Fisioterapia

Graduação

Em

R$ 6.336

Descrição

  • Duração

    8 Semestres

O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que utiliza recursos físicos e naturais para prevenir e recuperar pacientes. Hoje, com os avanços da profissão e da tecnologia, a fisioterapia é utilizada nas áreas tradicionais de neurologia, geriatria, reumatologia, cardiologia, pneumologia, pediatria, ginecobstetrícia, e em áreas consideradas alternativas como a acupuntura. Dirigido a: A formação do Fisioterapeuta espelha um profissional generalista e humanista, que busca incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de atitudes reflexivas e investigatórias, proporcionando a visão da profissão nos diferentes níveis de atenção à saúde, sejam eles, preventivo, curativo e reabilitador, desenvolvendo o senso crítico e a autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender a contínua formação na sua práxis profissional.

Instalações

Localização

Início

Pr 218 - Km 01 - Jd. Universitário, 86702-670

Início

Consultar
Av. Paris, 675 - Jd. Piza, 86041-140

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Turno Grau Outorgado Duração

Integral Fisioterapeuta Mínima 8 semestres
Máxima 16 semestres

Noturno Mínima 9 semestres
Máxima 18 semestres



O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que utiliza recursos físicos e naturais para prevenir e recuperar pacientes. Hoje, com os avanços da profissão e da tecnologia, a fisioterapia é utilizada nas áreas tradicionais de neurologia, geriatria, reumatologia, cardiologia, pneumologia, pediatria, ginecobstetrícia, e em áreas consideradas alternativas como a acupuntura.




No dia-a-dia os fisioterapeutas utilizam a hidroterapia, a eletrotermofototerapia (tratamento pelo calor e radiação IV e UV e estimulação elétrica) e cinesioterapia (ginástica e movimento). Atuam em parceria com os diversos profissionais da área da saúde através de um trabalho multidisciplinar que busca a recuperação global do paciente e uma maior humanização no atendimento. As possibilidades de trabalho vão desde as áreas tradicionais até a fisioterapia estética e as terapias manuais.


Areas de Atuação :

· Área clínica: academias, escolas, clubes, centros de reabilitação, consultórios, ambulatórios, clínicas e hospitais.

· Área administrativa: empresas públicas ou privadas, órgãos /instituições que envolvam assistência fisioterapêutica.

· Área de pesquisa: em projetos nas sub-áreas específicas da fisioterapia, desenvolvendo ou coordenando projetos.

· Área docente: atuação nas disciplinas de formação básica e/ou profissional de nível superior e médio.

· Área desportiva: outro segmento com boas oportunidades, haja vista o grande envolvimento do fisioterapeuta nos grandes clubes de futebol e demais esportes.

· Área de estética ou dermatofuncional: este segmento do mercado vem crescendo e está atraindo muitos fisioterapeutas.


Objetivo :
Formar Fisioterapeutas com capacidade e competência para atuar nas áreas de assistência, educação e pesquisa, em níveis de atenção primária, secundária e terciária, contribuindo de forma efetiva para transformar a realidade social brasileira. Atuar na área de pesquisa básica desenvolvendo projetos integrados que tenham como objetivo melhorar e desenvolver o homem em suas múltiplas reações com o trabalho, a família, o indivíduo e a saúde; propiciar habilidades baseadas no raciocínio técnico-científico como fator determinante da qualidade e da contextualização social e de seus futuros atos profissionais; desenvolver conteúdos teórico-práticos que atendam às necessidades de desenvolvimento das diversas áreas de atuação do Fisioterapeuta.


Perfil Profissional:
A formação do Fisioterapeuta espelha um profissional generalista e humanista, que busca incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de atitudes reflexivas e investigatórias, proporcionando a visão da profissão nos diferentes níveis de atenção à saúde, sejam eles, preventivo, curativo e reabilitador, desenvolvendo o senso crítico e a autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender a contínua formação na sua práxis profissional. Seus conhecimentos das áreas básica, clínica e profissionalizante fazem dele um profissional capacitado a observar, avaliar, compreender e resolver problemas de forma crítica, flexível, competente e sem fragmentação do indivíduo, inserindo-se nos diversos níveis de atenção à saúde. Promover o bem-estar físico e emocional do ser humano, mantendo, recuperando, prevenindo e protegendo a saúde do indivíduo, respeitando-o e valorizando-o. Este profissional deve entender o indivíduo como um ser bio-psico-social para intervir na promoção da saúde, aplicando a metodologia do cuidar, conscientizando-o dos seus direitos e deveres como cidadão. Apresentar atitude ética, em relação ao indivíduo, sua família e equipe de trabalho, para ser transformador da realidade, bem como desenvolver e executar projetos de pesquisa e extensão que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido. Este profissional deve ter, acima de tudo, capacidade de aprender a aprender, ter comunicação verbal e não-verbal adequada, ter organização e capacidade de trabalho em equipe multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com extrema produtividade, baseado na convicção científica, de cidadania e de ética.


Programa:

O currículo do Curso de Graduação em Fisioterapia é distribuído em conteúdos básicos e profissionalizantes, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades nas várias atividades que competem ao Fisioterapeuta, de acordo com os objetivos do Curso e também procurando adequar-se as Diretrizes Curriculares Nacionais. Entende-se por conteúdos básicos as disciplinas cujo objetivo primordial é promover o aprendizado das Ciências Biológicas correlacionadas com a área da Fisioterapia. Pertencem a uma área de conhecimento comum aos diferentes cursos da Saúde e desenvolvem conteúdos essenciais às disciplinas profissionalizantes. Os conteúdos de formação profissional são aqueles que contribuem para construir o perfil profissional do egresso, desenvolvendo competências e habilidades específicas do Fisioterapeuta. Sendo assim, os conteúdos do presente currículo encontram-se em sintonia com a necessidade de formação de profissionais integrados no que diz respeito aos aspectos teórico-práticos que possibilitam a construção e a transformação de sua realidade profissional. Tais conteúdos pretendem formar profissionais pautados em valores humanos, éticos e culturais, promovendo também uma formação generalista. Buscando enriquecer ainda mais a formação do egresso, o Curso propõe ainda atividades complementares que se constituem em estágios voluntários, visitas técnicas, monitoria, programas de iniciação científica, participação em eventos na área, que contribuem para sua formação profissional.



Fisioterapia

R$ 6.336