Física

Unijuí
Em Ijuí

R$30.066
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Deseja falar com um Assessor sobre este curso?

Informação importante

Tipologia Graduação
Início Ijuí
Duração 8 Semestres
  • Graduação
  • Ijuí
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Contribuir para a melhoria da educação praticada nas escolas da região de abrangência da Universidade, através da busca de alternativas que tragam respostas cada vez mais satisfatórias aos desafios e dificuldades interpostos, especialmente no que se refere à formação/capacitação dos professores, em seus conhecimentos, concepções,.
Dirigido a: A Física estabelece uma dinâmica de análise e reflexão e aponta os rumos para a formação de um profissional da educação comprometido com a melhoria do ensino.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa
Início Consultar
Localização
Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

Em meio a fórmulas, números e experimentos. A Física é conhecida como a ciência que estuda os fenômenos naturais regidos por princípios gerais, relacionando a experiência e a teoria. Como instrumentos de trabalho, conta com a lógica, a matemática e os aparelhos experimentais. A Física estabelece uma dinâmica de análise e reflexão e aponta os rumos para a formação de um profissional da educação comprometido com a melhoria do ensino.



Histórico
Criada em 1976, a Habilitação em Física do Curso de Ciências da Unijuí passou após por diversas mudanças, fruto da evolução da concepção de ensino que os docentes do Núcleo de Física tinham sobre o curso de formação de professores.

Na época da implantação do Curso, a principal preocupação era o aprofundamento do conhecimento específico formal que, na maioria dos casos, significava passar teoria e resolver problemas, apelando para fatos científicos memorizados e algoritmos matemáticos (fórmulas). Acreditava-se que um professor de Física, com o domínio do conhecimento teórico, teria condições necessárias e suficientes para realizar um ensino de qualidade, com autonomia e segurança para propor o que ensinar e como ensinar. Na universidade, as questões eram motivos para discussão e debate, mas dificilmente executadas na prática.

Os resultados não foram os esperados. Os conteúdos meramente repassados combinada com um ensino, nos componentes curriculares específicos, pouco preocupado com o fazer pedagógico, deixava, na formação dos futuros profissionais, sérias lacunas que prejudicavam sua ação em sala de aula. Nesse contexto, começou-se a reavaliar o enfoque excessivamente formal e matematizado do curso e, em particular, das disciplinas básicas, cujo principal objetivo deve ser a aprendizagem de conceitos físicos.

O porquê de um curso de Física pode ser justificado pela própria evolução do conhecimento desta área do saber. A Física tem por objetivo elaborar uma descrição quantitativa da realidade e, nesta descrição utiliza-se da matemática, enquanto linguagem.


Objetivos

Geral

* Contribuir para a melhoria da educação praticada nas escolas da região de abrangência da Universidade, através da busca de alternativas que tragam respostas cada vez mais satisfatórias aos desafios e dificuldades interpostos, especialmente no que se refere à formação/capacitação dos professores, em seus conhecimentos, concepções, posturas e atitudes, enquanto profissionais munidos do princípio da educação continuada e qualificada.


Específicos

* Capacitar os futuros professores para atuar em Matemática no Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio, desenvolvendo formas de leitura "crítica" da realidade, na busca de novos tipos de relações entre a sociedade, a educação, a tecnologia e o ambiente, de forma a contribuir para a construção de uma vida melhor, para todos os sujeitos envolvidos no processo educativo e onde este se reflete.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

* Profissional com identidade definida pelo seu conhecimento em Física, nas relações destas com outras Ciências e em Educação

* Profissional sujeito de seu próprio desenvolvimento

* Profissional com conhecimento e relacionamento pessoal-profissional capaz de dar contribuições efetivas em trabalhos coletivos da categoria

* Profissional com participação social na comunidade escolar em geral

Áreas de atuação do egresso

O curso de Física - Licenciatura - destina-se a atender necessariamente a rede escolar. Porém, percebe-se que o mercado de trabalho para o licenciado é bastante diversificado e tende a acentuar essa característica. A expectativa de trabalho em escolas vem sendo substituída por alternativas menos formais como professor de empresas, professor de aulas particulares, cursinhos e outras.

A Física está presente na formação básica escolar. Aparece junto com as Ciências, no ensino fundamental e como disciplina isolada no ensino médio. Esse fato garante um amplo mercado de trabalho para os licenciados nesse curso: o magistério público e o particular. A maior oferta de empregos é no setor público, porém, nos últimos anos, a remuneração tem sido bastante baixa. No setor privado a oferta é bem menor e os salários mais animadores.

O magistério superior, embora uma opção que exige outras qualificações, é um mercado de trabalho atrativo para os licenciados em Física, tanto pelo trabalho que pode ser realizado como pela remuneração. Em todo o Brasil, multiplica-se o número de cursos ligados à área das ciências exatas, aumentando a demanda por professores devidamente titulados em Física. Esse campo de trabalho, mesmo que dividido com os bacharéis, é um campo do Ensino de Física que deve ser tratado com toda atenção nos cursos de Licenciatura.

Êxitos alcançados por este centro


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais