GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

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Descrição

Este curso foi especialmente desenhado para compartilhar com o participante, a visão e a experiência com os processos avançados em gestão de pessoas. A área da empresa, antes centralizadora e responsável por todos os processos de pessoal, vem assumindo finalmente, seu espaço estratégico, descentralizando-se, distribuindo as responsabilidad..
Dirigido a: Todos profissionais inseridos no contexto do Ciclo PDCA de Gerenciamento (Planejar, Executar, Verificar e Agir) ou quem tenha interesse pelo assunto

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Programa

Carga Horaria Carga Horária: 8h/aula

Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30

Objetivo

Este curso foi especialmente desenhado para compartilhar com o participante, a visão e a experiência com os processos avançados em gestão de pessoas.
A área da empresa, antes centralizadora e responsável por todos os processos de pessoal, vem assumindo finalmente, seu espaço estratégico, descentralizando-se, distribuindo as responsabilidades pelo desenvolvimento das pessoas aos gestores diretos, instrumentalizando-se para uma nova ordem e partindo para uma gestão integrada e focalizada no negócio.
Outro fator que merece destaque é a presença de processos de inovação na gestão de pessoas interferindo na cultura organizacional. O sistema autoritário e centralizador, que prevaleceu até pouco tempo, está sendo substituído pelo participativo, no qual as decisões já chegam ao chão de fábrica, na esfera de competências das equipes e times que trabalham em forma de células.

Público Alvo

Todos profissionais inseridos no contexto do Ciclo PDCA de Gerenciamento (Planejar, Executar, Verificar e Agir) ou quem tenha interesse pelo assunto

Programa

Apresentação: As pessoas são diferentes não só pela sua competência, mas também por sua vontade de fazer as coisas, isto é , pela motivação.
A motivação das pessoas depende da intensidade dos seus motivos. Os motivos são os porquês do comportamento. E o processo de mudanças para o comprometimento depende da motivação. Como criar um processo de gestão competente e motivacional para as pessoas trabalharem em direção aos resultados ? Se todas as pessoas tiverem interesses e objetivos semelhantes e forem estimuladas pelos mesmos fatores, o clima da organização para a qualidade e produtividade será excelente. Para uma empresa que se esforça em responder os desafios competitivos de hoje e de amanhã as estratégias e táticas, a motivação, a liderança, o trabalho em equipe e o reconhecimento são elementos - chave para o sucesso. Este workshop terá como objetivo instrumentalizar os participantes com ferramentas práticas, acessíveis e realmente possíveis de serem implementadas, atendendo as seguintes expectativas: seleção, treinamento, avaliação com foco em competências. Esperamos desenvolver habilidades, conhecimento e atitudes específicas, concentrando-se nas competências essenciais, no sentido de alcançar com méritos os objetivos e metas da empresa.

1. A importância das pessoas em tempos de competência e concorrência acirrada:
Como assumir o leme em tempos difíceis - O perfil atual do profissional valioso.
Criando uma base para a mudança de comportamento na função de liderança para melhorar o desempenho do negócio.
Fazendo da Educação uma prioridade para o negócio e um dos principais papéis dos líderes.
A era das competências e talentos

2. A base do modelo de gestão de pessoas por competências:
Negócio
Missão Institucional
Visão de Futuro
Valores
Estratégias de sobrevivência

3. Metodologia de Gestão de Pessoas por Competências com Foco em Resultados
Aspectos práticos
O mapeamento de competências essenciais no modelo de negócio da empresa;
Estratégias para identificar potenciais e a formação de um banco de identificação de talentos;
Etapas da implantação: Competências organizacionais e Competências de cada função;
Como construir o Inventário de Competências - aspectos metodológicos;
Como fazer Seleção por Competências - o auxílio do Inventário de Competências
Como mensurar por níveis de proficiência na avaliação de potencial em processo de seleção e treinamento e desenvolvimento de talentos;
Como implantar Avaliação com Foco em Competências - utilizando o resultado do Inventário Comportamental
Como elaborar o Plano de Treinamento e Desenvolvimento com Foco em Competências - elaborando planos de Ação de T e D para agregar resultados no negócio.
O Gerenciamento de Desempenho para garantia do alcance dos resultados.
Liderança por Competências - metodologia estratégica de formação de líderes.

4. Reunindo tudo:
O modelo na prática
Estudo de casos

Metodologia: Altamente participativa, com estudo de situações reais, análise de casos, filmes e ferramentas práticas para posterior implantação.


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