Filosofia e Existência

Graduação

A Distância

R$ 6.124

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Metodologia

    A distância

  • Horário de aulas

    436h

Católica Virtual - Filosofia e Existência Diante da tendência, consolidada em nossa sociedade, à mediocridade e à uniformização de tudo e de todos os humanos, a Filosofia se apresenta como a oportunidade de uma leitura crítica e transformadora, que valoriza, liberta e dá autonomia à existência humana. O estudo de Filosofia e Existência, na UCB Virtual, favorece sobremaneira essa abordagem, pois  F. Dirigido a: Pessoas com formação superior em qualquer área do conhecimento.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Diante da tendência, consolidada em nossa sociedade, à mediocridade e à uniformização de tudo e de todos os humanos, a Filosofia se apresenta como a oportunidade de uma leitura crítica e transformadora, que valoriza, liberta e dá autonomia à existência humana. O estudo de Filosofia e Existência, na UCB Virtual, favorece sobremaneira essa abordagem, pois Filosofia é, em sua essência, questionamento, e os fóruns de discussão em ambiente virtual permitem debates calorosos sobre essas questões que nos afligem.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Existência tem como objetivos fundamentais:

·Compreender e interpretar o mundo e a existência humana do ponto de vista da filosofia. O ser humano é limitado e por isso ele precisa desenvolver diferentes perspectivas para poder conhecer, de alguma forma, a complexidade do mundo e dos entes humanos. Em nosso curso, sem desvalorizar a importância e a perspectiva das ciências e de outros saberes, ater-se-á a compreender a especificidade da leitura e a interpretação filosófica.
·Levar o estudante a aprender a filosofar do ponto de vista da existência humana: fornecer-se-á aos estudantes, para isso, elementos adequados a aprender a olhar, ler e interpretar o mundo e a existência humana, a partir da filosofia existencial.
·Entender o ser da existência humana, em primeiro lugar, dentro da concepção metafísica e, depois, perceber a necessidade de superar a metafísica tradicional. A metafísica tradicional sempre quis falar do ser; na verdade, contudo, se esqueceu do ser por não ter prestado atenção à diferença ontológica entre o ser e os entes. Tratou o ser como se fosse um ente.
·Interpretar o homem e as grandes questões éticas contemporâneas sempre a partir da perspectiva da filosofia existencial.


Pessoas com formação superior em qualquer área do conhecimento.O material didático do curso é organizado em seis Unidades de Estudo Autônomo (UEAs), que são as disciplinas, constituídas de hipertexto e disponibilizadas através da Internet.

·O modo de conceber e fazer filosofia em alguns pensadores gregos
·O modo de conceber e fazer filosofia em alguns pensadores medievais
·O modo de conceber e fazer filosofia em alguns pensadores modernos
·Superação da metafísica e Ética em alguns pensadores contemporâneos
·Tópicos de Antropologia Filosófica
·Metodologia da pesquisa em Filosofia

Além das disciplinas acima, o curso oferece a disciplina optativa: Metodologia do Ensino Superior. Para cursar essa disciplina, o aluno deverá pagar o valor equivalente a uma disciplina regular do curso, cujo cálculo é feito com base no valor do curso à época da solicitação de matrícula.

Filosofia e Existência

R$ 6.124