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Gerenciamento de Contratos de Obras e Serviços Terceirizados
Curso
Em Rio De Janeiro ()
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Básico
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Horário de aulas
24h
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Duração
3 Dias
A expansão do fenômeno da terceirização é um fato. Porém, sua aplicação proveitosa - sem ônus administrativos, operacionais e jurídicos, com os ganhos econômicos possíveis e distantes dos desvios éticos - nem sempre acontece nas organizações, por que seus representantes - fiscais, gestores ou gerentes - por vezes desconhecem de.. Dirigido a: Diretores, Superintendentes, Gerentes de Logística, fiscais, administradores e gestores de contratos de obras, serviços e compras, advogados, engenheiros, administradores e auditores, profissionais de outras formações que lidam com o assunto e representantes de empresas que prestam serviços para a administração pública.
Opiniões
Matérias
- Novo Código Civil
- Terceirização
- Contratos
- Contratação
- Compras
- Gestão de contratos terceirizados
- Acordo de níveis de serviço
- Contratos de obras
- Serviços terceirizados
- Fiscalização de contratos
Professores
Severino Oliveira
Professor do IDEMP
Atual Coordenador de Auditoria de empresa nacional de grande porte atuou como Auditor na Deloitte, Haskins & Sells, quando auditou mais de 50 empresas de médio e grande porte em diversos ramos de atividade, na América do Sul e EUA, além de ter exercido o cargo de Gerente de Auditoria da Aracruz Celulose. Professor de Gestão de Contratos Terceirizados em Universidades Corporativas de organizações nacionais e multinacionais e de Gestão de Serviços e de Auditoria de Logística do MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV em todo o território Nacional.
Programa
APRESENTAÇÃO
A expansão do fenômeno da terceirização é um fato. Porém, sua aplicação proveitosa – sem ônus administrativos, operacionais e jurídicos, com os ganhos econômicos possíveis e distantes dos desvios éticos – nem sempre acontece nas organizações, pois seus representantes, usualmente denominados fiscais gestores ou gerentes, por vezes desconhecem determinados procedimentos imprescindíveis à prática com êxito e de forma legal.
Este curso apresenta um programa inédito e visa a atender às necessidades concretas dos profissionais que lidam com fiscalização, acompanhamento e gestão de contratos terceirizados. Fornece uma ferramenta valiosa, por meio de um sistema eficaz para fiscalizar contratos nas organizações modernas, com abordagem profunda dos problemas relevantes mais repetitivos.
A QUEM SE DESTINA
Diretores, Auditores, Fiscais de Contratos, Administradores e Gestores de Contratos de Obras, Serviços e Compras, Advogados, Engenheiros, Administradores. Representantes de empresas que prestam serviços para a administração pública.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Aquisição de conhecimentos imprescindíveis para fiscalizar, acompanhar e gerir contratos de maneira prática e segura, salvaguardando os interesses da organização, evitando exposições legais (trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais), custos desnecessários e desgastes, permitindo acompanhamento eficaz do cumprimento dos contratos de obras e serviços;
- Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre culpa “ in instruhendo” e culpa “ in vigilando ” – instrumentos legais imprescindíveis para o alcance da excelência em fiscalização de contratos –, demonstrando os riscos legais de uma fiscalização mal feita;
- Conhecimento de tendências de mercado e experiências de organizações públicas referenciais, com apresentação de casos práticos e discussão de pontos controversos na busca da excelência em terceirização.
- Atualização quanto da fraude, alertando sobre os novos esquemas que estão surpreendendo a administração pública na área de terceirização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• GERENTE /FISCAL DO CONTRATO
- Postura - Atribuições – Perfil.
- Designação - Legislação.
• FISCALIZAÇÃO - PLANO DE AÇÃO
- Instrumentos indispensáveis para uma fiscalização eficaz
- Fase de implantação.
- Abertura da contratação.
- Designação de fiscais .
- Cadastramento.
- Instalação da contratada.
- Fase de acompanhamento da execução do serviço/obra:
- Início dos serviços.
- Procedimentos ( “Check – list” ) Prévios, concomitantes e subsequentes à contratação.
- Reuniões: inicial, periódicas e final
- Planilhas de acompanhamento
- Modelos de documentação de controle
- Registro de ocorrências – o que deve constar:
- Medição de serviços.
- Obrigações mútuas.
- Exigências legais e de controle.
- Insucessos / reclamações.
- Prorrogações de prazos.
- Aditivos.
- Caso fortuito / força maior.
- Greves: contratante / contratada - Procedimento legal.
- Penalidades
- Moratórias e compensatórias;
- Inadimplementos.
- Vantagens da utilização da ferramenta “S L A - Service Level Agreement ”.
- Medição de serviços por ônus e / ou bônus.
- Quando é necessário contratar terceiros para fiscalizar e/ou auxiliar o gestor.
• PREOCUPAÇÕES PRELIMINARES, CONCOMITANTES E POSTERIORES À EXECUÇÃO DO SERVIÇO / OBRA, APLICÁVEIS AOS CONTRATOS MAIS UTILIZADOS, DANDO ÊNFASE A MINIMIZAÇÃO DE FALHAS HUMANAS E FRAUDES.
