Gestão de Negócios e Valorização da Empresa

Laboratório de Finanças
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  • Pós-Graduação
  • São paulo
  • 460 horas letivas
Descrição

Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do LABFIN e do PROVAR, tendo como coordenadores gerais os professores: Prof. Dr. José Roberto Securato - Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA/USP. Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo - Diretor Presidente da Fundação Instituto de Administração, Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA/USP. Em uma economi.
Dirigido a: Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do LABFIN e do PROVAR, tendo como coordenadores gerais os professores: Prof. Dr. José Roberto Securato - Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA/USP. Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo - Diretor Presidente da Fundação Instituto de Administração, Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA/USP. Em uma economia de mercado há dois importantes direcionadores na gestão das organizações: o mercado e os recursos

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São Paulo
Rua Navarro de Andrade, 152 - Pinheiros, 05418-020, São Paulo, Brasil
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Programa

Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do LABFIN e do PROVAR, tendo como coordenadores gerais os professores:

Prof. Dr. José Roberto Securato - Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA/USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo - Diretor Presidente da Fundação Instituto de Administração, Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA/USP.

Em uma economia de mercado há dois importantes direcionadores na gestão das organizações: o mercado e os recursos financeiros advindos desta dinâmica. Em outras palavras o mercado é a força propulsora das relações que se estabelecem em termos monetários. A operação e o gerenciamento dos recursos humanos se definem a partir destas condições.

O PROVAR cuida exatamente dos aspectos relacionados ao mercado. O LABFIN, por sua vez, trata dos fluxos de recursos decorrentes da interação com o mercado. No vínculo entre estas duas competências se definem as demais, ou seja, recursos humanos e as operações propriamente ditas.

Com esta perspectiva e contando com o apoio de um amplo esforço de pesquisa os Programas oferecem atividades de educação executiva em áreas específicas, mercados e finanças, ou em segmentos decorrentes da sinergia entre as duas iniciativas.


Diferencial do curso:

O curso fornece uma visão abrangente das principais áreas de conhecimento necessárias para gerir uma empresa: finanças, marketing, gestão de pessoas e planejamento estratégico. O planejamento das estratégias terá aplicações práticas com o desenvolvimento de um "Business Plan" individual, que será o trabalho de conclusão do Curso.

Os alunos serão capacitados a analisar investimentos, criar estratégias para a proteção dos negócios e avaliar empresas.


Objetivos

O curso fornece uma visão abrangente das principais áreas de conhecimento necessárias para gerir uma empresa: finanças, marketing, gestão de pessoas e planejamento estratégico. O planejamento das estratégias terá aplicações práticas com o desenvolvimento de um Business Plan individual, que será o trabalho de conclusão do Curso. Os alunos serão capacitados a analisar investimentos, criar estratégias para a proteção dos negócios e avaliar empresas.


Público Alvo

Profissionais que desejam atualizar ou aprofundar os conhecimentos necessários para atuar em cargos de direção de empresas nacionais, multinacionais ou que queiram desenvolver o próprio negócio.


Metodologia

Consiste em aulas expositivas com aplicação de exercícios, exemplos e discussões de casos reais relacionados às mais modernas ferramentas de negócios e de gestão corporativa.

Os principais aspectos do curso incluem:
a) Análise dos cenários externos e internos de forma a identificar oportunidades e ameaças para o negócio.
b) Conhecimento das técnicas de gestão financeira, fontes de financiamento e avaliação de investimentos para possibilitar a tomada de melhores decisões na empresa.
c) Complementação e ampliação dos conceitos e as praticas de gestão nas áreas funcionais de pessoas, organização, finanças e marketing e questões fundamentais das avaliações das empresas em função das estratégias focadas na criação de valor para a empresa.


Corpo Docente

Integrado por professores devidamente titulados da FIA com ampla experiência de mercado; profissionais e palestrantes com notório saber na área de Administração.


Sistema de Avaliação

Para a aprovação no curso de Certificação Profissional em Gestão dos Negócios e Valorização da Empresa é necessário cumprir três requisitos: 1) Obter uma média final, por disciplina, igual ou superior a 7,0 (sete). Essa média é composta por uma prova e, em algumas disciplinas, prova e trabalhos com peso 7 para a prova e peso 3 para o trabalho; 2) Obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) na monografia; 3) Comprovar frequência de no mínimo 75% na carga horária do curso. Para o aluno que cumprir os requisitos é fornecido o Certificado de Conclusão de Curso.



Programa

- Avaliação de Ambiente e Cenários Econômicos



Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB - Produto Interno Bruto, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamentos. Avaliação de cenário econômico e de tendência.







- Planejamento Estratégico de Negócios



Definição de Planejamento Estratégico; As Questões Fundamentais do Planejamento Estratégico e Benefícios; Planejamento Estratégico X Plano de Negócios; Elaboração de Diagnóstico - Análise do Ambiente Externo: Identificação de Ameaças e Oportunidades; Elaboração de Diagnóstico: Identificação de Fatores Críticos de Sucesso do Negócio, Análise dos Pontos Fortes e Fracos das Funções Empresariais e Análise das Vantagens Competitivas; BSC -Balanced Scorecard: Modelo de Referência para Planejamento Estratégico.





- Análise dos Demonstrativos Financeiros



A importância da Contabilidade como um sistema de informações. O Balanço Patrimonial, DRE - Demonstração de Resultado do Exercício. Demonstração de Fluxo de Caixa. As novas alterações na lei das Sociedades Anônimas e seu impacto nos demonstrativos contábeis. Análise de Balanço e DRE. Análise vertical e horizontal. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, estrutura de capital, índices operacionais). Projeção de resultados.





- Gestão da Inovação e Criatividade



Conceitos; Bloqueios / Barreiras à Criatividade; Criatividade Individual; Características do Comportamento Criativo; Técnicas de Geração de Idéias; Identificação de Soluções; Liderança e Criatividade; O Administrador liderando Equipes Criativas.





- Mercado Financeiro e IPOs



Intermediação Financeira; Sistema Financeiro Nacional; Mercado Monetário; Mercado de Crédito; Mercado de Capitais; Mercado de Câmbio e IPO -Abertura do Capital de Empresas.





- Gestão Estratégica de Pessoas



Visão geral da gestão estratégica de pessoas; A importância da gestão estratégica de pessoas nas empresas; Fatores críticos da gestão estratégica de pessoas; O papel do gestor de RH nas organizações contemporâneas; Tendências de mudança na gestão de pessoas no Brasil e no mundo; contratação e rotatividade; treinamento, desenvolvimento e avaliação de carreira; gestão da remuneração.





- Estratégias e Decisões de Marketing



Fundamentos de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de marketing. O papel do marketing nas organizações; Segmentação, posicionamento e colocação no mercado; Marketing: produto, preço, promoção e distribuição; Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes. O Marketing usado na criação de novos negócios; Marketing e vendas para novos empreendimentos.





- Análise de Investimentos


Matemática Financeira; Fluxos de caixa para orçamento de capital.Custo médio ponderado de capital (CMPC).Técnicas de orçamento de capital: payback, payback descontado, VPL-Valor presente líquido, TIR - Taxa Interna de Retorno. Risco em análise de investimentos.



- Gestão Orçamentária e Custos



Relações custo-volume-lucro; ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro. Formação dos preços de venda e o cálculo de mark-up. Utilização gerencial dos efeitos custos e lucros nos negócios empresariais. Métodos de custeio; Avaliação de Estoques; Custos ABC - Activity Based Costing.


- Pesquisa e Dimensionamento de Mercado


Tipos fundamentais de Pesquisa de Marketing; Caracterização de Demanda de Mercado: Mercado Total, Mercado Potencial, Mercado Alvo; Técnicas de estimação de demanda presente e futura; Técnicas de estimação de curvas demanda-preço; Impacto da comunicação sobre a demanda; Tópicos avançados de estudos de sensibilidade



- Comportamento Organizacional



O novo ambiente de negócios; O individuo e a organização; Comportamento organizacional: definição e princípios; Responsabilidades, reordenamento e competitividade; Indivíduos, valores, atitudes, e satisfação com o trabalho; Personalidade e emoções; Percepção e tomada de decisões individuais; O indivíduo como agente de transformação; liderança e motivação; Fundamentos do comportamento de grupo; gestão de mudanças; administração do estresse.


- Plano de Negócios



Empreendorismo; Plano de Negócios: definição e estrutura geral; identificação e análise de oportunidades; plano operacional e gerencial; modelo de gestão; plano financeiro e elaboração de um plano de negócios.





