Gestão do Currículo e da Aprendizagem para Professores do Ensino Médio

Universidade Católica de Brasília
A distância

R$6.124
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • A distância
  • 436 horas de estudo
Descrição

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Currículo e da Aprendizagem para Professores do Ensino Médio - GEPEM - tem como objetivo proporcionar aos professores desse nível escolar experiências de estudo e aprendizagem nas quais tenham a oportunidade de construir conhecimentos e aplicá-los no contexto da sala de aula.
Dirigido a: Professores com formação superior em qualquer área do conhecimento.

Informação importante

Programa

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Currículo e da Aprendizagem para Professores do Ensino Médio - GEPEM - tem como objetivo proporcionar aos professores desse nível escolar experiências de estudo e aprendizagem nas quais tenham a oportunidade de construir conhecimentos e aplicá-los no contexto da sala de aula.

O curso vem contribuir para a formação de professores, promovendo o desenvolvimento de competências para:

·compreender o contexto e os princípios da reforma do Ensino Médio, com ênfase nos conceitos de interdisciplinaridade, contextualização e competências, a partir de situações de aprendizagem que permitam entender como e porque se aprende;
·propor, identificar ou produzir situações de aprendizagem que levem em conta questões relevantes do mundo contemporâneo ou condições relevantes da história de vida e da origem sócio-cultural de seus alunos, como contextos significativos dos conhecimentos de sua área ou especialidade disciplinar;
·gerenciar sua sala de aula e o processo de aprendizagem de modo mais sintonizado com as Diretrizes e Parâmetros Curriculares do Ensino Médio;
·efetuar a transposição didática do conhecimento de uma área ou disciplina para a situação de sala de aula, selecionando, ordenando, organizando e dando significado ao conhecimento, de acordo com as características de aprendizagem e necessidades de vida dos seus alunos;
·propor usos da tecnologia da informação em sala de aula a partir da análise e incorporação da experiência que viveu no curso;
·utilizar os recursos da tecnologia da informação para seu próprio desenvolvimento profissional;
·avaliar seu desenvolvimento pessoal e profissional e propor um plano de autogestão de sua educação continuada.


Professores com formação superior em qualquer área do conhecimento.

O material didático do curso é organizado em sete Unidades de Estudo Autônomo (UEAs), que são as disciplinas, constituídas de hipertexto e disponibilizadas através da Internet. As unidades articulam os contextos relevantes para o professor com as áreas do conhecimento e das disciplinas que as compõem, tal como definido nas Diretrizes e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

·O Novo Ensino Médio: um desafio
·Identidade Individual e Coletiva
·Cidadania Científica
·Trabalho, Projeto de Vida e Empregabilidade
·Cidadania: Diversidade e Pluralismo
·Fronteiras do Conhecimento e Incerteza
·Trabalho de Conclusão do Curso



Além das disciplinas acima, o curso oferece a disciplina optativa: Metodologia do Ensino Superior. Para cursar essa disciplina, o aluno deverá pagar o valor equivalente a uma disciplina regular do curso, cujo cálculo é feito com base no valor do curso à época da solicitação de matrícula.

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais