GESTÃO DE CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA©

Curso

In company

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    In company

Fornecer aos participantes os fundamentos e os instrumentos básicos de formação de cadastro, análise de crédito e cobrança de inadimplentes, em um curso condensado sobre o assunto. O curso será desenvolvido basicamente através da exposição de conceitos e exemplos em aula, com discussão, resolução de caso.. Dirigido a: gerentes, encarregados e analistas de cadastro, crédito e/ou cobrança, bem como a profissionais das áreas financeira, de controladoria e de auditoria, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função na empresa.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Carga Horaria Carga Horária: 8 Horas

Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 18h

Objetivo

Fornecer aos participantes os fundamentos e os instrumentos básicos de formação de cadastro, análise de crédito e cobrança de inadimplentes, em um curso condensado sobre o assunto.
O curso será desenvolvido basicamente através da exposição de conceitos e exemplos em aula, com discussão, resolução de casos e debates. Serão estudados, analisados e comentados casos essencialmente práticos com atendimento individualizado às necessidades e dúvidas dos treinandos.

Público Alvo

Este curso é dirigido a gerentes, encarregados e analistas de cadastro, crédito e/ou cobrança, bem como a profissionais das áreas financeira, de controladoria e de auditoria, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função na empresa.

Programa

Introdução
Em um mundo de negócios em rápida mutação, o sucesso depende de informação confiável e objetiva. É justamente essa a grande utilidade da informação comercial. Essencial para o estudo eficaz e adequado do crédito eficaz é a qualidade do pedido de crédito. Este deve proporcionar ao departamento de crédito informações suficientes para se iniciar o relacionamento com um novo cliente e estabelecer o limite de crédito.
A intensa competitividade está levando as empresas a liberarem suas políticas de crédito em uma taxa espantosamente rápida. Como resultado, as empresas estão incorrendo em riscos de crédito mais elevados do que jamais incorreram. E elas devem continuar a incorrer nestes seus riscos com o objetivo de sobreviverem.
No atual ambiente de negócios, o fluxo de dinheiro é o sangue vital de qualquer empresa. Infelizmente, os guardas da linha de frente que controlam em grande escala esse sangue vital têm pouco ou nenhum treinamento nas estratégias e procedimentos que mantém o fluxo em movimento. Essas são as pessoas que manejam a cobrança de clientes devedores, bem assim a manutenção de arquivos de contas a receber.

* Constituição da ficha cadastral
1. Informações do próprio cliente
2. Informações de terceiros
3. Informações internas
* Quais as informações relevantes de pessoa jurídica
* Quais as informações relevantes de pessoa física
* Importância dos documentos para elaboração da ficha cadastral
* Interdependência entre crédito e vendas
* Os C's do crédito
* Importância da visita aos clientes prospectivos e correntes
* Classificação de riscos de crédito - rating
* Garantias na concessão de crédito
* Análise de liquidez e solvência - recuperação judicial e falência
* Análise de golpes, estelionatos, fraudes, problemas e riscos em crédito
* Relacionamento crédito/cobrança
* Classificação dos atrasados
* Legislação básica envolvendo cobrança
* Cobrança extrajudicial
1. Programa de correspondências
2. Cobrança por telefone
3. Programa de visitas pessoais
4. Serviços externos de cobrança
* Recebimento de cheques de terceiros - como proceder
* Dação em pagamento - recebimento de bens como pagamento

GESTÃO DE CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA©

Preço para verificar