Formação do Analista de Treinamento

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  • 16 horas letivas
Descrição

Desenvolver nos participantes a capacidade de diagnóstico e desenho de soluções para processos de aprendizagem na empresa alinhados às diretrizes do negócio, fornecendo subsídios para o levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação de projetos em treinamento e desenvolvimento e reforçando os conceitos sobre "gestão por competências", e as ferramentas necessárias para aplicaç..
Dirigido a: Gerentes, chefes e encarregados dos Departamentos de Pessoal e de Recursos Humanos das empresas, contadores, tesoureiros, advogados da área trabalhista e previdenciária e demais profissionais que atuam no setor trabalhista e previdenciário.

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Programa

Desenvolver nos participantes a capacidade de diagnóstico e desenho de soluções para processos de aprendizagem na empresa alinhados às diretrizes do negócio, fornecendo subsídios para o levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação de projetos em treinamento e desenvolvimento e reforçando os conceitos sobre "gestão por competências", e as ferramentas necessárias para aplicação e disseminação desses conceitos no dia-a-dia das organizações através de ações de treinamento.

Público alvo

Gerentes, chefes e encarregados dos Departamentos de Pessoal e de Recursos Humanos das empresas, contadores, tesoureiros, advogados da área trabalhista e previdenciária e demais profissionais que atuam no setor trabalhista e previdenciário.

Programa IOB

Mudanças no que diz respeito às tendências de RH

· Como encarar os novos desafios e as mais importantes tendências do Mercado

· Os programas de treinamento oferecidos aos colaboradores têm trazido resultados significativos e contribuído para tornar a empresa mais competitiva?

· Qual é a visão da Organização: Treinamento como despesa ou investimento necessário cujo retorno pode ser altamente compensador?

· A importância da Área de Treinamento para as Organizações de ponta.

· Desenvolvendo ações estruturadas para criar e gerar resultados

- Como alinhar os planos de T&D aos resultados dos negócios?

- Como atuar de forma integrada com base em resultados?

O papel do profissional de Recursos Humanos

· O perfil do profissional de Recursos Humanos face às novas demandas organizacionais.

· O que muda no perfil de Competências dos profissionais de RH

· Aspectos culturais que desafiam a atuação do profissional e os desafios dos processos de capacitação profissional.

· O profissional de RH está alinhado à missão, política e visão da Organização?

· Como identificar o cliente interno e facilitar os processos de desenvolvimento de pessoas?

· Processos de aprendizagem do adulto (Andragogia)

Um processo de treinamento e desenvolvimento bem definido

· A Área de treinamento e sua importância estratégica na obtenção de Resultados da Organização

· Entendendo a Cultura Organizacional

· Como a cultura da empresa pode influenciar nas ações de treinamento

· Como alinhar as necessidades de formação à Cultura Organizacional

· Ambiente Organizacional - uma nova dimensão,

· Como trabalhar com um diagnóstico permanente de necessidades de Treinamento

· Gestão de T&D continuamente integrada às estratégias da Organização

· Papel estratégico do líder como parceiro da Área de T&D

- Estabelecendo parcerias e construindo relações

· Cuidados na escolha de prestadores de serviços em Treinamento

· Como escolher o parceiro certo para aplicar seus programas: vantagens e desvantagens do uso de recursos internos e externos

Programas de treinamento do planejamento à execução

· Levantamento das necessidades de treinamento

- Metodologia, procedimento, ferramentas, periodicidade

· Planejamento e Execução do Treinamento

· Programa de Treinamento: público alvo, objetivos, definição de temas, metodologia, processos e técnicas, recursos didáticos, plano de aula, tempo, custo, avaliação dos resultados.

Ferramentas mais utilizadas pela Área de Treinamento e Desenvolvimento para Levantamento de Necessidades

· Avaliação de desempenho alinhada às necessidades de treinamento

· Pesquisa de Clima Organizacional

· Entrevista de desligamento

· Entrevista com Gestores

· Questionários

Resultados - Medindo e Mostrando os Resultados para a Organização

· A importância do processo de avaliação das ações de Treinamento.

· As diferentes formas sistêmicas de avaliação (reação, aprendizagem, comportamentos e resultados).

- Escolhendo Indicadores de resultado


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