Geografia

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Canoas

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  • Graduação
  • Canoas
  • Duração:
    48 Mêses
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Canoas
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900, Rio Grande do Sul, Brasil
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Programa

Modalidade: Curso Superior de Tecnologia

Forma profissional especializado na área de Tecnólogo em Fotografia, capaz de operar equipamentos e utilizar técnicas de produção, obtenção e processamento de imagens fotográficas tanto analógicas quanto digitais. Pode atuar de forma autônoma ou como empregado na prestação de serviços de fotografia. Pode empreender e/ou administrar negócios ou prestação de serviços de fotografia. Refletir e analisar a fotografia articuladamente com outras manifestações artísticas, científicas, tecnológicas e comunicacionais faz parte também de sua formação.

Profissão: Tecnólogo em Fotografia

O Curso

O curso de licenciatura em Geografia tem a duração mínima de sete semestres, devendo ser integralizado com uma carga horária total de 2.852 horas/aula. A matrícula no curso é efetivada por disciplina, observadas as compatibilidades de horários e limites mínimos e máximos de créditos estabelecidos, conforme calendário escolar dos demais cursos da Universidade. A conclusão do currículo pleno, tal como reconhecido pelo MEC, habilita o acadêmico à obtenção do diploma de licenciado em Geografia.

Objetivos do curso

  • Formar profissional para exercer atividades integradas de ensino-pesquisa com vistas ao exercício da licenciatura;
  • Promover o conhecimento da ciência geográfica, a partir da construção de um processo dialético e permanente entre teoria e prática;
  • Articular as relações sociedade/natureza no espaço geográfico promovendo ações que despertem a consciência crítica dos alunos perante as desigualdades socioespaciais;
  • Instrumentalizar o futuro professor no uso de tecnologias e metodologias de ensino-aprendizagem;
  • Propor atividades de campo, laboratório, ensino, pesquisa, extensão, e de monitoria a fim de construir práticas de aprendizagem, bem como reflexão e aprofundamento da formação do professor de Geografia;
  • Favorecer a integração da Geografia com outras áreas do conhecimento através da interdisciplinaridade e da flexibilização curricular.

Diferenciais

  • O curso procura compreender e explicar as contradições presentes no mundo contemporâneo;
  • Tem sua formação apoiada em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Possui seu diferencial construído a partir de aulas teóricas e práticas desafiadoras;
  • Incentiva e promove excursões didático-científicas e laboratoriais;
  • Incentiva a participação em atividades de pesquisa e extensão realizadas por professores do curso;
  • Incentiva a realização de estágios;
  • Estimula o aluno a realizar produção didática e atuar em projetos de formação técnica e pedagógica voltados à ciência geográfica.


Perfil do egresso


O licenciado deve ter uma atuação ética, crítica, autônoma e criativa, respeitando a pluralidade inerente aos ambientes profissionais e comprometendo-se com a realidade socioespacial na qual as relações entre a sociedade e natureza formam um todo integrado, bem como ser responsável e empenhado com os valores humanísticos. Deve, também, articular os conhecimentos teóricos e práticos, interagir com outras áreas do conhecimento, bem como dar continuação da sua formação através da prática profissional, dos cursos de atualização e pós-graduação. Deve compreender que os elementos e processos concernentes às questões de ensino-pesquisa com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da geografia deverão ser aplicados na sociedade na busca de um desenvolvimento social e ambiental através do domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas e éticas pertinentes à sua formação.


Mercado de trabalho

O licenciado encontra excelente mercado de trabalho, pois a ciência geográfica integra várias áreas do conhecimento. O campo de atuação é amplo e inovador, pois a educação ambiental, o uso de novas tecnologias em atividade ensino e pesquisa e o ecoturismo são áreas emergentes para a atuação do profissional formado em Geografia.


Projeto Pedagógico


Concepção do curso

O projeto pedagógico do curso consiste em proporcionar uma formação profissional a todos que buscam formas para conquistar os novos desafios sociais. Nesta perspectiva, o curso atua como centro de um estudo que promove atividades de ensino articuladas com pesquisa e extensão, a formação de profissionais voltados ao diálogo entre as culturas e a inserção efetiva em seu espaço.


Este projeto está inserido no atual contexto do meio técnico-científico-informacional, caracterizado pela pós-modernidade, pela globalização da economia e da comunicação, pelo pluralismo político e pela emergência do poder local que está ancorado na autonomia pedagógica e na sua singularidade regional/global. Seu planejamento está em contínuo processo de construção, de forma a adequar as diferentes realidades e planos de estudo.



O projeto pedagógico tem uma função articuladora, identificadora, retroalimentadora e ética. E, finalmente, uma função política, enquanto coloca o exercício da educação como algo comprometido com a qualidade de vida da sociedade, seja pela prática profissional, seja pelo exercício consciente da cidadania.

Missão

A Universidade assume como missão institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão, buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores nas áreas de educação, saúde e tecnologia. O curso de Geografia, fundamentado na missão institucional procura compreender o espaço geográfico de forma dinâmica e totalizante nas suas contradições e desigualdades socioespaciais, visando o conhecimento dialético permanente entre a teoria e a prática.


Atividades Acadêmicas

As atividades complementares são experiências extracurriculares adquiridas pelo aluno durante o período em que frequenta o curso e tem como objetivo complementar a formação do acadêmico. Segundo o parecer CNE/CP 28/2001, para o currículo de licenciatura deverá ser comprovado 200 horas.

