Gestão Ambiental

Graduação

Em Três Passos e Santa Rosa

R$ 14.280

Descrição

  • Duração

    5 Semestres

vNas últimas décadas, as discussões sobre questões ambientais têm sido crescentes e vêm se tornado um importante campo de atuação para governos, indústrias, grupos sociais e indivíduos. A busca pela sustentabilidade socioambiental representa um dos maiores desafios neste início de século. Dirigido a: Diante disso, a universidade, como instituição que se preocupa com a formação de profissionais que respondam aos desafios de novos tempos, oferece uma nova modalidade de curso - o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, considerando a emergência de formar profissionais capacitados para assumir a gestão ambiental.

Instalações

Localização

Início

Santa Rosa (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rs 344, Km 39 Cp 489 Santa Rosa - Rs 98.900-000, 98.900-000

Início

Consultar
Três Passos (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Ricardo Rücker, 235 Centro Três Passos - Rs 98.600-000, 98.600-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Nas últimas décadas, as discussões sobre questões ambientais têm sido crescentes e vêm se tornado um importante campo de atuação para governos, indústrias, grupos sociais e indivíduos. A busca pela sustentabilidade socioambiental representa um dos maiores desafios neste início de século. Formar profissionais capacitados para assumir a gestão ambiental é a proposta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Histórico
A UNIJUÍ possui uma trajetória significativa como promotora e organizadora de eventos regionais e nacionais, realizados especialmente no Campus Santa Rosa, cujo objetivo é disseminar saberes ambientais. Inicialmente, foram realizadas as Semanas de Educação Ambiental, que tiveram início no ano de 1993, tendo como eixo articulador Sustentabilidade: compromisso com a vida.

A partir do ano 2002, paralelo às Semanas de Educação Ambiental, passaram a ser realizados Fóruns Nacionais do Meio Ambiente. Desde então, palestrantes de renomadas universidades, de diferentes partes do Brasil, realizam conferências e painéis, partilhando suas experiências. São eventos liderados pela Universidade que, no seu planejamento e realização, contam com o envolvimento de diferentes entidades regionais, contribuindo para articular atores sociais, principalmente da região, para o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental.

Essas realizações visam sensibilizar e mobilizar a comunidade regional para o desenvolvimento de ações que possibilitem a recuperação e conservação ambiental.
Neste sentido, numa iniciativa dos Departamentos de Biologia e Química, de Ciências Sociais e de Estudos da Administração, foi proposta a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, na modalidade presencial, cuja primeira oferta está prevista para o Vestibular Verão 2009, no Campus Santa Rosa.


Objetivos

Geral

* Capacitar profissionais para desempenhar funções de Gestão Ambiental em órgãos governamentais, organizações não-governamentais, em empresas privadas, com conhecimentos sólidos para incorporar a variável ambiental nas organizações, propondo soluções técnico-científicas-gerenciais, desenvolver metodologias e ações voltadas para a preservação, proteção, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

* Atuar em diferentes segmentos da área ambiental (urbano e rural), incluindo planejamento e diagnóstico socioambiental em sistemas públicos e privados.

* Participar no gerenciamento e sistemas de auditoria ambiental e na elaboração de estudos e relatórios de impactos ambientais(EIA/RIMA).

* Planejar e propor políticas e programas de educação ambiental contribuindo para a sustentabilidade socioambiental.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O contínuo crescimento e desenvolvimento de processos de industrialização e de tecnologias, associados ao crescimento populacional e às novas demandas sociais, nos traz presente a necessidade de buscar alternativas que minimizem os impactos ambientais decorrentes das diferentes formas de intervenções que geram impactos ambientais.

Nas últimas décadas, as discussões sobre questões ambientais têm sido crescentes e vêm se tornado um importante campo de atuação para governos, indústrias, grupos sociais e indivíduos. A busca pela sustentabilidade socioambiental representa um dos maiores desafios neste início de século. Muitas indústrias experimentam mudanças radicais com implicações significativas, principalmente com a introdução das normas de gestão de qualidade ambiental, a exemplo da série ISO 14.000.

É neste contexto, que o tema ambiente ganha grande visibilidade neste início de século, quando a humanidade presencia um acelerado esgotamento dos recursos naturais num ritmo sem precedentes. Os meios de comunicação têm se encarregado de divulgar as grandes catástrofes ambientais, naturais ou aquelas provocadas pelos humanos. Essa realidade exige aprofundamento de conhecimentos sobre os impactos ocasionados pelas atividades produtivas, o que possibilita a seleção mais adequada de indicadores que minimizem os impactos dessas ações e viabilize um Sistema de Gestão Ambiental.

Diante disso, a universidade, como instituição que se preocupa com a formação de profissionais que respondam aos desafios de novos tempos, oferece uma nova modalidade de curso - o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, considerando a emergência de formar profissionais capacitados para assumir a gestão ambiental.
Áreas de atuação do egresso

O campo de atuação dos formados no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental compreende:

* prefeituras municipais;

* empresas públicas e privadas;

* Compreender e dominar atividades de levantamento de dados e mapeamento, utilizando as tecnologias como o sensoriamento remoto, o mapeamento digital, a fotogrametria, o processamento digital de representações cartográficas, os sistemas de informações geográficas e os sistemas de posicionamento por satélite, aplicados aos campos de topografia, cartografia, Geociências e Meio Ambiente e às análises espaciais. A partir do conjunto de conhecimentos de levantamento de dados coletados por sensores orbitais e transportados ou instalados no solo, após processados com equipamentos e programas da tecnologia da informação, ter capacidade para produzir mapas dos mais diversos tipos ou bases de dados necessários a atividades tais como as de planejamento do território, planejamento ambiental e de recursos naturais, cadastros multifinalitários, levantamento de informações socioeconômicas, gerenciamento ambiental, de processos agrícolas, sistemas de transportes, entre outras. Além de estar apto a refletir sobre estas práticas e produzir conhecimento científico a elas referente;

* cooperativas;

* instituições de pesquisa;

* empresas de consultoria ambiental;

* enfim, instituições que atuam na regulação e controle das questões ambientais e de forma geral, toda organização cujos processos produtivos requeiram proteção, conservação e recuperação do meio ambiente.

Além disso, o referido profissional terá qualificação suficiente para criar e consolidar projetos para organizações de acordo com as habilitações legais, assim como atuar como assessor e consultor destas.

Gestão Ambiental

R$ 14.280