- Obras: construção, ampliação, reforma e recuperação.
- Alimentação, transportes (Lei 5.645), conservação e limpeza.
- Assistência médica, plano de saúde (Lei 9.656/98).
- Passagens aéreas.
- Vigilância (Lei 7.102/83), vigia (Lei 7.313/85).
- Manutenção: pintura industrial, caldeiraria, mecânica, elétrica, isolamento, elevadores (Lei 8.078/90) e informática.
- Contrato por prazo indeterminado (Lei 9.601/98 e Dec. 2.490/98).
- Tecnologia da informação (Leis 8.248/91 e 9.609/99 e Decreto 792/93).
- Mão de obra temporária (Lei 6.019/74).
- Energia elétrica, andaimes, projetos, dragagem, movimentação de cargas, Produção, dentre outros.
- Cooperativas de trabalho (Lei 5.764/71).
• PREOCUPAÇÕES – RISCOS FREQUENTES
- Principais pontos que influenciam na fiscalização do contrato:
- Peculiaridades: contratos de serviços contínuos e de empreitada;
- Reajustes e revisões de preços;
- Responsabilidade solidária / subsidiária – diferenciação.
- Importância da participação do fiscal na elaboração do contrato.
- Aspectos relevantes de um contrato.
- Subcontratação / intermediação / quarteirização - diferenciação e riscos.
- Regimes de contratação - vantagens e desvantagens entre: Turn-key, preço global, empreitada integral e preços unitários.
- Responsabilidades contratuais: penais, civis, trabalhistas e providenciarias.
- Aspectos de MASSI (Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança Industrial).
- Reembolso de despesas / serviços não previstos.
- Alterações contratuais / ingerências contratuais.
- Considerações sobre Utilidades:
- Energia, fornecimento de água, comunicações, equipamentos, alimentação e transporte.
- Ética:
- Do preposto da contratada;
- Da fiscalização;
- Falhas Involuntárias / Dolosas.
- Treinamento.
• OUTRAS PREOCUPAÇÕES IMPORTANTES
- Medição de serviços pela contratada.
- Exigências contratuais não previstas.
- Relacionamento inamistoso.
- Rigidez excessiva do fiscal / falta de cobrança.
- Equipe inadequada / nepotismo.
- Escolha / indicação de empregados da contratada.
- Agilidade na ação / comunicações - canal fechado.
- Vista grossa / bom senso / flexibilidade.
- Segurança / Normas da organização.
- Comitê de Terceirização.
• COMENTÁRIOS SOBRE LEGISLAÇÕES IMPORTANTES E RECENTES QUE DISCIPLINAM CONTRATOS TERCEIRIZADOS
- Leis pertinentes a cada tipo de contrato.
- Lei de licitações.
- Código de defesa do Consumidor.
• PRINCIPAIS ARTIGOS INTRODUZIDOS E PRESERVADOS NO NOVO CÓDIGO CIVIL QUE AFETAM SIGNIFICATIVAMENTE A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE OBRAS E SERVIÇOS TERCEIRIZADOS.
- Realinhamento / desequilíbrio contractual.
- Multas / lucros cessantes.
- Prazo contractual.
- Boa fé / lesão / função social do contrato.
- Fases pré e pós-contratual.
- Fiscalização.
- Empreiteiras / prestadoras de serviços / cooperativas.
- Seguro Garantia de obras.
- Termo de recebimento definitivo (TRD).
- Rescisão / Abandono de canteiro pelo empreiteiro.
- Investimentos de mobilização em obras.
- Acidente de trabalho.
- Padrão de Instrumento contratual terceirizado.
• COMO EVITAR PLEITOS “PLANTADOS” PELOS EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.
MATERIAIS DIDÁTICOS
Além dos materiais utilizados durante o treinamento, os participantes receberão PEN DRIVE / CD-ROM contendo:
- Legislação sobre contratos terceirizados.
- Tributos que influenciam na terceirização.
- Novo código civil x anterior x Código do Consumidor - Comparativo e considerações doutrinárias.
- As não conformidades repetitivas e relevantes na terceirização.
- Terceirização – acidentes ocorridos em grandes empresas.
- Manual de contratação.
- “Check-List” de Cooperativas.
- Principais documentos e respectivos modelos.
- A Terceirização no Brasil.
- “Check-list” para fiscalizar contratos de obras e serviços com empresas e / ou cooperativas.
- “Check-list” de obrigações trabalhistas, providenciarias, tributárias, de meio ambiente, segurança e saúde ocupacional.
- Roteiro de reunião inicial com a contratada antes do início dos serviços.
- Plano de acompanhamento de um contrato de 24 meses.
- Modelo de contrato de serviço / obra de acordo com o novo Código Civil.
- Cópia dos slides apresentados no curso.
- Teoria sobre fiscalização e gestão de contratos terceirizados.
- Relatórios de consistência para avaliar a base de contratos de serviços.
- Cláusulas mais importantes relativas a contratos terceirizados.
- As novidades do novo código civil nos contratos de obras e serviços.
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