Graduação

Em Palmas

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Palmas

  • Duração

    4 Semestres

O curso tem por objetivo geral formar profissionais com uma postura técnica pró-ativa dentro de uma visão holística para atuação no vasto campo de aplicação da Gestão Ambiental, nas empresas privadas, públicas e do terceiro setor contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Tocantins e Região. Dirigido a: Estudar o meio ambiente e os processos produtivos com o objetivo de buscar soluções de baixa emissão de poluentes, capazes de estudar impactos ambiental em obras e elaboração e execução de projeto de recuperação de áreas devastadas ou degradadas.

Instalações

Localização

Início

Palmas (Tocantins)
Ver mapa
Avenida Teotônio Segurado Lt 01 - Bairro Centro (Qd 1402 Sul) - Cep: 77061-002 Palmas / To, 77061-002

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Ficha do Curso

Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental


· Duração do curso: 4 semestres
· Modalidade: Presencial
· Titulação: Tecnólogo em Gestão Ambiental
· Turno: Noturno
· Carga Horária: 1.877
· Aulas: de Segunda-feira a Sexta-feira (das 19h às 22h 40min) e sábado (das 8h às 11h40)


Mensagem do Coordenador

Com duração de 2 (dois) anos o Curso Superior em Gestão Ambiental é ministrado nas instalações do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Católica do Tocantins em Palmas-TO. São oferecidas atualmente 50 vagas para ingressantes no vestibular e/ou portadores de diploma. Com suporte laboratorial de química, solos e água e com professores mestres e doutores focados na capacitação profissional que transcendam as expectativas do mercado.
Além dos candidatos que ingressam pela primeira vez na Faculdade os profissionais já graduados podem fazer um upgrade na carreira, ampliando os conhecimentos ao optar em cursar Gestão Ambiental.


Missão

Formar profissionais aptos a atuar em questões ambientais, tais como: prevenção, conservação e recuperação do meio ambiente, pautados no Desenvolvimento Sustentável.


Concepção

O Projeto pedagógico do curso de Gestão Ambiental foi concebido a partir das concepções da Portaria do MEC nº 323 de 27 de abril de 2005.


Os critérios sob os quais se pauta a concepção de uma educação sócio-transformadora estão presentes na elaboração do projeto pedagógico da Católica do Tocantins através do princípio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

O trabalho educativo dentro da FACTO oferecerá aquilo que chamamos de "Metacognição", isto é um complexo campo no qual o ser humano se exercita em controlar e usar os próprios recursos cognitivos.


Neste contexto a própria instrução, oferecida num âmbito educativo, adquire uma dignidade maior, enquanto deixará de ser compreendida como um "acumular" conhecimentos e competências, tornando-se um meio de aproveitar o potencial e o papel da "razão" que compreende, organiza, hierarquiza, enfim, dá sentido. De forma que não poderemos mais pensar em oferecer instrução sem que esta seja profundamente educativa. O processo educativo teve encaminhar-se para que o educando seja capaz de pensar com a própria cabeça, argumentar e defender as próprias opiniões, e acima de tudo, ser capaz de enfrentar de maneira positiva e produtiva as situações difíceis.


Objetivo do Curso

GERAL

O curso tem por objetivo geral formar profissionais com uma postura técnica pró-ativa dentro de uma visão holística para atuação no vasto campo de aplicação da Gestão Ambiental, nas empresas privadas, públicas e do terceiro setor contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Tocantins e Região.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

· Proporcionar as bases da Gestão Ambiental;

Preparar profissionais para desenvolver atividades através de sólida formação técnica, baseada em aspectos fiscais e legais, tendo como fundamento as teorias contábeis, para atender às atribuições e competência dos graduados em Tecnologia em Gestão Ambiental;
· Prover o aluno das condições indispensáveis à utilização da moderna tecnologia em informática, dando condições de adentrarem no mercado de trabalho;

· Propiciar as condições necessárias ao egresso para o contínuo aperfeiçoamento no seu campo de atuação;

· Prover o aluno com uma visão ampla de sua ciência, preparando-o também para atuar em termos de economias globalizadas e gestão empresarial;

· Capacitar profissionais para a averiguação da fidedignidade das informações contidas nos relatórios contábeis, por meio das análises, interpretações, perícias e auditorias (internas ou externas às organizações);

· Preparar profissionais capazes de utilizar as técnicas contábeis e outros métodos de avaliação de desempenho, auxiliando a administração das empresas no processo de gestão;

· Habilitar profissionais para atuarem na área operacional, econômica, financeira e administrativa das empresas, assessorando e influenciando seus gestores nas tomadas de decisões que sejam necessárias ao desenvolvimento e continuidade da entidade;

Preparar profissionais para exercer as atividades complexas de reunião, análise e sistematização das informações econômicas e gerenciais, visando o aperfeiçoamento da atuação das organizações.


Perfil do Profissional

Estudar o meio ambiente e os processos produtivos com o objetivo de buscar soluções de baixa emissão de poluentes, capazes de estudar impactos ambiental em obras e elaboração e execução de projeto de recuperação de áreas devastadas ou degradadas.


ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL


O profissional que se forma em Gestão ambiental tem espaço tanto na área pública como área privada.

Ø No setor público, o tecnólogo em Gestão Ambiental desenvolve projetos e ações para evitar, reduzir e eliminar a poluição das águas, a destruição das matas nativas, a contaminação do ar e a degradação do solo. Trabalha também planejando o crescimento de cidades, a ocupação de terrenos, a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos e a redução do impacto das chuvas. Em áreas com alto grau de degradação, recupera o solo, implanta sistemas de compostagem e de tratamento de lixo.
Ø No setor privado, o Gestor Ambiental avalia os impactos ambientais das ações das empresas, controla a adoção de tecnologias limpas e o cumprimento das normas de proteção ambiental; implanta e acompanha projetos de exploração de recursos naturais, adotando métodos e técnicas não poluentes; trata efluentes e dejetos industriais, implementa e programas de reciclagem de materiais e redução de desperdício de matérias primas, sempre procurando melhorar o desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos.

Programas de reciclagem, a coleta seletiva de lixo e a educação ambiental são também importantes atividades do Gestor Ambiental. Outro fator preponderante é o aumento da responsabilidade ambiental, tanto no setor público quanto privado, faz do Curso de Gestão Ambiental uma excelente escolha mesmo para os já graduados em Engenharia, Administração, Direito, Arquitetura, Agronomia, Química, entre outras formações.




Gestão Ambiental

Preço para verificar