Graduação

Em Canoinhas e Mafra

Preço para verificar

Descrição

  • Duração

    8 Semestres

O curso de Licenciatura em Educação Especial tem o objetivo de oferecer subsídios teóricos e práticos para atendimento educacional especializado e para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Com o advento da educação inclusiva, baseada na determinação da LDB 9394/96, aconteceram mudanças na oferta da educação formal aos deficientes, que antes se dava prioritariamente em escolas d

Instalações

Localização

Início

Canoinhas (Santa Catarina)
Ver mapa
Rua Roberto Elke, 86 Canoinhas - Sc, 89460-000, 89460-000

Início

Consultar
Mafra (Santa Catarina)
Ver mapa
Av. Nereu Ramos, 1071 89.300-000 Mafra-Sc, 89.300-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O curso de Licenciatura em Educação Especial tem o objetivo de oferecer subsídios teóricos e práticos para atendimento educacional especializado e para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Com o advento da educação inclusiva, baseada na determinação da LDB 9394/96, aconteceram mudanças na oferta da educação formal aos deficientes, que antes se dava prioritariamente em escolas de educação especial, especialmente nas APAEs. O novo cenário trouxe o grande desafio para a escola regular, que passou a ter a obrigatoriedade de matricular alunos deficientes, cujas características específicas exigem conhecimentos adequados de professores. Este processo deflagrou sérios problemas nas unidades escolares, cujos professores, por sua formação não estão preparados, profissionalmente para atender tantas diferenças. O que torna o processo de educação inclusiva um processo muito mais de exclusão, pois o aluno especial passou a ser apenas um número problemático nas salas de aula. Com isso, o sistema que deveria oferecer suporte para a aprendizagem de todos alarmou ainda mais as diferenças existentes entre as crianças. Ficou evidente que os cursos de formação de professores apenas preparam seus egressos para aqueles alunos ditos "normais".

Onde Atuar

O profissional formado pelo Curso de Licenciatura em Educação Especial atuará diretamente na docência com alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais específicos, nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e Educação superior. Em salas de aula regular, classes especiais, classes hospitalares, escolas especiais, serviços de ensino itinerante e domiciliar, salas de recursos ou multifuncionais. Atuará também nos serviços de orientação pedagógica junto a equipes de ensino comum e especial (secretarias de ensino, diretorias de ensino e instituições especializadas); nos serviços de interpretação de linguagens e códigos, tais como, as que envolvem a língua brasileira de sinais, o sistema Braille, ou outros sistemas de comunicação alternativa e aumentativa utilizados por pessoas com deficiências ou transtornos globais de desenvolvimento.

Vagas: 40 vagas

Turno: Regime Especial - (Aulas finais de semana, feriados e férias escolares)

Duração: 04 anos

Titulação: Licenciado em Educação Especial

Geografia

Preço para verificar