A Universidade considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido.

As atividades complementares são atividades acadêmicas agrupadas em Ensino, Extensão e Pesquisa.

São consideradas atividades complementares de Ensino:

  • Disciplinas eletivas não aproveitadas na matriz curricular do curso;
  • Monitoria como bolsista ou voluntário;
  • Trabalhos de campo promovidos pelo curso;
  • Estágio extracurricular na área da graduação;
  • Cursos livres (línguas, informática, etc.);
  • Participação em oficinas e cursos de extensão.

São consideradas atividades complementares de Extensão:

  • Participação em eventos científicos, congressos, simpósios, jornadas e palestras;
  • Trabalho comunitário na área da graduação em Geografia;
  • Participação como monitor ou assistente em oficinas e cursos de extensão.

São consideradas atividades complementares de Pesquisa:

  • Apresentação de trabalhos de pesquisa em eventos científicos tais como pôsteres em semanas acadêmicas e feiras de iniciação científica;
  • Participação, como ouvinte, nos seminários de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Iniciação científica, como bolsistas ou voluntário, vinculados a órgão específicos de apoio à pesquisa;
  • Publicações de trabalhos em anais e revistas científicas.

Como validar:

As atividades complementares deverão ser comprovadas com documento original, junto à secretaria do curso até o penúltimo semestre. Para isso, o acadêmico deverá entregar em uma pasta as cópias das atividades desempenhadas para a validação dos certificados.

Ensino

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado em geografia consiste em propor uma prática na qual o aluno estagiário possa recriar, num processo de ação e reflexão autônomo e singular, o ato de ensinar Geografia no ensino fundamental e médio. Oferece um trabalho ao estagiário não somente a reprodução de conhecimentos, repetição de conteúdos, mas que lhe seja possível recriar uma metodologia própria do ato de ser professor de Geografia, e que possa vir a ser narrada, com o auxilio de alguns indicadores da pesquisa-ação em seu Relatório de Prática de Ensino. Assim, a proposta das disciplinas - Estágios Curriculares Supervisionados - é habilitar o professor e não um reprodutor ou leitor de conteúdos didáticos. É apresentada a transformação e ressignificação de conteúdos de ensino, a partir da realidade dos alunos da escola de estágio, por entender-se que o conhecimento real está, também, nesse grupo de alunos.

Esse novo pensamento não nega a premissa de que o ato de ensinar é um exercício antigo. Assim, ao assumir o papel de professor, carrega-se a responsabilidade de sistematizar conhecimentos e gerenciá-los com os alunos, com seus saberes, na busca de uma aprendizagem significativa.

Estrutura e funcionamento do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, II, III e IV

Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I
Totaliza 68 horas/aula e 04 créditos
Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II
Totaliza 68 horas/aula e 04 créditos
Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III
Totaliza 136 horas/aula e 08 créditos
Estágio Curricular Supervisionado em Geografia IV
Totaliza 136 horas/aula e 08 créditos
Extensão
Programa Comunitário

O programa comunitário Geografizando Lugares: transitando por diferentes ambiências ocorre nas comunidades escolares dos bairros Mathias Velho, Rio Branco, Estância Velha e Guajuviras. Tem como objetivo compreender a forma como os diferentes sujeitos interpretam os espaços geográficos de seu cotidiano através de oficinas de geografia e educação ambiental. Proporciona a construção de agentes multiplicadores que podem tornar-se vigilantes do ambiente a partir da compreensão do espaço vivido como uma realidade modificável, objetivando a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades.

Este programa tornou-se um marco na comunidade geográfica do Rio Grande do Sul, sendo constantemente divulgado nos encontros estaduais de geografia, nos salões de extensão comunitária, nas semanas acadêmicas e seminários promovidos pelo curso.

Pesquisa

Linhas de pesquisa:

  • Geografia, Educação e Cidadania
  • Análise Ambiental
  • Planejamento Urbano e Regional
  • Espaço Agrário e Urbano



Monitorias

Monitoria Voluntária

A monitoria é uma forma do aluno se aproximar e aprender mais do professor e da área de interesse, adquirindo experiência profissional e se inserindo no mercado de trabalho. O aluno interessado deve procurar o docente da disciplina ou programa de interesse e tratar diretamente com ele. No caso de monitoria de disciplinas, o aluno já deve tê-la cursado, obtendo um bom aproveitamento. A monitoria voluntária não tem nenhum tipo de remuneração. Ao final do período o monitor deve dirigir-se ao professor pedindo que este solicite na coordenação do curso o atestado do acadêmico informando as horas acompanhadas pelo monitor.

Monitoria Remunerada

A monitoria remunerada dá um desconto na mensalidade do aluno selecionado. Para esta monitoria o acadêmico deve atender os seguintes critérios:

  • Ter cursado a disciplina com um bom aproveitamento;
  • Ter realizado monitoria voluntária;
  • Estar matriculado no mínimo em 12 créditos;
  • Ter disponibilidade de 12h para a monitoria;
  • Participar no auxílio a eventos da Universidade, como a Feira das Profissões em outubro e seminários de TCC nos finais de semestre.

As inscrições acontecem em FEVEREIRO e JUNHO na secretaria do curso. O aluno deve entregar o currículo com foto especificando a disciplina pretendida e histórico completo impresso do autoatendimento.

Trabalho de Campo

O curso oportuniza a realização de trabalhos de campo em suas disciplinas a fim de conciliar os conhecimentos desenvolvidos em aula com as atividades práticas de campo.




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