Gestão de Faturamento SUS - Ambulatorial e Hospitalar: Reduzindo as Glosas e Maximizando os Resultados

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Descrição

Discutir os principais conceitos de faturamento. Levantar as principais questões que podem garantir a totalidade dos recursos possíveis. Apresentar a mecânica de como funciona o faturamento (Ambulatorial e Hospitalar). Identificar a estrutura funcional do atendimento ao envio para o DATASUS. Entender e conhecer os pontos vitais para o bom funcionamento do setor. Rever a política de captação dos atendimentos objetivando novas prestações de serviços e conseqüentemente maior diversidade e oferta de serviços.
Dirigido a: Administradores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores e demais profissionais envolvidos na gestão de faturamento SUS e gestão de áreas produtivas.

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Programa

I) PRÉ-FATURAMENTO E FATURAMENTO:

1. O Sistema Único de Saúde
1.1. O que é e como funciona
1.2. Objetivos
1.3. Portarias: A condução e a condição do SUS (entendendo a dinâmica e a gestão das portarias)
1.4. Hierarquia
1.4.1. Estrutura organizacional
1.5. Estrutura Institucional e decisória do SUS
1.5.1. Comissões Intergestores: Bipartite e Tripartite
1.5.2. Conselho Nacional de Saúde
1.5.3. Conselhos Estaduais de Saúde
1.5.4. Conselhos Municipais de Saúde
1.6. Fundo a fundo
1.7. Blocos de Financiamentos do SUS
1.8. Informação e informatização
1.8.1. O que é um sistema
1.8.2. Qual a diferença entre programa e sistema
1.9. A regulamentação dos programas
2. Faturamento e seus objetivos em uma organização.
3. O faturamento em uma instituição de saúde.
4. O setor de faturamento em uma instituição de saúde.
5. O processo de gestão de faturamento em uma instituição de saúde.
6. Tipos de Faturamento.
7. Fluxograma das informações: Do Ministério para o Ministério
8. Classificação de um atendimento / procedimento
8.1. Tipos de faturamento: Ambulatorial (BPA), Hospitalar (SISAIH) e APAC
8.1.1. Conceitos
8.1.2. Direcionamento burocrático para obter habilitação de faturamento do procedimento
9. Faturamento e seu objetivo em uma organização
9.1. Fidelidade no repasse das informações, a chave para investimentos e contemplação de novos recursos
9.2. O que é cabível a Assessoria, ao Faturamento Central e as unidades
9.2.1. A troca de informações entre os três blocos
9.3. O setor de Faturamento em uma instituição de saúde
10. Condições para o bom funcionamento do setor de Faturamento (Central e unidades)
10.1. Ambiente, equipamento (informatização)
10.2. Pessoal: Competência e habilidade, comprometimento e disponibilidade
10.3. O conhecimento em informática: Necessidade e garantia da qualidade da informação
11. Aspectos do processo de faturamento e sua mecânica em uma instituição de saúde
11.1. Tratamento da informação
11.1.1. Mapeamento das possibilidades de produção. A comunicação entre os Faturistas e a equipe técnica em saúde junto aos sistemas
11.2. Organograma do faturamento
11.3. Direcionamento sistêmico de um procedimento
11.4. O intercâmbio entre o faturamento central, as unidades e as Áreas Produtivas
11.5. O trabalho do faturamento central e das unidades
12. O processo de Auditoria Interna e as ações corretivas para as glosas.
12.1. A descentralização dos sistemas
12.2. A crítica da produção antes da Central
13. Análise SWOT do processo de Gestão de Faturamento
14. O “pulo do gato”
14.1. O arquivo leiame
14.2. A segurança de um backup
14.3. A boa vontade em pensar adiante buscando soluções rápidas e menos trabalho
14.4. Ir “além” dos sistemas