GESTÃO COMERCIAL

FAL - Faculdade de Natal
Em Candelária

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  • Tecnólogo
  • Candelária
  • Duração:
    5 Semestres
Descrição

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais para o desempenho de atividades de gestão na área de varejo, capacitando-os a monitorar, através do planejamento e do uso de tecnologias, a competitividade e o sucesso de seus empreendimentos.
Dirigido a: O Tecnólogo em Gestão Comercial incorpora conhecimentos e habilidades para interagir com diversos grupos de pessoas de diferentes níveis sócio-culturais que o credencia a desenvolver profundo conhecimento de mercado, utilizando dados quantitativos e qualitativos para exercer análise, planejamento e implementação de programas mercadológicos.

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Candelária
Alameda Das Mansões, 2110, 59064-740, Rio Grande do Norte, Brasil
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Programa

O CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais para o desempenho de atividades de gestão na área de varejo, capacitando-os a monitorar, através do planejamento e do uso de tecnologias, a competitividade e o sucesso de seus empreendimentos. Neste sentido, possibilita a esses profissionais perceberem-se como agentes transformadores do processo produtivo e da sociedade como um todo, a partir da construção de conhecimentos, habilidades e da formação de atitudes que permitam seu preparo técnico para o diagnóstico e a intervenção nos processos do segmento varejista.
Tem como objetivo geral capacitar o aluno para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do comércio de varejo, utilizando as mais modernas técnicas de gestão focadas no melhor atendimento ao cliente, na otimização do mix de produto, na administração de estoques, na logística de distribuição, na sistemática de preços e promoções, nas negociações, na pesquisa de mercado, no comércio eletrônico e no respeito aos direitos do consumidor, bem como na utilização do planejamento participativo e do controle de resultados.


FINALIDADE E OBJETIVOS DO CURSO

Para o alcance de sua finalidade e de seu objetivo geral, o Curso tem como objetivos específicos:

Fornecer subsídios para que profissionais que já atuam ou pretendem atuar no segmento varejo sejam preparados para responder às demandas de uma nova configuração de mercado.
Preparar o profissional para a compreensão das tendências do segmento varejista e do novo ambiente econômico.
Possibilitar o uso de soluções tecnológicas e definições de estratégias competitivas voltadas para o sucesso de marcas e produtos.
Abordar de forma clara e prática novos modelos de gestão.
Despertar a visão abrangente sobre o empreendedorismo para desenvolver, planejar e avaliar novos negócios no segmento varejista.
Incorporar conhecimentos e habilidades para interagir com diversos grupos de pessoas de diferentes níveis sócio-culturais que o credencia a desenvolver profundos conhecimentos de mercado.
Estimular a visão sistêmica e estratégica compreendendo o todo organizacional e sua interação com o ambiente externo objetivando promover ganhos de competitividade para as organizações varejistas.
Despertar a vontade de aperfeiçoar a prática da gestão das organizações, visando assegurar níveis de competitividade e de legitimidade frente às transformações que vêm ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações.
Incentivar o desenvolvimento de uma compreensão crítico-holística-interdisciplinar dos fenômenos e processos organizacionais que se reflita numa atuação mais condizente com o potencial de conhecimentos produzidos pelas tecnologias de gestão e com a realidade sócio-política em que está inserida a organização.
Estimular a formação de uma postura investigativa e de produção de conhecimentos, além da de aplicador crítico.
Conscientizar o profissional no sentido de realizar práticas de ética e cidadania
Oportunizar a vivência profissional pela inserção do aluno no mundo do trabalho, através do desenvolvimento de atividades práticas, ao longo do Curso.

PERFIL PROFISSIONAL

O Tecnólogo em Gestão Comercial incorpora conhecimentos e habilidades para interagir com diversos grupos de pessoas de diferentes níveis sócio-culturais que o credencia a desenvolver profundo conhecimento de mercado, utilizando dados quantitativos e qualitativos para exercer análise, planejamento e implementação de programas mercadológicos.