- Planejamento Tributário e Fiscal



Gestão de impostos para pessoas jurídicas. Conceitos básicos (elisão, evasão e simulação) e escolha da melhor forma de tributação das pessoas jurídicas; Lucro Presumido e Real (recomendações e dicas), PIS/Cofins, ISS, juros sobre o capital próprio, fusões e aquisições; Fusões e aquisições (ágio/deságio, compensação de prejuízos fiscais), IOF em mútuo Intercompany, remessa ao exterior.





- Gestão e Posicionamento da Marca



Importância e função das marcas; Produto x marcas; As marcas mais valiosas no Brasil e no mundo; Surgimento das marcas; Desafios para a construção de marcas; Construção, manutenção e reposicionamento de marcas; Principais conceitos da marca: Brand equity, Identidade, Posicionamento, Personalidade, Caráter, Imagem; Estratégias de Marcas: Marcas guarda-chuva, Marcas múltiplas, Extensão de imagem, Estratégia mista, Co-branding, Trading-up/trading-down; Elementos de marca: Nomes de marca, Domínios na Internet, Logotipos e símbolos, Personagens, Slogans, Jingles, Embalagens e rótulos; Tendências na construção de marcas.





- Gestão Estratégica de Operações



Operações como ferramenta para a vantagem competitiva; Importância da gestão estratégica das operações para as organizações; A relação benefício x preço x custo; Desenvolvimento de uma estratégia de operações orientada ao cliente; Alinhamento estratégico das operações; Escolha das dimensões competitivas; Ferramentas e técnicas de gestão de operações; Desafios enfrentados na gestão de operações frente à competição global e o dinamismo das mudanças tecnológicas; Tendências na gestão de operações.





- Gestão do valor do Negócio



Avaliação de empresas; Avaliação pelo método de fluxo de caixa descontado; Avaliação por múltiplos; Gestão de valor pelo EVA / MVA.





- Gestão da Tecnologia de Informação



Os impactos que a TI tem exercido nos negócios; A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo; Sistemas de informação transacionais e gerenciais.

E-business, quadros de referência de gestão de TI. Principais tendências.





- Inteligência de Mercado



Ferramentas e técnicas suportando a formulação de estratégias; capacitação gerencial e os processos decisórios que viabilizam a implantação de estratégias. Análise setorial, cadeia de valor, posicionamento competitivo e análise dos competidores. Elaboração de competências essenciais e alavancagem de recursos organizacionais.





- Gestão de Projetos



Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais; Razões para falhas em projetos; Definição de escopo de objetivos de projetos; Interação cross-functional; Seleção da equipe e gestor do projeto; Planejamento de projetos; Diagrama de redes de projetos; Seqüência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto: PERT e CPM; Considerações que os gerentes devem se atentar na avaliação de risco de um projeto; Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado; Cronograma de projeto de mínimo custo; Análise custo x tempo; Monitoramento e controle de projetos.





- Gestão do Capital de Giro



A tesouraria como gestora das disponibilidades da empresa. Acompanhamento de projeção do fluxo de caixa e planejamento financeiro. Análise do fluxo de caixa. Como o fluxo de caixa e o lucro se inter-relacionam. Como se formam as taxas de juros. As principais operações de captação de curto prazo. Aplicações de curto prazo. Os conceitos básicos. Os principais produtos. Estratégias de investimento dos recursos de curto prazo.





- Gestão de Crédito



Conceito e finalidade do Crédito; O conhecimento do cliente e as informações importantes para avaliação; A visita de Crédito; Credit Scoring; O processo de Crédito - encaminhamento e etapas de aprovação; Atribuição de rating; Análise de grupos econômicos; O parecer econômico-financeiro.





- Gestão de Hedge dos Negócios



Riscos financeiros e cambiais; Riscos operacionais; Principais Derivativos Financeiros e Cambiais e Principais estratégias de hedge.





- Técnicas de Negociação



Negociação: principais conceitos e importância; Princípios da negociação; O processo de negociação; A comunicação na negociação; Variáveis básicas da negociação; Habilidades em negociação; Planejamento/fases da negociação; Estilos na negociação de conflitos; Estratégias e táticas da negociação.




- Jogos de Empresas

Simulação de Gestão Empresarial em um Mercado Globalizado. Tomada de Decisões Estratégicas Operacionais Interligadas; Avaliação dos Impactos nos Resultados.

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