Formação de Multiplicadores / Instrutores de Treinamento

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

Descrição

De forma cada vez mais acentuada, as Organizações investem em Educação, visando a preparar seus profissionais para o futuro e para as mudanças que ocorrem velozmente. Assim, a valorização da aprendizagem no meio empresarial vem crescendo significativamente, com a adoção de diversos mecanismos para o desenvolvimento de recursos huma..
Dirigido a: Profissionais de quaisquer áreas da Organização, que tenham ou venham a ter a atribuição de multiplicador de conhecimentos.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa
Consultar
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Programa

Apresentador

Vera Lúcia Bártolo

Carga horária

24 horas

Área de Interesse

Recursos Humanos

Apresentação

De forma cada vez mais acentuada, as Organizações investem em Educação, visando a preparar seus profissionais para o futuro e para as mudanças que ocorrem velozmente. Assim, a valorização da aprendizagem no meio empresarial vem crescendo significativamente, com a adoção de diversos mecanismos para o desenvolvimento de recursos humanos. Dentre eles, destaca-se a importância de programas conduzidos por multiplicadores internos, com a finalidade de difundir conhecimentos, abrangendo desde o treinamento introdutório até ações estratégicas de transferência interna de tecnologia.

Mas, se de uma maneira geral, os profissionais são especialistas naquilo que fazem, por outro, nem sempre contam com habilidades para multiplicar seus conhecimentos; a maioria fracassa, ou até mesmo não se expõe, por não estar preparada para ensinar ou multiplicar o que aprendeu com a experiência. Em conseqüência, grande parte dos conhecimentos se cristaliza nas pessoas, não são transferidos. Com isto, deixa a Organização de utilizar significativa parcela do conhecimento disponível e que, no futuro, poderia ser mais um dos mecanismos aceleradores de seu desenvolvimento.

Neste treinamento, o IDEMP

apresenta um programa objetivo, prático, concentrado em três dias, com conteúdo e dinâmica de aplicação orientados para a preparação/aperfeiçoamento de profissionais que estarão habilitados para o desenvolvimento deste importante papel em suas Organizações.

A Quem se Destina

Profissionais de quaisquer áreas da Organização, que tenham ou venham a ter a atribuição de multiplicador de conhecimentos.

Resultados para os Participantes

  • Domínio de métodos e técnicas de treinamento a serem aplicadas em programas de Educação Corporativa da organização.
  • Conhecimento do processo de andragogia (educação e aprendizagem de adultos).
  • Conhecimento das etapas e componentes de um planejamento didático eficaz.
  • Domínio de técnicas de motivação em processos de aprendizagem.
  • Desenvolvimentos de habilidades de manejo de situações de aprendizagem.
  • Desenvolvimento da capacidade de comunicação.


Conteúdo Programático

  • Qualificação e Importância do Instrutor de Treinamento

    • O instrutor atuando como educador e representante da organização.
    • Postura e ética do instrutor no treinamento.
    • A co-responsabilidade do instrutor com a melhoria do desempenho dos funcionários.
    • Compromisso do instrutor com programas, qualidade das informações, datas e horários.
    • Papéis desempenhados pelo instrutor de treinamento.
  • Andragogia - Arte e Ciência de Orientar Adultos a Aprender

    • Entendendo o processo ensino x aprendizagem x didática.
    • Ensino e didática: ênfase no ensino x ênfase na aprendizagem.
    • Aprendizagem: percepção e motivação.
  • Estrutura do Planejamento de Ensino Eficaz

    • Como planejar e realizar uma aula.
    • Elementos essenciais ao Planejamento Didático:
      • Conhecimento da Realidade: diagnóstico;
      • Importância dos objetivos: geral e específicos;
      • Seleção dos conteúdos: critérios para seleção (quantidade x qualidade);
      • Organização de conteúdos: nível de abordagem dos conteúdos;
      • Metodologia, seleção e cuidados na utilização dos recursos instrucionais;
      • Avaliações envolvidas no processo de treinamento.
    • Estrutura básica da aula: Introdução, Desenvolvimento e Fechamento.
  • A Comunicação Como Fator de Qualidade

    • Estratégias de comunicação para estimular a motivação nos participantes e lidar com grupos diferentes.
    • Desenvolvendo a habilidade do saber ouvir através da percepção aguçada.
    • Desenvolvendo a capacidade de comunicar-se utilizando os gestos como complemento da linguagem verbal.
    • Ruídos e bloqueios que comprometem a qualidade da comunicação pedagógica.
    • Gerenciamento de perguntas e respostas.
  • Cuidados essenciais na utilização de Recursos Audiovisuais

    • Importância e vantagens da utilização de recursos de apoio.
    • Orientações para seleção e utilização dos recursos adequados à proposta a ser desenvolvida pelo instrutor.
  • Microapresentações e Feedback

    Nesta etapa, os participantes realizarão microapresentações, de forma a lhes proporcionar o desenvolvimento de habilidades técnicas. Ao final de cada apresentação, ocorrerá feedback por parte dos seus pares e pelo facilitador do processo.


Metodologia

Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de exposições, debates, simulações através de micro-aulas e exercício do feedback. Todos os procedimentos visam levar os participantes à efetiva aprendizagem e conseqüente eficácia na sua prática como multiplicador.

Vera Lúcia Bártolo

Vera Lúcia Bártolo

atuou durante 25 anos na área de Recursos Humanos da Petrobras, como Consultora Interna e Multiplicadora/Instrutora em programas de T&D, em projetos que envolviam desde o planejamento até a avaliação de resultados, desenvolvidos em diversos segmentos da empresa. Graduada em Pedagogia com Licenciatura em Magistério e Administração Escolar e Mestre em Educação, é, atualmente, professora em cursos de Graduação da Universidade Cândido Mendes - UCAM e do Centro Universitário da Cidade - UNIVERCIDADE e de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá, na Associação Educacional Dom Bosco (Resende) e da UNIGRANRIO. Consultora de empresas na área de Educação Executiva, é colaboradora do IDEMP

- Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais