Graduação

Em Brasilia

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Brasilia

  • Duração

    10 Semestres

Instalações

Localização

Início

Brasilia (Distrito Federal)
Ver mapa
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 9 - Asa Norte Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O curso possui enfoque prático e interdisciplinar. O aluno dispõe de excelente estrutura de laboratórios e programas de atendimento à comunidade, para desenvolver a prática profissional em condições reais e em diversas especialidades. O corpo docente é altamente qualificado.



Qual é a formação obtida?
Bacharel em Fisioterapia.
Qual é a duração do curso?
10 semestres.
Como é a profissão de Fisioterapia?

O fisioterapeuta é um profissional de saúde, com formação acadêmica superior, que se habilita à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, à indução do paciente e ao acompanhamento da evolução do quadro funcional e de sua alta.

Em que tipo de empresa o profissional atua?


O fisioterapeuta tem ocupado espaço profissional de forma ampla, em creches, hospitais, centros de terapia intensiva, ambulatórios, clínicas geriátricas, clínicas especializadas, centros desportivos, clubes, instituições de ensino, postos de saúde, centros médicos, associações de pessoas portadoras de necessidades especiais, empresas, linhas de produção e instituições de ensino.

Em quais especialidades da saúde o profissional pode trabalhar?


A gama de possibilidades abrange pneumologia, cardiologia, neurologia adulta e infantil, pediatria, terapia intensiva, ortopedia, traumatologia, medicina desportiva, dermatologia, reumatologia, ergonomia, geriatria, hidroterapia, hipoterapia, fisioterapia em distúrbios e disfunções da articulação temporomandibular, terapias alternativas e outras.

O que o fisioterapeuta está habilitado a fazer?

O profissional realiza avaliação fisioterapêutica, diagnóstico, elaboração de tratamento e aplicação de técnicas específicas. Podem-se enumerar atividades específicas, como:

  • Colher, observar e interpretar dados para a construção de diagnósticos dos distúrbios da cinesia funcional;
  • Identificar os distúrbios cinéticos funcionais prevalentes;
  • Elaborar a programação progressiva dos objetivos fisioterapêuticos;
  • Planejar, supervisionar e orientar intervenções fisioterapêuticas preventivas, curativas e de reabilitação;
  • Prestar consultoria;
  • Administrar serviços públicos ou privados na área de saúde;
  • Fazer conferências e palestras no campo da Fisioterapia e da saúde em geral;
  • Desenvolver e executar projetos científicos em saúde.

Por que fazer o curso de Fisioterapia no UniCEUB?


A matriz curricular possui conteúdo atualizado e com enfoque prático. As disciplinas dos dois últimos semestres letivos são realizadas no Centro de Atendimento à Comunidade - CAC - UniCEUB, onde são feitos atendimentos a pacientes e é prestada assistência à população por meio de projetos de extensão.

Como definir o corpo docente?


A qualidade dos professores é outro ponto forte do curso do UniCEUB. O corpo docente é formado por profissionais especialistas, mestres e doutores renomados.

O curso do UniCEUB é oferecido em qual turno?


Os oito semestres letivos são oferecidos no turno matutino, o que permite ao aluno conciliar as atividades acadêmicas com outras funções nos demais períodos do dia.

O curso oferece disciplinas optativas?


As disciplinas optativas apresentam conteúdo atualizado, usualmente só visto em cursos de pós-graduação, como Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares e Acupuntura. São oferecidas disciplinas dos demais cursos da área da saúde e de LIBRAS. O aluno tem de optar por cursar, pelo menos, duas disciplinas; também poderá fazer todas elas sem restrição.

Como é a estrutura de laboratórios do curso?


O curso conta com a estrutura dos Laboratórios de Ciências da Educação e Saúde do UniCEUB - LABOCIEN, tida como uma das melhores do Distrito Federal e aprovada pelo MEC segundo os padrões de excelência. São 38 laboratórios específicos e multidisciplinares que ocupam a área total de mais de 3.500m2. Entre os específicos, destacam-se os de atendimento ao curso de Fisioterapia: os laboratórios de anatomia, fisiologia, cinesioterapia, eletrotermofototerapia e o alto padrão e a diversidade de equipamentos.

O curso conta com clínica para a prática profissional?


A clínica-escola de Fisioterapia pertence ao Centro de Atendimento à Comunidade - CAC -UniCEUB. Os alunos prestam cerca de 200 atendimentos fisioterapêuticos diários à população carente do Distrito Federal e do entorno, sempre com o acompanhamento de orientadores especialistas. Os serviços são relativos às áreas de ortopedia, pediatria, neurologia adulta e uroginecologia.

Existem outras atividades?


O estímulo à prática é constante no UniCEUB. Há alunos que desenvolvem atividades em disciplinas aplicadas, projetos de monitoria, extensão, pesquisa e no Programa de Iniciação Científica - PIC, em estágios supervisionados, palestras e oficinas. As atividades são realizadas no campus, na clínica-escola e em instituições conveniadas.

O UniCEUB mantém convênio com outras instituições?


O UniCEUB estabeleceu convênios com hospitais vinculados à Secretaria da Saúde - FEPECS, como, por exemplo, o Hospital de Base, o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), o antigo HGEB, e asilo de idosos, com o objetivo de ampliar a oferta de atividades aos alunos.

Como definir o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de Fisioterapia?


