Fisioterapia

UNOPAR
Em

R$6.336
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Em 2edes
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que utiliza recursos físicos e naturais para prevenir e recuperar pacientes. Hoje, com os avanços da profissão e da tecnologia, a fisioterapia é utilizada nas áreas tradicionais de neurologia, geriatria, reumatologia, cardiologia, pneumologia, pediatria, ginecobstetrícia, e em áreas consideradas alternativas como a acupuntura.
Dirigido a: A formação do Fisioterapeuta espelha um profissional generalista e humanista, que busca incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de atitudes reflexivas e investigatórias, proporcionando a visão da profissão nos diferentes níveis de atenção à saúde, sejam eles, preventivo, curativo e reabilitador, desenvolvendo o senso crítico e a autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender a contínua formação na sua práxis profissional.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Av. Paris, 675 - Jd. Piza, 86041-140, Paraná, Brasil
Ver mapa
Consultar
Pr 218 - Km 01 - Jd. Universitário, 86702-670, Paraná, Brasil
Ver mapa

Programa

Turno Grau Outorgado Duração

Integral Fisioterapeuta Mínima 8 semestres
Máxima 16 semestres

Noturno Mínima 9 semestres
Máxima 18 semestres



O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que utiliza recursos físicos e naturais para prevenir e recuperar pacientes. Hoje, com os avanços da profissão e da tecnologia, a fisioterapia é utilizada nas áreas tradicionais de neurologia, geriatria, reumatologia, cardiologia, pneumologia, pediatria, ginecobstetrícia, e em áreas consideradas alternativas como a acupuntura.




No dia-a-dia os fisioterapeutas utilizam a hidroterapia, a eletrotermofototerapia (tratamento pelo calor e radiação IV e UV e estimulação elétrica) e cinesioterapia (ginástica e movimento). Atuam em parceria com os diversos profissionais da área da saúde através de um trabalho multidisciplinar que busca a recuperação global do paciente e uma maior humanização no atendimento. As possibilidades de trabalho vão desde as áreas tradicionais até a fisioterapia estética e as terapias manuais.


Areas de Atuação :

· Área clínica: academias, escolas, clubes, centros de reabilitação, consultórios, ambulatórios, clínicas e hospitais.

· Área administrativa: empresas públicas ou privadas, órgãos /instituições que envolvam assistência fisioterapêutica.

· Área de pesquisa: em projetos nas sub-áreas específicas da fisioterapia, desenvolvendo ou coordenando projetos.

· Área docente: atuação nas disciplinas de formação básica e/ou profissional de nível superior e médio.

· Área desportiva: outro segmento com boas oportunidades, haja vista o grande envolvimento do fisioterapeuta nos grandes clubes de futebol e demais esportes.

· Área de estética ou dermatofuncional: este segmento do mercado vem crescendo e está atraindo muitos fisioterapeutas.


Objetivo :
Formar Fisioterapeutas com capacidade e competência para atuar nas áreas de assistência, educação e pesquisa, em níveis de atenção primária, secundária e terciária, contribuindo de forma efetiva para transformar a realidade social brasileira. Atuar na área de pesquisa básica desenvolvendo projetos integrados que tenham como objetivo melhorar e desenvolver o homem em suas múltiplas reações com o trabalho, a família, o indivíduo e a saúde; propiciar habilidades baseadas no raciocínio técnico-científico como fator determinante da qualidade e da contextualização social e de seus futuros atos profissionais; desenvolver conteúdos teórico-práticos que atendam às necessidades de desenvolvimento das diversas áreas de atuação do Fisioterapeuta.


Perfil Profissional:
A formação do Fisioterapeuta espelha um profissional generalista e humanista, que busca incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de atitudes reflexivas e investigatórias, proporcionando a visão da profissão nos diferentes níveis de atenção à saúde, sejam eles, preventivo, curativo e reabilitador, desenvolvendo o senso crítico e a autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender a contínua formação na sua práxis profissional. Seus conhecimentos das áreas básica, clínica e profissionalizante fazem dele um profissional capacitado a observar, avaliar, compreender e resolver problemas de forma crítica, flexível, competente e sem fragmentação do indivíduo, inserindo-se nos diversos níveis de atenção à saúde. Promover o bem-estar físico e emocional do ser humano, mantendo, recuperando, prevenindo e protegendo a saúde do indivíduo, respeitando-o e valorizando-o. Este profissional deve entender o indivíduo como um ser bio-psico-social para intervir na promoção da saúde, aplicando a metodologia do cuidar, conscientizando-o dos seus direitos e deveres como cidadão. Apresentar atitude ética, em relação ao indivíduo, sua família e equipe de trabalho, para ser transformador da realidade, bem como desenvolver e executar projetos de pesquisa e extensão que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido. Este profissional deve ter, acima de tudo, capacidade de aprender a aprender, ter comunicação verbal e não-verbal adequada, ter organização e capacidade de trabalho em equipe multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com extrema produtividade, baseado na convicção científica, de cidadania e de ética.


Programa:

O currículo do Curso de Graduação em Fisioterapia é distribuído em conteúdos básicos e profissionalizantes, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades nas várias atividades que competem ao Fisioterapeuta, de acordo com os objetivos do Curso e também procurando adequar-se as Diretrizes Curriculares Nacionais. Entende-se por conteúdos básicos as disciplinas cujo objetivo primordial é promover o aprendizado das Ciências Biológicas correlacionadas com a área da Fisioterapia. Pertencem a uma área de conhecimento comum aos diferentes cursos da Saúde e desenvolvem conteúdos essenciais às disciplinas profissionalizantes. Os conteúdos de formação profissional são aqueles que contribuem para construir o perfil profissional do egresso, desenvolvendo competências e habilidades específicas do Fisioterapeuta. Sendo assim, os conteúdos do presente currículo encontram-se em sintonia com a necessidade de formação de profissionais integrados no que diz respeito aos aspectos teórico-práticos que possibilitam a construção e a transformação de sua realidade profissional. Tais conteúdos pretendem formar profissionais pautados em valores humanos, éticos e culturais, promovendo também uma formação generalista. Buscando enriquecer ainda mais a formação do egresso, o Curso propõe ainda atividades complementares que se constituem em estágios voluntários, visitas técnicas, monitoria, programas de iniciação científica, participação em eventos na área, que contribuem para sua formação profissional.




Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais