Física

Unijuí
Em Ijuí

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  • Graduação
  • Ijuí
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Contribuir para a melhoria da educação praticada nas escolas da região de abrangência da Universidade, através da busca de alternativas que tragam respostas cada vez mais satisfatórias aos desafios e dificuldades interpostos, especialmente no que se refere à formação/capacitação dos professores, em seus conhecimentos, concepções,.
Dirigido a: A Física estabelece uma dinâmica de análise e reflexão e aponta os rumos para a formação de um profissional da educação comprometido com a melhoria do ensino.

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Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
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Programa

Em meio a fórmulas, números e experimentos. A Física é conhecida como a ciência que estuda os fenômenos naturais regidos por princípios gerais, relacionando a experiência e a teoria. Como instrumentos de trabalho, conta com a lógica, a matemática e os aparelhos experimentais. A Física estabelece uma dinâmica de análise e reflexão e aponta os rumos para a formação de um profissional da educação comprometido com a melhoria do ensino.



Histórico
Criada em 1976, a Habilitação em Física do Curso de Ciências da Unijuí passou após por diversas mudanças, fruto da evolução da concepção de ensino que os docentes do Núcleo de Física tinham sobre o curso de formação de professores.

Na época da implantação do Curso, a principal preocupação era o aprofundamento do conhecimento específico formal que, na maioria dos casos, significava passar teoria e resolver problemas, apelando para fatos científicos memorizados e algoritmos matemáticos (fórmulas). Acreditava-se que um professor de Física, com o domínio do conhecimento teórico, teria condições necessárias e suficientes para realizar um ensino de qualidade, com autonomia e segurança para propor o que ensinar e como ensinar. Na universidade, as questões eram motivos para discussão e debate, mas dificilmente executadas na prática.

Os resultados não foram os esperados. Os conteúdos meramente repassados combinada com um ensino, nos componentes curriculares específicos, pouco preocupado com o fazer pedagógico, deixava, na formação dos futuros profissionais, sérias lacunas que prejudicavam sua ação em sala de aula. Nesse contexto, começou-se a reavaliar o enfoque excessivamente formal e matematizado do curso e, em particular, das disciplinas básicas, cujo principal objetivo deve ser a aprendizagem de conceitos físicos.

O porquê de um curso de Física pode ser justificado pela própria evolução do conhecimento desta área do saber. A Física tem por objetivo elaborar uma descrição quantitativa da realidade e, nesta descrição utiliza-se da matemática, enquanto linguagem.


Objetivos

Geral

* Contribuir para a melhoria da educação praticada nas escolas da região de abrangência da Universidade, através da busca de alternativas que tragam respostas cada vez mais satisfatórias aos desafios e dificuldades interpostos, especialmente no que se refere à formação/capacitação dos professores, em seus conhecimentos, concepções, posturas e atitudes, enquanto profissionais munidos do princípio da educação continuada e qualificada.


Específicos

* Capacitar os futuros professores para atuar em Matemática no Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio, desenvolvendo formas de leitura "crítica" da realidade, na busca de novos tipos de relações entre a sociedade, a educação, a tecnologia e o ambiente, de forma a contribuir para a construção de uma vida melhor, para todos os sujeitos envolvidos no processo educativo e onde este se reflete.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

* Profissional com identidade definida pelo seu conhecimento em Física, nas relações destas com outras Ciências e em Educação

* Profissional sujeito de seu próprio desenvolvimento

* Profissional com conhecimento e relacionamento pessoal-profissional capaz de dar contribuições efetivas em trabalhos coletivos da categoria

* Profissional com participação social na comunidade escolar em geral

Áreas de atuação do egresso

O curso de Física - Licenciatura - destina-se a atender necessariamente a rede escolar. Porém, percebe-se que o mercado de trabalho para o licenciado é bastante diversificado e tende a acentuar essa característica. A expectativa de trabalho em escolas vem sendo substituída por alternativas menos formais como professor de empresas, professor de aulas particulares, cursinhos e outras.

A Física está presente na formação básica escolar. Aparece junto com as Ciências, no ensino fundamental e como disciplina isolada no ensino médio. Esse fato garante um amplo mercado de trabalho para os licenciados nesse curso: o magistério público e o particular. A maior oferta de empregos é no setor público, porém, nos últimos anos, a remuneração tem sido bastante baixa. No setor privado a oferta é bem menor e os salários mais animadores.

O magistério superior, embora uma opção que exige outras qualificações, é um mercado de trabalho atrativo para os licenciados em Física, tanto pelo trabalho que pode ser realizado como pela remuneração. Em todo o Brasil, multiplica-se o número de cursos ligados à área das ciências exatas, aumentando a demanda por professores devidamente titulados em Física. Esse campo de trabalho, mesmo que dividido com os bacharéis, é um campo do Ensino de Física que deve ser tratado com toda atenção nos cursos de Licenciatura.

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