GESTÃO DO CONHECIMENTO

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Descrição

Fornecer uma nova visão baseada no aprendizado e na criatividade, para potencializar o desenvolvimento das pessoas, e conseqüentemente, das empresas.
Dirigido a: Para executivos, líderes, gerentes e subordinados em empresas que estejam vivendo processos de Mudança. Também aos alunos em realização do Estágio Supervisionado, com 'situação problema' relacionado ao assunto/ tema deste curso.

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Programa

Carga Horaria Carga Horária: 8 Horas

Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 18h

Objetivo

Fornecer uma nova visão baseada no aprendizado e na criatividade, para potencializar o desenvolvimento das pessoas, e conseqüentemente, das empresas.

Público Alvo

Para executivos, líderes, gerentes e subordinados em empresas que estejam vivendo processos de Mudança. Também aos alunos em realização do Estágio Supervisionado, com "situação problema" relacionado ao assunto/ tema deste curso.

Programa

A economia e competitividade estão baseadas no conhecimento?
São muitos os sinais de que o conhecimento, em suas várias formas, se tornou determinante do sucesso, para fazer frente a competitividade, tanto das empresas quanto das pessoas. Vivemos um ambiente econômico com base e fundamento no conhecimento, em que a gestão pró-ativa do conhecimento adquire um papel central. É difícil estabelecer limites para a forma como os termos conhecimento, competência, aprendizado e habilidade, criatividade, capital intelectual, capital humano, tecnologia, capacidade inovadora, ativos intangíveis e inteligência empresarial, entre outros, são empregados no dia-a-dia empresarial e da literatura gerencial.
A área de Recursos Humanos está finalmente, conquistando mais espaço?
Acentua-se a semelhança entre a indústria tecnológica com os modelos de gestão e suas ferramentas - ambos são guiados pela moda, pelo senso de vanguarda, antecipando-se aos acontecimentos ainda no âmbito das tendências. Ás vezes algumas novidades realmente mudam as coisas... Transformar pessoas no diferencial competitivo é o grande desafio da área de Recursos Humanos.

Nesta ótica, o que é Gestão por Competências?
Consiste em olhar as pessoas como parte forte na relação entre capital e trabalho. No aspecto macro da Administração Holística é alinhar as habilidades de Ser/ Fazer/ Agir de cada pessoa, à visão estratégica do negócio. Na ótica individual, consistem no conjunto de conhecimentos, habilidades a atitudes. De acordo com as tendências este modelo vem se definindo como um dos mais adequados aos novos tempos: O da competitividade.

O que é Competência?
No cenário atual, onde as organizações estão inseridas num ambiente de maior competitividade, onde se tornou vital o fazer mais, melhor ao menor custo, possíveis, o mundo volta-se para o tema Competência. Trata-se de uma maneira de lidar com o cotidiano, de forma a possibilitar a formação do capital intelectual de uma instituição, maximizando os talentos existentes e em potencial.

O que é Desenvolvimento de Pessoas? Na questão puramente semântica, significa desembrulhar - "tirar do invólucro". Numa abordagem mais ampla, pode significar como inovação e força motriz no processo dinâmico da gestão de pessoas.

Quais os principais modelos de aprendizagem, já desenvolvidos?
Os mais importantes seriam: O modelo Behaviorista, O Modelo Cognitivo e o Modelo do Aprendizado Experiencial. Umas descrições suscinta destes modelos de aprendizagem serão vistos na evolução deste curso.

Ementa: Apresentar o conceito de gestão do conhecimento; A revolução da informação, acentuada nestes novos tempos; Como dominar a equação da informação-conhecimento-sabedoria; O conhecimento invade o mundo empresarial e passa a ser a única alternativa para o desenvolvimento das empresas e, conseqüentemente, das pessoas; A gestão do conhecimento como grande desafio na administração de carreira.

Pré-Requisito: Vivência de trabalho no ambiente corporativo (profissional), ou Alunos em Estágio Supervisionado de Nível Superior, por ocasião do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, diagnóstico relacionado ao tema, para atender às ações previstas na interpretação conceitual, por ocasião das considerações finais do Relatório Final da pesquisa: Trabalho de Conclusão de Curso.


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