Receberá também uma sólida formação geral e humanística, permitindo ao mesmo, diante de uma situação complexa e tendo em vista as finalidades necessárias, agir com os seguintes critérios: identificar pontos relevantes apresentados; mobilizar os recursos disponíveis para o encaminhamento da solução, articular esses recursos e os pontos identificados como relevantes e tomar a melhor decisão ou fazer o encaminhamento mais adequado.

Para tanto, este profissional deverá desempenhar as seguintes competências gerais:

Visão crítica sobre relação mundo do trabalho, indivíduo e sociedade.
Compreensão dos contextos e cenários em que se insere.
Aplicação, de forma crítica, dos conhecimentos e técnicas que melhor atendam às peculiaridades do negócio.
Estabelecimento e manutenção de ocorrência de relações interpessoais construtivas.
Atuação profissional pautada em princípios éticos.
Responsabilidade social, justiça e ética profissional.
Compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.
Autonomia profissional e intelectual.
Consciência cultural para preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade;
Adaptação às novas e emergentes demandas do mercado em consonância a competência teórico - pratica.
Capacidade para trabalhar em equipe.
Iniciativa para a tomada de decisão sobre intervenções e aplicação de medidas técnicas adequadas.
Desenvolver e utilizar a metodologia de projeto para a otimização do gerenciamento da organização.
Definir, acompanhar e avaliar um Programa de Desenvolvimento coerente com a cultura organizacional e o desenvolvimento humano.
Reconhecer a importância e a necessidade da auto-estima, valorizando e assumindo atitudes positivas diante da vida.
Posicionar-se frente às mudanças no mundo do trabalho e quanto às perspectivas de vida profissional.


Deverá, também, desempenhar as competências específicas, abaixo relacionadas:

Identificar a organização e os processos próprios de uma empresa de varejo, as possibilidades e as diferentes demandas de mercado.
Identificar e formular estratégias próprias da área de varejo e o seu desdobramento em metas.
Organizar um plano de marketing e elaborar estratégias para a sua execução;
Caracterizar os diferentes sistemas de qualidade e produtividade, respeitando as diretrizes da organização.
Demonstrar visão estratégica relativa às políticas da gestão de varejo, de forma que reconheça a importância do gerenciamento de pessoas como um diferencial de competição empresarial.Analisar os temas ligados à micro e macro-economia, no contexto da empresa, da produção e do mercado, relacionando-os com os principais aspectos contemporâneos da economia mundial.Apresentar críticas construtivas e sugestões visando aprimorar a qualidade do trabalho.
Produzir de forma completa, legítima e compreensível relatórios e documentos específicos a serem enviados.Identificar e compreender a estrutura e funcionamento de uma organização na área de varejo, conhecendo seus objetivos sociais e operacionais.Compreender contextos e cenários em que se insere a organização.Conhecer a cultura da organização, sua estrutura, políticas e a interdependência de seus processos.Pautar suas atuação profissional em princípios éticos.Focar sua atuação no negócio da organização e nas pessoas que a fazem.Desenvolver a capacidade de raciocínio estatístico, através de vivências problematizadoras que o profissional encontra no seu cotidiano.Conhecer os recursos tecnológicos operacionais que poderão facilitar e dinamizar o desempenho profissional do gestor varejista e a sua aplicação no cotidiano.Comunicar-se e expressar-se de forma correta em documentos específicos.
Utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e informações matemáticas.
Operar sistemas informatizados, utilizando-se das inovações tecnológicas para a organização do trabalho.

O profissional egresso do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da FAL poderá atuar nos seguintes cargos ou funções:

Gerência de pequenas, médias e grandes redes do setor varejista.
Empreendedor ou empresário do setor varejista.
Gerência de logística e estoques de pequenas, médias e grandes redes do setor varejista.
Gerência de suprimentos de pequenas, médias e grandes redes do setor varejista.
Consultor de marketing.
Gerência de vendas.
Supervisão de vendas.
Assistência de Marketing e Varejo.
Coordenação de Marketing e Varejo.


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