Gestão do Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Universidade Católica de Brasília
A distância

R$7.194

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • A distância
  • 556 horas de estudo
Descrição

O curso de especialização em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais responde a uma demanda crescente dos novos tempos: a maior articulação entre o mundo empresarial e a área internacional. As perspectivas de inserção mais ativa do Brasil no mercado global pedem a presença de profissionais com especialização voltada para o mercado externo.
Dirigido a: Graduados em qualquer área que buscam desenvolver competências relacionadas com as atividades de comércio exterior e negócios internacionais. Destina-se também a liderança do setor público para organizar ações estratégicas internacionais de estado e municípios; consultores e assessores das diversas áreas do comércio internacional; analistas jurídicos que lidam com a legislação aplicável ao comércio entre países e blocos econômicos.

Informação importante

Programa

O curso de especialização em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais responde a uma demanda crescente dos novos tempos: a maior articulação entre o mundo empresarial e a área internacional. As perspectivas de inserção mais ativa do Brasil no mercado global pedem a presença de profissionais com especialização voltada para o mercado externo.

O mercado de trabalho para o profissional de comércio exterior é vasto e está em franca expansão, devido à integração crescente do Brasil no ambiente internacional e à diversidade de funções que proporciona este mercado. Assim, profissionais ligados à área de comércio exterior, estão, cada vez mais, sendo requisitados por empresas que buscam a projeção no mercado externo ou que têm como necessidade a utilização de importados na sua cadeia produtiva.

A implantação do curso de especialização em Gestão do Comércio Exterior e Negócios Internacionais na Universidade Católica Virtual demonstra, com clareza, a sintonia dessa instituição com o futuro. Demonstra que ela está atenta e inteirada de todo o cenário acima descrito quanto à dinamização que acontece no mundo e, ainda, em consonância com as ações do governo federal no sentido de formular, implementar e desenvolver ações estratégicas que aumentem a participação brasileira no comércio mundial, com ênfase nas exportações.

O curso proporcionará o conhecimento dos fundamentos e as principais ferramentas e metodologias da Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais. Além disso, habilitará o profissional para atuar em um mercado globalizado e competitivo, fornecendo uma visão ampla do comércio exterior, construindo conhecimentos específicos e desenvolvendo competências práticas para o exercício da profissão, tais como: realização dos processos de importação e exportação, gestão das operações de câmbio e finanças internacionais, aplicação correta da legislação aduaneira como suporte à tomada de decisões, planejamento logístico do comércio exterior, criação e implementação de estratégias de negócios internacionais, compreensão das políticas ambientais no Sistema GATT/OMC, entre outras.


Graduados em qualquer área que buscam desenvolver competências relacionadas com as atividades de comércio exterior e negócios internacionais. Destina-se também a liderança do setor público para organizar ações estratégicas internacionais de estado e municípios; consultores e assessores das diversas áreas do comércio internacional; analistas jurídicos que lidam com a legislação aplicável ao comércio entre países e blocos econômicos.


O material didático do curso é organizado em 9 (nove) Unidades de Estudo Autônomo (UEAs), que são as disciplinas, constituídas de hipertexto e disponibilizadas por meio da Internet.

·Fundamentos Econômicos de Comércio (60h)
·Fundamentos Jurídicos e Tributação no Comércio Exterior (60h)
·Sistemática do Comércio Exterior e Operações de Exportação, Importação e de Câmbio (90h)
·Negociação Internacional, Empreendedorismo e Ética (60h)
·Consultoria e Tópicos Especiais em Gestão (90h)
·Gestão de Logística Internacional (30h)
·Gestão de Marketing Internacional (60h)
·Comércio Exterior e Meio Ambiente (30h)
·Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (60h)

Além das disciplinas acima, o curso oferece a disciplina optativa: Metodologia do Ensino Superior. Para cursar essa disciplina, o aluno deverá pagar o valor equivalente a uma disciplina regular do curso, cujo cálculo é feito com base no valor do curso à época da solicitação de matrícula.