Graduação

Em Volta Redonda e Barra do Piraí

Preço para verificar

Descrição

  • Duração

    3 Anos

Para o licenciado em História, o horizonte profissional mais lógico é o magistério dos Ensinos Fundamental e Médio, mas existem oportunidades, que vão da pesquisa em órgãos históricos e de preservação da memória ao trabalho de assessorar programas culturais e de conservação do patrimônio histórico. Mais recentemente, o mercado do historiador expandiu-se na direção de projetos coletivos

Instalações

Localização

Início

Barra do Piraí (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090

Início

Consultar
Volta Redonda (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Licenciatura em História do UGB faz parte do Instituto Superior de Educação e é realizado em 3 anos. O Curso é autorizado pela Resolução CONSU nº 011/2005 de 08/09/2005. O curso obteve nota 3 no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes. É coordenado pela Professora Joanice de Souza Vigorito, Mestre em História.

O que é?

O Curso de História fornece ao aluno o domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, preparando-o para suprir demandas sociais específicas e articular a cultura geral e as particularidades culturais da comunidade em que atuará. O curso capacita, ainda, para trabalhar com a memória histórica e política e para dominar diferentes concepções de metodologias utilizadas na História que dizem respeito à construção de categorias para a investigação, análise e interpretação das relações sócio-históricas.

Como o curso se organiza?

Os estudos históricos, atualmente, ampliaram seus limites de indagação e investigação incluindo temas variados que são pautados nas disciplinas do curso, tais como os movimentos sociais, a cultura popular e de massas, as questões de gênero, política e trabalho, escravidão e racismo, urbanização, religião, literatura, arte, a vida cotidiana etc., avançando por novos caminhos em busca da aventura humana ao longo do tempo.
O curso também foca a história regional como ponto de extrema relevância sócio-cultural.

Por que estudar no UGB?

O Curso de História conta com um quadro de professores preocupados com a formação de seus alunos, que visam ao aperfeiçoamento das habilidades do futuro professor e, para isso promovem e participam regularmente de eventos como: Jornada de Iniciação Científica (JORNIC), Semana Acadêmica de História e a Semana da Consciência Negra. Os trabalhos apresentados são submetidos à aprovação para apresentação em congressos, seminários e publicados nos órgãos de divulgação da UGB. Viagens a museus, às cidades históricas vêm contribuindo para um aprendizado dinâmico e diferenciado.

Infra-estrutura do Curso

O Curso possui uma estrutura fsica propcia para o desenvolvimento do potencial do aluno: Teatro, Cinema, Sala de Exposies, Auditrio, Laboratrios de Informtica e Biblioteca. So recursos que garantem a qualidade da formao acadmica.

O profissional de História

Para o licenciado em História, o horizonte profissional mais lógico é o magistério dos Ensinos Fundamental e Médio, mas existem oportunidades, que vão da pesquisa em órgãos históricos e de preservação da memória ao trabalho de assessorar programas culturais e de conservação do patrimônio histórico. Mais recentemente, o mercado do historiador expandiu-se na direção de projetos coletivos voltados para estudos de urbanização, ecologia, saúde e demografia. Há também empresas que buscam o auxílio de historiadores para melhor orientar sua perspectiva de atuação social ou recuperar sua memória institucional. Pode participar como profissional autônomo de equipes multidisciplinares em escolas de Ensino Fundamental e Médio e em Instituições de Pesquisa, serviços públicos que dispõem de acervo histórico, assessoria de programas culturais e de preservação de patrimônio histórico, arquivos, bibliotecas, museus e secretarias de cultura.

História

Preço para verificar