Gestão de Negócios por Processos (BPM – Business Process Management)

Curso

Online

R$ 89

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Este Curso e-Learning de Gestão do Negócio por Processos foca a Gestão, por meio da apresentação das melhores práticas para reduzir as barreiras departamentais, reduzir o tempo de ciclo das operações, definir e acompanhar metas, otimizar resultados e orientar o negócio para as necessidades e expectativas dos clientes. Dirigido a: Profissionais de todas as áreas que queiram conhecer os métodos e técnicas para gerir melhor seus processos ou implantar a gestão de negócios por processos em sua organização..

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Opiniões

Programa

Objetivos do Curso de Gestão do Negócio por Processos (Metodologia BPM)

Este Curso e-Learning de Gestão do Negócio por Processos foca a Gestão, por meio da apresentação das melhores práticas para reduzir as barreiras departamentais, reduzir o tempo de ciclo das operações, definir e acompanhar metas, otimizar resultados e orientar o negócio para as necessidades e expectativas dos clientes.
Com o Gestão do Negócio por Processos você irá:

· Entender as vantagens de gerenciar uma organização por processos;

· Aprender como identificar e controlar os processos críticos em função da estratégia;

· Conhecer e aprender a usar 7 ferramentas para análise e melhoria dos processos do negócio, serão apresentados modelos para aplicação na prática;

· Conhecer os fatores críticos de sucesso e como implementar a gestão do negócio por processos;

· Comentar experiências positivas e dificuldades de implantação;

· Aprender a analisar processos utilizando cartas de controle.

Conteúdo Programático

Módulo I

Gestão de Negócios por Processos. Pressões sobre as organizações, processos, sub-processos, macro-processos e rede de processos, comparação entre estrutura por processos e estrutura organizacional, porque gestão por processos, papel da informatização.

Módulo II

Processos x Estratégia. Mapeamento, modelagem, documentação, registro e controle dos processos. Gestão estratégica x Gestão empresarial. Ações para controlar os processos.

Módulo III

Relação entre os processos e as áreas da empresa, ferramentas para análise dos processos do negócio: fluxogramas funcional e físico, análise de tempos, qualidade, custos e valor agregado, melhoria dos processos.

Módulo IV

Gerenciamento: monitoramento dos processos, análise do desempenho dos processos usando cartas de controle, envolvimento da pessoas, processo de mudança, desenvolvimento de novos processos.

Público-Alvo

Profissionais de todas as áreas que queiram conhecer os métodos e técnicas para gerir melhor seus processos ou implantar a gestão de negócios por processos em sua organização..

Características do Curso

O curso de Gestão de Negócios por Processos é composto por aproximadamente 160 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 6 e 10 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
Gestão do Negócio por Processos - Business Process Management (BPM)

As organizações são pressionadas para atingir resultados. No dia a dia, uma organização é forçada pelas expectativas dos clientes para o fornecimento de produtos de boa qualidade e sempre mais baratos, pelos custos que aumentam quando deveriam diminuir, pelas ingerências do governo, pela legislação, pelos acionistas querendo resultados, pelos recursos humanos querendo melhores salários e melhores condições de trabalho, pelas novas tecnologias que precisam ser implementadas, pelos concorrentes tomando espaço com produtos muito competitivos, por responsabilidade social, por impactos ambientais e por muitos outros fatores, diante dos quais a direção da organização se pergunta: Como fazer para manter o rumo em meio a um vendaval de tamanhas proporções?

Existem muitos caminhos a serem trilhados, muitas ações e projetos a serem realizados e a organização vai ter que trabalhar duro para desenvolver produtos melhores e mais baratos, atendendo às expectativas dos clientes; reduzir custos; aprimorar a inovação competitiva (comercialização, produtos, processos, desenvolvimento estratégico e desenho organizacional), para assegurar a eficiência organizacional; administrar as relações intra-organizacionais e a cultura da organização; alinhar (atrair, manter e distribuir) os talentos, particularmente as lideranças; alinhar os valores das pessoas com os valores da organização; construir, manter e estimular equipes de primeira linha; criar métodos de gerenciamento de conflitos; usar intensivamente a tecnologia da informação; criar flexibilidade para atender ao mercado; atender as legislações sobre comercialização, produto, meio ambiente e trabalhista, entre muitas outras ações e projetos.

