Graduação

Em Varzea Grande

R$ 870

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Varzea grande

  • Duração

    4 Anos

Instalações

Localização

Início

Varzea Grande (Mato Grosso)
Ver mapa
Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Missão
A missão do curso de Fonoaudiologia está direcionada para a formação integral de profissionais sensíveis à realidade social que os cerca, e comprometidos do ponto de vista ético, político e estético. Nesse sentido, os profissionais devem ser capazes de contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia, nos limites que lhe são próprios, promovendo o desenvolvimento da sociedade local, regional e nacional. de vida da população.

Perfil do Formando
O curso de Fonoaudiologia do UNIVAG tem por objetivo formar profissionais éticos e socialmente responsáveis para atender o sistema de saúde vigente do país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe. Incentivar ações que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e a prática clínica Fonoaudiológica, bem como a educação continuada. Portanto, o perfil do formando do Univag está voltado para a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Desta forma, proporcionando melhorias na qualidade de vida de indivíduos e coletivos com os objetivos de prevenir, tratar, planejar e promover ações integrais em saúde. O Fonoaudiólogo atua em hospitais (enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidade de terapia intensiva - UTI), clínicas, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, saúde pública, escolas, rádio , televisão , teatro, docência (escolas de nível técnico e superior), consultorias, empresas, indústrias, prevenindo, tratando disfunções, reabilitando e promovendo saúde e qualidade de vida da população.

Diferencial
O aluno ingressante no curso de Fonoaudiologia do UNIVAG vai se tornar parte atuante em um dos mais modernos projetos educacionais implantados no país, o Currículo Integrado. Este currículo baseia-se na construção de saberes e práticas interrelacionadas às necessidades propostas pela realidade individual e do mundo, proporcionando uma ampla autonomia acadêmica, despertando a curiosidade e o cuidado com o ser humano. O ensino é baseado em núcleos de aprendizagem de nível de complexidade crescente e contínuo ao longo de todo o curso. A estrutura curricular proporcionará vivências com alunos de outros cursos da saúde bem como de outras áreas do conhecimento, possibilitando desta forma, a integração multiprofissional. O aluno é estimulado a ser atuante na construção de seu conhecimento em conjunto aos docentes, não mais centrando exclusivamente nos saberes do professor. Além disso, realiza práticas vivenciais desde o inicio do curso. Sua estrutura é flexibilizada e dinâmica, o que possibilita a inclusão de novas tecnologias e saberes. Possui enfoque na educação permanente, permitindo a formação de profissionais generalistas aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, nos mais diversos cenários, compreendendo o ser humano em sua totalidade. Está direcionado para a saúde coletiva (para que o aluno compreenda as questões sócio-econômico-culturais e políticos, partindo da identificação dos problemas de saúde de indivíduos em seu coletivo, educar, elaborar e executar planos de tratamento e medidas preventivas compatíveis articuladas às demais profissões, em seus ambientes) e para a prática baseada em evidências científicas.

Turno de Oferta
Matutino.

Estrutura Curricular
Disciplinas
Carga Horária
Io. SEMESTRE


Produção de Leitura e de Texto
60
Ciências Fonoaudiológicas: Linguagem Oral e Escrita
120
Investigação Científica
60
Saúde Sociedade
60
Prática Fonoaudiológica - Linguagem Oral e Escrita
60

2o. SEMESTRE

Sociologia
60
Ciências Fonoaudiológicas - Motricidade Orofacial e Audição
120
Anatomofisiologia
120
Prática Fonoaudiológica - Motricidade Orofacial e Audição
60

3o. SEMESTRE

Filosofia
60
Políticas de Saúde
60
Ciencias Fonoaudiológicas - Sistemas da Fala e Voz
120
Biologia Geral
80
Prática Fonoaudiológica - Sistemas da Fala e Voz
60
Total
1.100


IIº Núcleo

Disciplinas
Carga Horária

4o. SEMESTRE

Fluência e Disfluência
60
Audiologia no Adulto
60
Linguagem no Adulto
60
Disfagia
60
Prática Fonoaudiológica - Atendimento ao Adulto
90

5o. SEMESTRE

Patologia
60
Audiologia Infantil
60
Linguagem Infantil
60
Motricidade Orofacial
60
Saúde Baseada em Evidências
60
Habilitação e Reabilitação Auditiva
60
Prática Fonoaudiológica - Atendimento à Criança
90

6o. SEMESTRE

Voz
60
Libras
60
Aparelho de Amplificação Sonora - AAS e Implante Coclear
60
Teorias da Educação
60
Linguagem Escrita
60
Prática Fonoaudiológica - Reabilitação Fonoaudiológica
90
Total
1.170


IIIº Núcleo

Disciplinas
Carga Horária
7o. SEMESTRE

Estágio Supervisionado - Audiologia Clínica
80
Estágio Supervisionado - Fonoaudiologia Clínica
160
Estágio Supervisionado - Fonoaudiologia Hospitalar
80
Reuniões Clínicas
60

8o. SEMESTRE

Estágio Supervisionado - Audiologia Clínica Infantil e Adulto
160
Estágio Supervisionado - Fonoaudiologia Clínica Infantil e Adulto
160
Estágio Supervisionado - Saúde Coletiva
80
Total
780




Resumo dos Componentes Curriculares
Carga Horária
Conteúdos Científicos
2.330
Estágio Supervisionado
720
Trabalho de Conclusaõ de Curso
60
Atividades Complementares
380
Atividades Não Presenciais
310
Carga Horária Total do Curso
3.800

Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A pesquisa no curso de Fonoaudiologia do UNIVAG segue as diretrizes institucionais do princípio da indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Portanto, ela será gerenciada pelas disciplinas de investigação cientifica, saúde baseada em evidências e produção acadêmica, sendo articulada às atividades de estágio e extensão desenvolvidas. Deste modo, pretende-se que a pesquisa no curso assuma um caráter interdisciplinar e que cada cenário de atuação do Fonoaudiólogo oferecerá as bases para a criação de núcleos de pesquisa. O curso de Fonoaudiologia do Univag desenvolve no discente a iniciação à pesquisa e a habilidade para interpretação de trabalhos científicos possibilitando uma capacidade crítica. O curso estimula a participação em seminários, simpósios e discussões de casos clínicos em atividades internas, extra-muro ou extracurriculares.

Fonoaudiologia

R$ 870