Formação Gestor da Qualidade Automotiva

Curso

Online

R$ 380

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

  • Local

    Barueri

  • Horário de aulas

    80h

Apresentação dos conhecimentos necessários para capacitar o profissional para gerir o sistema de qualidade automotiva ISO/TS 16949 e os manuais AIAG como meio estratégico para atender as montadoras. Dirigido a: Profissionais interessados na capacitação para assumir o papel de Gestor de Sistema de Qualidade Automotiva.

Instalações

Localização

Início

Barueri (São Paulo)
Ver mapa
ALAMEDA BRUXELAS, 95, 06474-150

Início

Consultar

A ter em conta

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Professores

Márcia Guerra

Márcia Guerra

Diretora

Graduada em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica, Técnica em Eletrônica pela Escola Getúlio Vargas, pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 34 anos de experiência profissional, 26 deles dedicados a sistemas de gestão. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, na Asea Brown Boveri, na Trevisan Consultoria e na Siemens, onde coordenou a primeira Certificação lSO 9001 no Brasil, em 1989. Há 14 anos é sócia-diretora da ComÊxito Consultoria e Engenharia, e, atualmente, atua em consultoria, auditoria e treinamento em sistemas de gestão como lSO 9001 (qualidade), lSO 14001 (meio ambiente), OHSAS 18001 (saúde e segurança ocupacional), SA8000 (responsabilidade social), lSO 20000-1 (gestão de TI), lSO 22000 (segurança alimentar), lSO 27001 (segurança da informação), COBIT, Seis Sigma, Governança de TI; realiza planejamento estratégico utilizando o BSC, análise de riscos etc.

Mauri  Guerra

Mauri Guerra

Engenheiro Metalurgista

Engenheiro Metalurgista (1968) pela Escola Politécnica da USP; Mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP (1980); Mestrado em Administração de Empresas pelo USCS (2001); Black Belt do Processo Seis Sigma, pela SETEC (2000); Pós-Graduação: Análise de Sistemas e Estatística Aplicada; Cursos de Espec.: Des. Org. e Gerencial, Empowerment, Coaching, Consultores Internos de Organização, Administração da Produção, Lean Manufacturing, MASP / G8D, CEP, DO

Programa

Curso iso/ts 16949

333333;">Módulo I: Visão geral da evolução da qualidade e da organização ISO, até a ISO/TS 16949:2009. Fundamentos. Vocabulário. Exercícios. Módulo II: Norma ISO/TS 16949 – Sistema de Gestão da Qualidade Requisitos 0 a 4, Exercícios. Módulo III: Norma ISO/TS 16949 – Sistema de Gestão da Qualidade Requisito 5, Exercícios. Módulo IV: Norma ISO/TS 16949 – Sistema de Gestão da Qualidade Requisitos 6 e 7, Exercícios. Módulo V: Norma ISO/TS 16949 – Sistema de Gestão da Qualidade Requisito 8, Exercícios.

Curso FMEA

333333;">Módulo I: FMEA – Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos – Failure Modes and Effects Analysis – 4ª Edição. Conceitos básicos do FMEA, os benefícios da sua implementação, alguns de seus sistemas de trabalho e as mudanças introduzidas pela 4ª Edição. Módulo II: Práticas do DFMEA (Planejamento do Projeto), aplicando-as em situações do dia a dia. Módulo III: Práticas do PFMEA (Planejamento do Processo), aplicando-as em situações do dia a dia. Módulo IV: FMEA como parte integrante da Norma ISO/TS 16949, do APQP e do PPAP.

Curso APQP

333333;">Módulo I: Conceitos de Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP – princípios, benefícios, envolvimentos, fases, equipe, responsabilidades, mudanças) e seus vínculos com as normas ISO 10501 e TS 16949. Módulo II: Apresentação e análise das Fases 1 e 2 do APQP, bem como de seus elementos/atividades e de suas aplicações práticas. Módulo III: Apresentação e análise da Fase 3 do APQP, bem como de seus elementos/atividades e de suas aplicações práticas. Módulo IV: Apresentação e análise das Fases 4 e 5 do APQP, bem como de seus elementos/atividades e de suas aplicações práticas. Módulo V: Testes e sugestões de formulários a serem usados.

Curso ppap

333333;">Módulo I: Conceitos de Processo de Aprovação de Peças de Produção – PPAP (princípios, objetivos, aplicações, benefícios, mudanças) e seus vínculos com a evolução da qualidade nas empresas (ISO 10501, TS 16949 e APQP). Módulo II: Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 1 e 2 do Manual da 4ª Edição). Módulo III: Identificação dos requisitos do PPAP e reconhecimento de suas aplicações práticas (Seções 3, 4, 5 e 6 do Manual da 4ª Edição). Módulo IV: Interpretação dos conceitos e das aplicações do Global Phased PPAP (Ford).

Curso MSA

333333;">Módulo I: Análise de Sistemas de Medição (MSA – Measurement Systems Analysis) – 4ª Edição. Evolução da qualidade. Conceitos do manual MSA. Vínculos do MSA com a ISO/TS 16949:2009. Módulo II: Identificação dos requisitos dos sistemas de medição, preparação para os estudos, critérios de aceitação e elemento 7.6 da ISO/TS 16949. Módulo III: Estudos de localização (calibração) de sistemas de medição. Módulo IV: Estudos de dispersão (R&R) de sistemas de medição. Módulo V: Estudos de sistemas de medição por atributos. Sistemas complexos / não replicáveis.

CEP Avançado

333333;">Módulo I: Conceito de Controle Estatístico de Processos (CEP) (princípios, benefícios, envolvimentos, tipos de estudo, habilidades necessárias e planejamento) e seus vínculos com a evolução da qualidade nas empresas (ISO 10501, TS 16949, PPAP e APQP). Módulo II: Práticas de cálculos estatísticos básicos, de uso no CEP. Visão do software Minitab. Módulo III: Cartas de controle para variáveis: construção e interpretação. Estudos de normalidade, estabilidade e capacidade. Módulo IV: Cartas de controle para atributos: construção e interpretação. Estudos de estabilidade e capacidade. Estudo de R&R (MSA). Módulo V: As modificações da 2ª Edição, de julho de 2005, do Manual de Controle Estatístico de Processos da norma ISO/TS 16949. Cartas de controle para condições especiais, construção e interpretação. Módulo VI: Fórmulas, tabelas, testes, desafios e problemas.

Formação Gestor da Qualidade Automotiva

R$ 380