Portanto, a organização precisa definir uma forma de gestão que comporte e oriente todo trabalho que deve ser feito. Ela pode se manter na estrutura convencional, vertical com a gestão sendo realizada por diretorias, departamentos e setores, ou ela pode gerir o negócio por processos, e, neste segundo caso, os pacotes de tarefas vão ficar organizados pelos produtos realizados e a organização pode estabelecer indicadores de desempenho para os processos, de forma que estes fiquem alinhados com a estratégia definida, conseguindo mais agilidade e sendo capaz de mudar os rumos dos processos e da organização sempre que se perceber que esta mudança é necessária.

Em gestão do negócio por processos, uma seqüência para implantação de gestão por processos pode ser: identificar os objetivos estratégicos da organização; identificar e priorizar os processos críticos; identificar os donos dos processos; identificar as missões de cada processo e as respectivas necessidades dos clientes; criar uma mapa preliminar e planejar; mapear e modelar os processos; definir e implantar indicadores para os processos; documentar os processos; monitorar o desempenho dos processos e tomar ação quando necessário.
BPM - Business Process Management

Business Process Management (Metodologia BPM ) é um conceito que envolve gestão de negócio aliada à tecnologia da informação visando à melhoria dos processos das organizações por meio do uso de métodos, técnicas e ferramentas para mapear, analisar, modelar, publicar e gerenciar processos operacionais, de apoio e de gestão, abarcando recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação, com o escopo de realizar o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e as cadeias de valores das organizações, através de práticas que, aplicadas, ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e, com isso, fazer com que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, e aumento da satisfação dos clientes, uma vez que os produtos e os serviços também atingem um padrão melhor de qualidade.

Toda organização atinge os seus objetivos através de processos - mesmo que os processos não estejam claramente identificados para as pessoas da organização, sempre haverá materiais ou informações que entram, são transformados em produtos ou serviços, que saem e são entregues aos clientes (o que nada mais é do que um processo). Neste contexto, mapear processos significa identificar, conhecer e documentar a seqüência de atividades e os recursos utilizados em cada processo da organização de modo a, através dos relacionamentos entre os processos, permitir à organização enxergar os problemas e corrigi-los, a fim de aumentar sua eficiência e, com efeito, melhorar o seu desempenho econômico-financeiro.

O Business Process Management (BPM ) - ou Gestão do Negócio por Processos - é, portanto, uma forma organizada de se administrar um negócio, sempre na direção de seus objetivos.
Mapeamento de Processos

O Mapeamento de Processos é um dos elementos da Metodologia BPM (Business Process Management) - ou Gestão de Negócios por Processos -, que, além da descoberta (mapeamento ) dos processos da organização, abrange a documentação dos processos que se quer mapear , a definição do nível de maturidade das atividades da empresa, o plano de comunicação, o estado de automação dos processos, o monitoramento dos processos através de indicadores de desempenho e de qualidade, e, entre outros, a modelagem de processos para se estabelecer um ciclo de melhoria contínua da organização com o objetivo de se atingir a excelência operacional.
Modelagem de Processos

Mapear processos de uma organização normalmente requer entrevistas das pessoas que nela trabalham, análise da documentação e registro das informações levantadas por meio de fluxogramas, colocando-se no papel o que é feito, como é feito, quem faz, documentos, materiais, recursos e equipamentos utilizados, enfim, ainda que o processo não esteja sendo feito da melhor maneira.

É depois de mapear os processos da organização que se implementa a fase de modelagem de processos, quando se discute as oportunidades de melhoria identificadas no mapeamento de processos, reformulando os processos para ajudar à organização a melhorar sua estrutura, seu fluxo de trabalho, o uso de recursos humanos e materiais, a relação entre as pessoas, o treinamento de novos funcionários, e tudo mais, principalmente se a organização optar por uma administração baseada em gestão por processos, caso em que as decisões passarão a ser tomadas em função dos resultados de monitoramento dos processos por meio de indicadores de desempenho. Em uma gestão por processos, todos os processos, ou ao menos os processos-chave, da organização deverão ser monitorados, acompanhados e avaliados por métricas capazes de mostrar se o processo está indo bem ou não.

Uma organização sempre tem objetivos estratégicos, e destes objetivos é que são desdobrados os indicadores de desempenho dos processos, cujos resultados estão diretamente relacionados com o desempenho da organização.

O BPM - Business Process Management -, ou Gestão do Negócio por Processos, por meio de indicadores de desempenho, fornece à administração do negócio uma visão global dos processos da empresa e de seus resultados, possibilitando a tomada de decisões racionais, com base nestes dados.

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Gestão de Negócios por Processos (BPM – Business Process Management)

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