Graduação

Em Volta Redonda

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Volta redonda

  • Duração

    3 Anos

Para o licenciado em Geografia, o horizonte profissional mais lógico é o magistério dos Ensinos Fundamental e Médio, mas existem mais oportunidades. O geógrafo atua fortemente no campo, na elaboração de estudos de impacto ambiental, abrindo-se perspectivas de trabalho em empresas que estudam o meio ambiente, em organizações não - governamentais (ONGs), em secretarias estaduais e municipais. Dirigido a: Enquanto agente transformador da sociedade, o profissional formado pelo UGB deverá ter condições de desenvolver uma prática comprometida com as gerações atual e futura, baseado nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração no universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva.

Instalações

Localização

Início

Volta Redonda (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Licenciatura em Geografia do UGB faz parte do Instituto Superior de Educação do UGB e é realizado em 3 anos. O curso é autorizado pela Resolução CONSU nº 009/2005 de 08/09/2005 e obteve nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). É coordenado pela Professora Joanice de Souza Vigorito.

O que é?

O curso de Licenciatura em Geografia tem como campo de estudo o espaço geográfico nas escalas global/mundial, nacional, regional e local e o processo de ensino-aprendizagem da Geografia na Educação Básica.

Como o curso se organiza?

O curso de Licenciatura em Geografia se organiza de maneira a formar um docente pesquisador, democrático e cidadão crítico, para compreender e analisar as relações que se estabelecem no interior da sociedade em que vive como também em outras sociedades.

O licenciado em Geografia estuda as relações entre a sociedade e a natureza na perspectiva geográfica; as condições ambientais (relevo, clima, águas e vegetação); as relações do ambiente com a organização social e econômica dos espaços urbanos e rurais, identificando impactos ambientais como mudanças climáticas, processos de desertificação, erosivos de desmatamento e de poluição das águas. Estuda também as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais do mundo atual. Utiliza como fonte de informações geográficas, fotografias aéreas e imagens de satélite, interpretando e analisando o espaço geográfico.

Por que estudar no UGB?

Com três anos de duração, o curso aborda os principais pontos para uma boa formação acadêmica, com amplos debates de caráter teórico e prático. É uma preocupação fundamental que o curso não seja limitado, ou seja, que trate das questões que envolvam o espaço geográfico, não apenas de uma forma teórica, mas que busque desenvolver a operacionalização desse conhecimento, fator fundamental para a atuação do profissional como professor.

A qualidade do Curso de Geografia do UGB vem aumentando a cada ano, contribuindo para isto a busca da excelência na estruturação do quadro docente integrado, um planejamento voltado para articular a teoria, a prática e a pesquisa, através do desenvolvimento das Atividades de Laboratório e de Campo e da Pesquisa Geográfica voltada e integrada com a comunidade.

O enorme número de professores, egressos do Curso, que trabalham nas Redes Públicas e Particulares da região bem como o destaque dos alunos nos Concursos para professores que se realizam, atestam e falam, por si só, o que é o Curso de Geografia do UGB.


Infra-estrutura do Curso

Contamos com excelentes laboratórios de informática para pesquisa científica e também com Laboratórios de Oráticas de Cartografia e Geologia. Práticas de Campo, Projetos de Pesquisa integrados com a Comunidade.

O profissional de Geografia

Enquanto agente transformador da sociedade, o profissional formado pelo UGB deverá ter condições de desenvolver uma prática comprometida com as gerações atual e futura, baseado nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração no universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva.

Para o licenciado em Geografia, o horizonte profissional mais lógico é o magistério dos Ensinos Fundamental e Médio, mas existem mais oportunidades. O geógrafo atua fortemente no campo, na elaboração de estudos de impacto ambiental, abrindo-se perspectivas de trabalho em empresas que estudam o meio ambiente, em organizações não - governamentais (ONGs), em secretarias estaduais e municipais de Planejamento Urbano, como também em Centros de pesquisas espaciais e afins. O turismo ecológico é outra área em grande expansão.


Geografia

Preço para verificar