Fundamentos de ITIL V3 (Preparatório para Exame de Certificação)

Curso

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Entender os principais processos, relacionamentos, benefícios e desafios do ITIL® v3. Entender como estes processos contribuem para tornar uma organização de TI 'gerenciável'. Entender as definições mais importantes do ITIL® v3. 'Absorver' um vocabulário padronizado. Preparação para o exame de certificação ITIL® v3. Dirigido a: Gerentes e integrantes de equipes de TI e responsáveis por processos. Gerentes de Negócios, de Projetos e de Aplicações diretamente envolvidos com TI. Qualquer integrante de uma organização de TI envolvido na entrega de serviços.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

VISÃO GERAL DO TRIENAMENTO


# Este treinamento introduz os conceitos e principais elementos do Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI), baseados no conjunto de melhores práticas ITIL® v3.


# Trata-se da mais recente e importante contribuição para a abordagem do Gerenciamento de Serviços de TI. Com a ITIL® v3, a OGC apresenta o conceito de gerenciamento do ciclo-de-vida do serviço.


# Paralelamente à ISO 20.000, o conceito de ciclo-de-vida abrange o gerenciamento de um serviço desde a solicitação até o seu descarte, utilizando uma abordagem de processos para as etapas de definição, operacionalização e adaptação.


# Com essa abordagem, a ITIL® v3 se equipara à visão de nosso parceiro (Quint) na administração da TI e no modelo IPW TM.

- Tanto o IPW TM quanto a ITIL® v3 reconhecem que, em última instância, a TI tem apenas dois importantes valores agregados: prover serviços, conforme os níveis acordados de qualidade por um preço determinado; e a capacidade de adaptar-se, promovendo mudanças que suportem efetivamente o negócio fim da empresa.


- Indicadores-chave de desempenho dos processos e Acordos de Nível de Serviço são importantes, mas nenhum cliente está interessado no número de incidentes que foram resolvidos em tempo, simplesmente porque todos deveriam ser resolvidos em tempo. Mais importante é a habilidade de entregar serviços contínuos, capazes de se adaptar às constantes mudanças no ambiente de negócio. Pois isso é o que realmente agrega valor.


A ITIL® v3 é composta de cinco livros:


1. Service Strategies (SS)


Entendimento e tradução das necessidades de negócio em estratégias para a Organização de Serviços (de TI).


2. Service Design (SD)


Guia para o desenvolvimento dos Serviços, através da produção e manutenção de políticas e estudos sobre a arquitetura de TI, incluindo insourcing e outsourcing.


3. Service Transition (ST)


Criação de estratégias para a transição, do projeto do serviço para o ambiente de produção, fornecendo uma visão de longo prazo das práticas de gerenciamento de mudanças e de liberações.


4. Service Operations (SO)


Como gerenciar serviços no ambiente de produção, através dos processos de controle e de entrega, com foco na estabilidade dos serviços.


5. Continual Service Improvement - CSI


Foco nas entradas e saídas necessárias para o bom ciclo de aperfeiçoamento ('Plan-Do-Check-Act') nos serviços existentes, incluindo o término do serviço.

As organizações que possuem um nível básico de maturidade em gerenciamento de serviços, através da utilização do modelo IPWTM terão agora a chance de avançar para o próximo nível de maturidade, valendo-se da abordagem do 'Service Design' (Projeto de Serviço), incorporada à ITIL® v3! Finalmente, não se trata mais de processos, mas sim de cada serviço que se modifica continuamente para satisfazer as necessidades dos clientes.


OBJETIVO


· Entender os principais processos, relacionamentos, benefícios e desafios do ITIL® v3.


. Entender como estes processos contribuem para tornar uma organização de TI 'gerenciável'.


· Entender as definições mais importantes do ITIL® v3.


· 'Absorver' um vocabulário padronizado.


· Preparação para o exame de certificação ITIL® v3.


PÚBLICO-ALVO


· Gerentes e integrantes de equipes de TI e responsáveis por processos.


· Gerentes de Negócios, de Projetos e de Aplicações diretamente envolvidos com TI.


· Qualquer integrante de uma organização de TI envolvido na entrega de serviços.


· Introdução ao ITIL® e melhores práticas


· Ciclo de vida dos Serviços


· Service Operation, incluindo gerenciamento de incidentes e o Service Desk


· Service Transition, incluindo o gerenciamento de mudanças


· Service Strategy, incluindo as quatro principais atividades de estratégia, Service Portifólio e Catálogo de Serviços.


· Service Design, incluindo o pacote de Service Design, Service Level Management e os 4 Ps (Pessoas, Processos, Produtos e Parceiros)


· Continual Service Improvement, incluindo o processo de sete passos de melhorias, o ciclo Deming e modelo CSI.


· Simulação de exame e sessão de feedbacks


· Exame para a certificação em Fundamentos (em inglês)

Com apoio de material pedagógico, a metodologia é baseada na aplicação de um ciclo contínuo de aprendizado, onde cada participante se envolve em etapas intimamente relacionadas a tecnologia, nas quais os aspectos teóricos são abordados através de aulas expositivas e exercícios orientados. Todos os elementos do Itil serão orientados usando exemplos práticos, relacionados com o dia-a-dia dos participantes.

O curso será ministrado por profissionais pós-graduados, certificados em ITIL e CobiT e com larga experiência em governança de TI, integrantes da equipe da Quint Wellington Redwood Group.

Fundamentos de ITIL V3 (Preparatório para Exame de Certificação)

Preço para verificar