Excelente, tanto em quantidade quanto em atualização dos títulos. O UniCEUB oferece um serviço especial: o aluno pode solicitar aquisição de livros da sua área de estudos, o que contribui para manter o acervo atualizado.




As bases do curso de Fisioterapia do UniCEUB assentam-se em princípios legais, institucionais, filosóficos e socioculturais, cooperando para a formação integralista do educando, perfeitamente identificado com o perfil pedagógico institucional e com os anseios da comunidade em que está inserido. Investe-se na formação teórica e prática, envolvendo o alunado em estágios voluntários e supervisionados e em projetos de extensão à comunidade acadêmica e a pessoas necessitadas. Visa-se ao aperfeiçoamento e ao desenvolvimento do corpo docente e insere-se a comunidade acadêmica em pesquisas por meio do Programa de Iniciação Científica e de trabalhos de conclusão de curso.

A implantação do curso de Fisioterapia vinculado à Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde do UniCEUB, com duração mínima de 5 anos, conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, atendeu a necessidade de aperfeiçoamento e aprofundamento nos estudos desta área. O primeiro ano tem o objetivo de inserir o aluno no ambiente acadêmico, apresentando-o ao universo de estudos da Fisioterapia, suas discussões epistemológicas e a relação com as demais ciências. O segundo ano busca o aprofundamento e o detalhamento do escopo da Fisioterapia. O terceiro ano firma as práticas acadêmicas, visando consolidar os conceitos e a aplicabilidade, enfatizando adquirir conhecimentos e habilidades voltadas à ética, à cidadania, à saúde coletiva e ao aprofundamento nas áreas clínicas. O quarto ano irá aproximar o aluno da atuação e aperfeiçoá-la com atenção especial à discussão de casos clínicos e à aplicabilidade de técnicas e recursos fisioterapêuticos, associando-os às atividades de pesquisa e extensão. O quinto e último ano tem por objetivo finalizar o preparo do aluno para o ingresso no mercado de trabalho, além de concluir seu processo de formação em nível da graduação. As habilidades a ser desenvolvidas relacionam-se ao exercício profissional e à pesquisa científica. Adicionalmente, o aluno atingirá o ápice de seu processo de formação que é a elaboração do trabalho de conclusão de curso, um artigo científico orientado por um dos membros do colegiado. Como complemento, deverá aprofundar seus conhecimentos nas áreas de atuação fisioterapêutica por meio do estágio curricular supervisionado.

Visando à formação cidadã, a matriz curricular de todos os cursos da Instituição contempla as disciplinas Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I e II, que podem ser cursadas no decorrer da graduação, totalizando 60 horas, e a disciplina LIBRAS, instituída por adequação ao Decreto 5.626/200 e à Resolução nº 003/2008. O UniCEUB, assim, reflete os seus princípios, estimulando a discussão em suas matrizes curriculares sobre o entendimento e o respeito às diferenças humanas e à inclusão social e educacional.


Fisioterapia
CH Disciplina: 4500
Currículo: 2001/2
CH Ética: 60
CH Complementar: 200


1º Semestre
Disciplina
Carga horária
Anatomia Humana I
75
Histologia
30
Iniciação à Ciência
75
Introdução à Fisioterapia
45
Língua Portuguesa
75
Sociologia
75

2º Semestre
Disciplina
Carga horária
Anatomia Humana II
75
Bases Filosóficas e Antropológicas
75
Biofísica
75
Biologia
75
Bioquímica
75

3º Semestre
Disciplina
Carga horária
Cinesiologia
75
Epidemiologia
45
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I
30
Fisiologia Humana I
75
Fisioterapia Geral
75
Introdução à Saúde Humana
30
Semiologia
75

4º Semestre
Disciplina
Carga horária
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira II
30
Fisiologia Humana II
75
Fisioterapia Preventiva
45
Hidroterapia
45
Introdução à Psicologia
30
Métodos e Técnicas de Avaliação
75
Patologia Humana
75
Terapia Manual
30

5º Semestre
Disciplina
Carga horária
Cardiologia
75
Cinesioterapia
75
Clínica Médica
75
Ortopedia
75
Pneumologia
75

6º Semestre
Disciplina
Carga horária
Fisioterapia Aplicada à Cardiologia
75
Fisioterapia Aplicada a Clínica Médica
75
Fisioterapia Aplicada à Ortopedia
75
Fisioterapia Aplicada à Pneumologia
75
Reumatologia
75

7º Semestre
Disciplina
Carga horária
Fisioterapia Aplicada à Reumatologia
75
Fisioterapia em UTI
75
Ginecologia
75
Neurologia
75
Pediatria
75

8º Semestre
Disciplina
Carga horária
Fisioterapia Aplicada à Ginecologia
75
Fisioterapia Aplicada à Neurologia
75
Fisioterapia Aplicada à Pediatria
75
Fisioterapia Estética
75
Informática Aplicada
45
Reeducação Funcional
30

9º Semestre
Disciplina
Carga horária
Administração em Fisioterapia
45
Bioestatística
45
Estágio Supervisionado I
450
Ética e Deontologia
30
Fisioterapia Aplicada a Saúde Humana
30
Fisioterapia Desportiva
75
Hipoterapia
45
Metodologia de Pesquisa Científica
75
Órtese e Prótese
30

10º Semestre
Disciplina
Carga horária
Estágio Supervisionado II
450
Trabalho de Conclusão de Curso
75
Disciplina Optativa I
75
Disciplina Optativa II
75

Fisioterapia

Preço para verificar