Geografia

Graduação

A Distância

R$ 6.842

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Metodologia

    A distância

  • Duração

    3 Anos

Formar profissionais capacitados para o exercício do magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de forma competente e comprometida com uma visão crítica e inovadora, incluindo as seguintes competências: saber (conhecimento dos conteúdos de formação específica); saber pensar (refletir sobre a própria prática em função da teoria e saber intervir); saber mudar, melhorar e tr. Dirigido a: O profissional deverá demonstrar, de modo crítico e reflexivo, capacidade de promover a integração entre os saberes científicos da Geografia e a prática pedagógica, inserida na realidade sócio-espacial e cultural.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Apresentação

O curso de Licenciatura em Geografia com ênfase em Educação Ambiental (a partir do Circuito 10) da FTC EAD tem uma proposta inovadora de ensino, a qual atende os mais recentes ditames da pedagogia contemporânea, com objetivo principal de formar profissionais flexíveis e capazes de entender a complexa realidade das dinâmicas político-econômicas e sócio-ambientais do espaço nacional e internacional. A proposta de enfatizar a Educação Ambiental no currículo, dar-se-á a partir do tratamento integrado entre o currículo e o curso de extensão que será ofertado gratuitamente para os alunos, favorecendo, assim, a construção das competências necessárias ao perfil profissional almejado. Desta forma, a FTC EAD pretende contribuir significativamente para a melhoria do quadro intelectual nacional através da formação de profissionais capacitados, críticos e atuantes.

Objetivos

Formar profissionais capacitados para o exercício do magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de forma competente e comprometida com uma visão crítica e inovadora, incluindo as seguintes competências: saber (conhecimento dos conteúdos de formação específica); saber pensar (refletir sobre a própria prática em função da teoria e saber intervir); saber mudar, melhorar e transformar sua própria prática. Desta forma, buscamos não só a qualidade do ensino na educação, através de uma sólida formação acadêmica, mas também a perspectiva da inserção de profissionais nas mais diversas áreas que envolvam as dinâmicas socioambientais. A ênfase em Educação Ambiental favorecerá a atuação profissional na participação em projetos de conscientização ambiental em contextos escolares e não-escolares (grande empresas que procuram um diferencial para seus produtos ou necessitam dar contrapartidas sócio-ambientais para a sociedade), e nas demais atividades que são emergentes no contexto contemporâneo, onde a competência demonstrada torna-se o diferencial para sua inserção no mercado, não sendo exigida uma habilitação específica. Sua atuação também poderá ocorrer em setores, tais como ONGs, prefeituras, Secretarias, dentre outros.

Perfil do egresso

O profissional deverá demonstrar, de modo crítico e reflexivo, capacidade de promover a integração entre os saberes científicos da Geografia e a prática pedagógica, inserida na realidade sócio-espacial e cultural.

Corpo docente

Nosso corpo docente é formado por profissionais especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência docente na Educação Básica e Superior, bem como capacitados e certificados em serviço pela FTC EAD.

Campos e Modo de Atuação

O licenciado em Geografia poderá atuar como professor de Geografia em escolas, fundações e ONG´s que ofereçam as séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, além de instituições que trabalham com portadores de necessidades especiais em classes regulares desses níveis de ensino. Este profissional pode, também, seguir carreira acadêmica ou técnica e assim atuar em diversos setores, como: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, institutos geográficos e cartográficos, institutos florestais e agronômicos, empresas de consultoria ambiental e educacional, ONGs, Secretarias de Cultura e de Planejamento.

Duração: 3 anos

Turno: vespertino


MATRIZ CURRICULAR Topo

DESCRIÇÃO CURRICULAR
DISCIPLINA CH
1º Período Metodologia do Trabalho Científico 72h
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação 72h
Abordagens Sócio-Políticas da Educação 72h
Psicologia da Educação 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica I 68h

2º Período Didática 72h
Teoria da Geografia 72h
Climatologia Geral e Do Brasil 72h
Geografia do Mundo, das Regiões e dos Lugares 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica II 68h
Atividades Complementares 40h

3º Período Cartografia 72h
Geografia Política 72h
Geologia Geral e do Brasil 72h
Geografia e Hidrografia Geral e Do Brasil 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica III 68h
Atividades Complementares 40h

4º Período Geografia Econômica 72h
Geografia da População 72h
Estágio Supervisionado I 72h
Biogeografia 72h
Geografia da Indústria, Comércio e Serviços 72h
Prática de Estágio Supervisionado I 128h
Pesquisa e Prática Pedagógica IV 68h
Atividades Complementares 40h

5º Período Pedologia 72h
Geografia das Redes 72h
Estágio Supervisionado II 72h
Geomorfologia 72h
Organização do Espaço Mundial 72h
Prática de Estágio Supervisionado II 128h
Pesquisa e Prática Pedagógica V 68h
Atividades Complementares 40h

6º Período Geografia e Meio Ambiente 72h
Geografia Rural 72h
Geografia Urbana 72h
Organização do Espaço Brasileiro 72h
Libras 72h
Pesquisa e Prática Pedagógica VI 68h
Atividades Complementares 40h

SÍNTESE DO CURRÍCULO
Carga Horária Total de Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-cultural 1.800h
Prática de Ensino 408h
Carga Horária Total de Estágio Supervisionado 400h
Carga Horária Total de Estudos Independentes 200h
Carga Horária Total do Curso 2.808h


OBS.: Os candidatos inscritos para o curso de Geografia no próximo processo seletivo da FTC EAD terão direito a um curso complementar de 100 horas em Educação Ambiental, sem custo adicional, que poderá ser aproveitado como carga-horária nos Estudos Independentes.

.

Geografia

R$ 6.842