História

UniCEUB - Centro Universitário de Brasília
Em Brasilia

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Brasilia
  • Duração:
    6 Semestres
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Brasilia
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 9 - Asa Norte Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa

Programa

Sobre o curso
Quais são as formações obtidas e a duração do curso?
Licenciatura, em 3 anos, e bacharelado, com mais 1 ano após a conclusão da licenciatura.
Existe algum pré-requisito?
Para fazer o bacharelado, o aluno precisa ter concluído a licenciatura em História.
Qual é a vantagem de fazer tanto a licenciatura quanto o bacharelado?
O aluno amplia os conhecimentos e a área de atuação. Em quatro anos, terá dois diplomas de graduação.
Em quais áreas o profissional formado em História pode atuar?
O graduado que obtém a licenciatura desenvolve atividades na área da docência e pode atuar em locais que demandem conhecimento histórico: em instituições de diferentes naturezas, como pesquisador; na área de educação e cultura para a formulação de políticas públicas, como assessor; em empresas públicas e privadas, no gerenciamento de patrimônio histórico, cultural, ambiental e imaterial e turismo histórico. O bacharelado complementa a formação do profissional, capacitando-o para desenvolver trabalhos nessas áreas.
Em que tipo de empresa o profissional pode atuar?
Em instituições de ensino da educação básica ou superior, órgãos públicos, museus, arquivos, bibliotecas, empresas privadas, meios de comunicação e órgãos de imprensa, arquivos públicos e privados, bibliotecas, centros culturais.
Por que fazer o curso de História no UniCEUB?
O curso possui um corpo docente qualificado, com mestres e doutores experientes e um projeto pedagógico que estimula o ensino associado à pesquisa, a diversidade de abordagens metodológicas e o estreitamento da relação entre teoria e prática. Além disso, o bacharelado em História do UniCEUB oferece disciplinas que aprofundam os conhecimento teóricos e capacitam para a pesquisa histórica.
Quais são os focos principais do curso de História do UniCEUB?
O curso focaliza a relação entre passado e presente, fundamentada na concepção de ensino que envolve investigação, pesquisa, debates, atuação na sociedade em projetos de preservação da memória, do patrimônio histórico e cultural, entre outros.
Qual é a formação do corpo docente do UniCEUB?
É um corpo acadêmico capacitado, formado por cinco doutores, seis mestres, sendo quatro doutorandos e três especialistas. Os professores valorizam a prática pedagógica associada à pesquisa, integrando grupos cadastrados no CNPq, filiados a associações e com publicações em periódicos acadêmico-científicos.
Quais projetos acadêmicos o curso realiza?
Nas disciplinas de pesquisa e prática pedagógica, cursadas em cinco semestres, os alunos desenvolvem projetos relativos à prática do historiador, seja em sala de aula, aprofundando temas específicos do conhecimento histórico (mitologia, instituições medievais, movimentos sociais, estudos latino-americanos e brasileiros), seja na forma de atividades culturais, como teatros, performances, saraus e produções audiovisuais. São realizados projetos socioeducativos, desenvolvidos pelos alunos nos dois últimos semestres, para atender grupos e comunidades carentes e contribuir para a formação pedagógica e profissional dos alunos.
Quais atividades extra-classe o curso de história do UniCEUB oferece regularmente?
Há mais de trinta anos o UniCEUB realiza a Semana de História, tendo contado com conferencistas historiadores de grande importância.
O que diferencia o profissional formado no UniCEUB?
A visão humanista, estimulada no aluno ao longo do curso, permite a formação de cidadãos capazes de participar ativa e democraticamente da sociedade contemporânea. Os profissionais graduados no curso de História do UniCEUB estão aptos a enfrentar os problemas de múltiplas atividades e a acompanhar as transformações que se dão na sociedade em geral e, de maneira mais específica, no mercado de trabalho.
Como definir o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de História?
O UniCEUB tem uma biblioteca moderna, informatizada, cujo acervo é permanentemente atualizado. Além disso, oferece um serviço especial de atendimento às solicitações de aquisição de livros, periódicos e material audiovisual, feitas por professores e alunos.


Projeto pedagógico
O graduado em História, de acordo com as Diretrizes Curriculares, deverá estar capacitado ao exercício profissional em todas as dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de produção e difusão. A formação do profissional de história, nas diversas áreas de atuação, assenta-se na nova concepção que possibilita investigação, pesquisa e experimentação, de modo a desenvolver atitudes e habilidades, além de conhecimento histórico específico.

Dessa forma, o Projeto Pedagógico do curso enfatiza a necessidade de reforçar atitudes e ações dos docentes direcionadas para formar profissionais que enfrentem, com eficiência, os problemas relativos às múltiplas dimensões do exercício profissional do historiador.

Nesta concepção, privilegiam-se os princípios da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, da interdisciplinaridade, da flexibilidade e da indissociabilidade entre teoria e prática. O curso intenta estabelecer relação dinâmica entre o passado e o presente, buscando firmar vínculos com o futuro. O estudo da história apresenta-se, em atividades de sala de aula e extraclasse (pesquisa, extensão, estágio, debates, entre outras), como oportunidade de refletir sobre experiências dos que viveram antes de nós, articulando-as com a nossa contemporaneidade e, na medida do possível, projetando ações por meio do conhecimento e da análise do passado. Vivemos em sociedades caracterizadas pelo afluxo de informações, e a história está presente de diferentes maneiras, servindo para justificar, legitimar ou contestar as mensagens. Propiciar condições para que tais processos sejam percebidos e compreendidos é um dos modos de reafirmar a conotação ética e humanista do conhecimento que se impõe na orientação de escolhas, permitindo aos indivíduos perceber as dimensões históricas das inserções sociais, políticas e culturais.




Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais