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Formação de Agentes de Compliance
Curso
Em Rio De Janeiro ()
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Intermediário
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Horário de aulas
24h
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Duração
3 Dias
Treinamento destinado a profissionais de empresas privadas e instituições públicas, com a finalidade de propiciar a compreensão de métodos e técnicas que propiciem o importante exercício das atividades de compliance, aspectos concorrenciais do mercado e situações legais e normativas.
A ter em conta
Profissionais das áreas de Controles Internos, Compliance, Gerenciamento de Riscos, Riscos Operacionais, SOX, Controladoria, Contabilidade, Auditoria e Administração.
Opiniões
Matérias
- Profissionais das áreas de Controles Internos
- Compliance
- Gerenciamento de Riscos
- Riscos Operacionais
- SOX
- Controladoria
- Contabilidade
- Auditoria e Administração
Professores
Ana Camargo
Professora do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Bacharel em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, com especializações no Mercado Financeiro, Gestão Empresarial; Especialista em Normas Internacionais de Contabilidade. 17 anos de experiência em projetos e trabalhos ligados à Auditoria Externa e Interna, Controles Internos, Compliance, Gestão de Riscos, Planejamento Estratégico, Gestão Empresarial e Orçamentária.
Programa
MÓDULO I: FUNÇÃO DE COMPLIANCE
- Histórico;
- Definição de Compliance;
- Função de Compliance;
- Sistema de Controles Internos;
- Ambiente de Controle e o ERM (Enterprise Risk Management);
- Legislação, Normas e Outras Referências;
- Participação no desenvolvimento de Políticas Internas da Instituição;
- Relacionamentos internos e externos – as fronteiras do Compliance;
- Compliance e Governança Corporativa; e
- Compliance e Gestão de Riscos Corporativos.
MÓDULO II: PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DE COMPLIANCE
- Disseminação da cultura de controles
- Código de Ética;
- Responsabilidades de Compliance;
- Cultura;
- Comportamento;
- Conscientização;
- Treinamento;
- Gestão;
- Comunicação;
- Monitoramento; e
- Qualidade.
- Conheça o seu cliente
- KYC – Política de Conheça Seu Cliente;
- Critérios de aceitação de clientes e contrapartes;
- Listas restritivas de clientes e contrapartes;
- Documentação de identificação;
- Visitas in loco;
- Alçadas de aprovação;
- Classificação dos clientes e contrapartes por risco.
- Combate à Corrupção e ao Terrorismo e Prevenção à Lavagem de Dinheiro
- Introdução;
- Combate à corrupção e a lei FCPA – Foreign Corrupct Practices Act;
- Lei 9.613/98 de combate à lavagem de dinheiro;
- Atribuições do COAF;
- Normativos relacionados;
- BC/CVM / SUSEP / COAF; Þ
- Sigilo e trato das Informações;
- Histórico de ocorrências e comunicação de operações suspeitas.
MÓDULO III: PERFIL DO PROFISSIONAL E DA ÁREA DE COMPLIANCE
- Papel de Compliance na Organização (aceitação de clientes, no combate à corrupção e na PLD)
- Escolha, capacitação e preparo dos profissionais de Compliance;
- Treinamentos internos focados na estratégia;
- Identificação completa do cliente – cadastro e demais informações;
- Acompanhamento e compatibilidade da movimentação dos clientes;
- Identificação de pessoas politicamente expostas;
- Integração com as demais áreas;
- Linha de reporte adequada;
- Complementos de atividades.
MÓDULO IV: COMPLIANCE COM FOCO NA INTELIGÊNCIA DE SISTEMAS DE CONTROLES INTERNOS
- Conceitos essenciais:
- Controles internos;
- Importância dos Controles Internos;
- Principais meios de controles internos;
- Objetivos de controles internos;
- Elementos dos controles internos;
- Controles internos X Compliance.
- Controles essenciais:
- Controles de políticas e procedimentos;
- Controles de revisão.
- Relação entre processo, risco e objetivo de controle.
- Visão do processo:
- Ambiente de controle;
- Processo de estruturação e mapeamento dos controles internos;
- Processo e conformidade.
- Aplicação da Lei Sarbanes-oxley – Sox.
- Como documentar a avaliação dos sistemas de controles internos:
- Programas de compliance sobre os sistemas de controle internos; e
- Técnicas e procedimentos dos papéis de trabalhos.
MÓDULO V: MISSÃO DE COMPLIANCE
Conclusão geral a respeito dos principais conceitos apresentados e da missão do Compliance no contexto organizacional.
METODOLOGIA
Apresentação expositiva e promoção de discussões de cases, com espaço para perguntas, respostas e cases reais, ao longo de todas as apresentações, visando permitir que os participantes contribuam com experiências próprias e esclareçam suas dúvidas tempestivamente; cases adaptados à realidade organizacional; e recursos audiovisuais,questionários e feedbacks pós- treinamento.
Informação adicional
Formação de Agentes de Compliance