Gestão Pública EaD

Unijuí
A distância

R$6.725
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Deseja falar com um Assessor sobre este curso?
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Tecnólogo
  • A distância
  • Ijuí
  • Duração:
    4 Semestres
Descrição

O tecnólogo em Gestão Pública pode atuar em cargos de direção e gerenciamento, de assessoria, de consultoria em organizações públicas, autarquias, fundações e sociedades de economia mista. Outro campo de trabalho é em agências reguladoras, concessionárias de serviços públicos, ou ainda carreira pública, em secretarias municipais ou estaduais.
Dirigido a: O perfil do Tecnólogo em Gestão Pública abrangerá a compreensão global do processo administrativo e da especificidade da Gestão Pública e, em especial, o domínio operacional da gestão pública local. Essa compreensão e este domínio deverão estar referidos à dinâmica sociocultural e pautadas pelos valores éticos.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

O Curso de Tecnologia em Gestão Pública centra suas atividades no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Os eixos transversais de desenvolvimento sustentável, governança, governabilidade e gestão formam um profissional com fortes características de trabalho em equipe, liderança, capacidade de comunicação e a busca da otimização da capacidade de governo.


Histórico
Governança, governabilidade e cidadania são os preceitos que norteiam o Curso de Gestão Pública desde sua implantação em 2003. O Curso busca a formação de profissionais capazes de articular políticas públicas, agentes e recursos da região em função do desenvolvimento pretendido; o que somente é possível com o conhecimento detalhado da perspectiva local.

Evidencia-se, cada vez mais, a necessidade da qualificação dos recursos humanos envolvidos nos processos de gestão, especialmente nas organizações públicas e nas instituições do Terceiro Setor. O Curso de Gestão Pública visa atender esta crescente demanda, congregando teoria e prática para o planejamento e execução competente dos recursos públicos e exigências legais vigentes.

Competência político-administrativa, construção de espaços democráticos e formulação de políticas públicas eficientes são elementos básicos no Curso de Gestão Pública, comprometido diretamente com o desenvolvimento e a cidadania.

No Vestibular de Verão 2008, o curso passa a ser oferecido na modalidade a distância, com experiência e a qualidade do Ensino Superior da UNIJUÍ.


Objetivos

Geral

O Curso Superior de Tecnologia em "Gestão Pública" propõe-se a formar profissionais engajados em sua região e com profundo conhecimento do local, capazes de articular as políticas públicas, os agentes e os recursos regionais em função do desenvolvimento pretendido.Seus objetivos específicos são:

* enfatizar a capacitação prática, a reflexão orientada para a gestão interna das organizações públicas e do terceiro setor;

* contribuir para a formação de uma nova cultura político-administrativa que desenvolva a cidadania e a competência técnica.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O perfil do Tecnólogo em Gestão Pública abrangerá a compreensão global do processo administrativo e da especificidade da Gestão Pública e, em especial, o domínio operacional da gestão pública local. Essa compreensão e este domínio deverão estar referidos à dinâmica sociocultural e pautadas pelos valores éticos. Ao concluir o curso, o Tecnólogo em Gestão Pública deverá estar apto a:

* reconhecer e diagnosticar problemas, priorizá-los, criar alternativas de solução, selecioná-las, implantá-las, acompanhá-las e ajustá-las ao dinamismo interno e externo; atuar proativamente e intermediar a apropriação de conhecimentos no nível operativo da Gestão Pública;

* utilizar o raciocínio lógico, de forma analítica e crítica, buscando o complemento necessário para situações que o exijam;

* sistematizar teorias e práticas já consolidadas buscando ferramentas para a produção do conhecimento necessário à permanente capacitação e exercício profissionais;

* liderar e ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política, capacidade de aprender e abertura às transformações;

* flexibilidade, dialogicidade e velocidade para entender, conviver e atuar em situações de mudança;

* realizar o planejamento, a organização, a operação, o controle e a avaliação dos processos de gerenciamento das pessoas, dos recursos e dos sistemas de informação, no âmbito da gestão pública local, dotando-a da logística necessária;

* executar serviços, elaborar e implantar projetos, criar e aperfeiçoar instrumentos para o desempenho qualificado da Gestão Pública;

* coordenar trabalhos com grupos já organizados e ajudar na constituição de grupos e coletivos emergentes, promovendo a gestão democrática;

* usar adequadamente todas as formas de comunicação necessárias ao exercício profissional;

* considerar sempre as implicações éticas do seu fazer profissional, buscando trabalhar as diferenças na construção da igualdade em todas as dimensões e respeitando o meioambiente.

Áreas de atuação do egresso

O tecnólogo em Gestão Pública pode atuar em cargos de direção e gerenciamento, de assessoria, de consultoria em organizações públicas, autarquias, fundações e sociedades de economia mista. Outro campo de trabalho é em agências reguladoras, concessionárias de serviços públicos, ou ainda carreira pública, em secretarias municipais ou estaduais.

Êxitos alcançados por este centro


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais