O curso de Licenciatura em Educação Especial tem o objetivo de oferecer subsídios teóricos e práticos para atendimento educacional especializado e para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Com o advento da educação inclusiva, baseada na determinação da LDB 9394/96, aconteceram mudanças na oferta da educação formal aos deficientes, que antes se dava prioritariamente em escolas d
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Programa
O curso de Licenciatura em Educação Especial tem o objetivo de oferecer
subsídios teóricos e práticos para atendimento educacional especializado
e para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Com o
advento da educação inclusiva, baseada na determinação da LDB 9394/96,
aconteceram mudanças na oferta da educação formal aos deficientes, que
antes se dava prioritariamente em escolas de educação especial,
especialmente nas APAEs. O novo cenário trouxe o grande desafio para a
escola regular, que passou a ter a obrigatoriedade de matricular alunos
deficientes, cujas características específicas exigem conhecimentos
adequados de professores. Este processo deflagrou sérios problemas nas
unidades escolares, cujos professores, por sua formação não estão
preparados, profissionalmente para atender tantas diferenças. O que
torna o processo de educação inclusiva um processo muito mais de
exclusão, pois o aluno especial passou a ser apenas um número
problemático nas salas de aula. Com isso, o sistema que deveria oferecer
suporte para a aprendizagem de todos alarmou ainda mais as diferenças
existentes entre as crianças. Ficou evidente que os cursos de formação
de professores apenas preparam seus egressos para aqueles alunos ditos
"normais".
Onde Atuar
O profissional formado pelo Curso de Licenciatura em Educação Especial
atuará diretamente na docência com alunos com deficiências, transtornos
globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos
funcionais específicos, nas etapas da Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e Educação superior. Em salas
de aula regular, classes especiais, classes hospitalares, escolas
especiais, serviços de ensino itinerante e domiciliar, salas de recursos
ou multifuncionais. Atuará também nos serviços de orientação pedagógica
junto a equipes de ensino comum e especial (secretarias de ensino,
diretorias de ensino e instituições especializadas); nos serviços de
interpretação de linguagens e códigos, tais como, as que envolvem a
língua brasileira de sinais, o sistema Braille, ou outros sistemas de
comunicação alternativa e aumentativa utilizados por pessoas com
deficiências ou transtornos globais de desenvolvimento.
Vagas: 40 vagas
Turno: Regime Especial - (Aulas finais de semana, feriados e férias
escolares)