentos pós-curso.

Marcelo Venske

  • Microsoft Office Specialist Expert. Graduado em Economia pela Universidade Estadual do Paraná. Pós-Graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Mackenzie-SP.
  • Especializado em automatização de planilhas e sistemas em Excel-VBA voltado a soluções administrativas e gerenciamento financeiro.
  • Há 10 anos é professor especializado em Visual Basic, SQL e no pacote Microsoft Office (Excel VBA, Access VBA, Word VBA e PowerPoint).
  • Participou de diversas consultorias e conduziu mais de 200 treinamentos abertos e fechados para empresas de todo o país (LAFARGE, PETROBRAS, PETROBRAS DISTRIBUIDORA, ELETROBRAS, VALE, BNDES, BANCO DO BRASIL, TRANSPETRO, ARACRUZ, FINEP, HALLIBURTON, JOHNSON, SAMARCO, RIO TINTO, CASA DA MOEDA, VOLKSWAGEN, entre diversas outras).
  • Foi executivo de empresa multinacional durante 15 anos, atuando nas áreas de custos e finanças.
  • Coordenador e professor da área de Excel Avançado do IDEMP

    - Instituto de Desenvolvimento Empresarial.



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