A Função Gerencial da(o) Secretária(o)

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

As tendências organizacionais vêm exigindo novas habilidades e posturas de profissionais que exercem funções de apoio gerencial que, em razão de novas realidades, passam por maiores exigências de conhecimentos e competências para responder a novas responsabilidades em suas áreas de trabalho. Hoje, outra realidade se apresenta a esses profiss..
Dirigido a: Profissionais que exercem funções de apoio gerencial.

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Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Elizabeth Valeriano

Carga horária

16 horas

Área de Interesse

Comportamento Organizacional

Apresentação

As tendências organizacionais vêm exigindo novas habilidades e posturas de profissionais que exercem funções de apoio gerencial que, em razão de novas realidades, passam por maiores exigências de conhecimentos e competências para responder a novas responsabilidades em suas áreas de trabalho.

Hoje, outra realidade se apresenta a esses profissionais. Se antes lhes cabiam tarefas meramente auxiliares, agora deles se exige função mais estratégica na organização, participando de forma mais efetiva nos processos de trabalho, o que demanda uma componente gerencial em seu papel profissional.

Se por um lado, no entanto, esta realidade é visível, por outro, exige o desenvolvimento de competências apuradas para melhor atender aos processos de trabalho, gerando a necessidade de aprofundamento e atualização de conhecimentos, o que constitui o foco deste treinamento.

Este é o modelo que pretendemos discutir durante o treinamento, procurando contribuir para a ampliação do perfil profissional de seus participantes. De uma forma geral, o programa aplica-se a profissionais que desempenham funções de assessoria às suas gerências, independentemente da denominação do cargo [Secretária (o), Assistente, Assessor (a), Auxiliar Administrativo e similar].

Resultados para os Participantes

  • Compreensão da importância do papel de assessoramento à gerência.
  • Utilização de comunicação que facilite a interação com superiores, colegas, clientes e subordinados.
  • Adoção de comportamentos profissionais valorizados, tais como: marketing pessoal, etiqueta corporativa e ética profissional.
  • Desenvolvimento da inteligência emocional para obter maior domínio de suas emoções.
  • Utilização de técnicas gerenciais para maximizar os resultados.



Conteúdo Programático

MUDANÇAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL E IMPACTO NO PAPEL DA SECRETÁRIA

COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

  • Marketing pessoal.
  • Etiqueta no mundo corporativo.
  • Ética profissional.



HABILIDADES HUMANAS

  • Comunicação e relacionamento interpessoal
    • Os elementos da comunicação.
    • Como captar e decifrar as expressões corporais.
    • Utilização de expressão corporal favorável
    • Usando positivamente a força das palavras.
    • Assertividade. Saber dizer Não.
    • Atendimento telefônico.
  • Excelência Pessoal
    • Desenvolvimento de atitude positiva diante dos fatos.
    • Minimização dos acontecimentos negativos: superação.
    • Autogerenciamento das emoções.
    • Administrando situações que abalam as emoções.
    • Lidando com situações estressantes.
    • Como substituir uma emoção negativa.



HABILIDADES TÉCNICAS

  • Gestão inteligente do tempo.
  • Planejamento do trabalho.
  • Solução de problemas e tomada de decisão.
  • Técnicas de Negociação



Metodologia

Vivencial, com exercícios em grupo e simulações. A fundamentação teórica é apresentada de forma interativa, com a participação intensa dos participantes. Serão utilizados recursos do psicodrama, da programação neurolinguística e da aprendizagem acelerada. Todas as vivências são processadas trazendo a experiência do momento para o dia a dia do participante.

Elizabeth Valeriano

MBA em Qualidade e Produtividade, pela UFF - Universidade Federal Fluminense, com Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ. Certificada Internacionalmente em Coaching, pela Integrated Coaching Institute e pela Lambent do Brasil. Qualificada para aplicação e interpretação do MBTI. Formações Comportamentais em Psicodrama Organizacional, Practitioner em Programação Neurolingüística.

Consultora especializada em programas de desenvolvimento gerencial e de supervisores, desenvolvimento de equipes, comunicação e relacionamento interpessoal, vendas e atendimento a clientes.

Desenvolveu programas de treinamento para inúmeras organizações, entre elas: Correios, FURNAS, CHESF, CPRM, CNEN/IRD, Michelin, PETROBRAS, PETROS, Souza Cruz, Supergasbras, BANDES, DRESSER, INTO, Subsea7, Naturativa, Ministério do Desenvolvimento Social, Tribunal Superior Eleitoral, e diversas outras.

Mais de 20 anos de atuação em RH, com sólida experiência em atividades de desenvolvimento de pessoas.

Professora e consultora do IDEMP

- Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


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