Filosofia

Universidade Católica Dom Bosco UCDB
Em Campo Grande

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  • Graduação
  • Campo grande
  • Duração:
    6 Semestres
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Campo Grande
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900, Mato Grosso do Sul, Brasil
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Programa

Concepção

Do ponto de vista da filosofia da educação, os princípios adotados são os de uma abordagem progressista em defesa de uma pedagogia critíco-social dos conteúdos em que:

· O papel da universidade é o de transmissão de conteúdos vivos, concretos e indissociáveis da realidade, no sentido de preparar o acadêmico para agir de modo participativo e organizado frente às contradições do mundo, em vista da democratização da sociedade;

· Os conteúdos de ensino devem ser constituídos de conhecimentos selecionados entre os bens culturais da humanidade( saber universal autônomo) reavaliados face às realidades sociais atuais, com funções formativas e instrumentais. Assim, a postura é a de propiciar ao acadêmico acesso aos conteúdos, ligando-os com sua experiência concreta, na medida em que proporciona elementos de analise critica que o ajudem a ultrapassar a experiência, os estereótipos e as pressões difusas da ideologia dominante.

· Os métodos participativos e baseados em uma relação
direta da experiência do acadêmico, confrontada com o
saber já existente;

· A relação professor-aluno dá-se por interação diretiva para provimento das condições de trocas. O professor deve ser o mediador e intervencionista. O acadêmico, por sua vez, deve participar do processo, confrontando suas
experiências com os conteúdos expressos pelo professor;

· Os pressupostos da aprendizagem indicam que todo conhecimento novo deve
apoiar-se numa estrutura cognitiva já existente (aprendizagem significativa). Espera-se que o acadêmico aprenda a processar as informações para que a avaliação possa ser feita pela comprovação do seu progresso em
direção a noções mais sistematizadas.


Finalidade


Formar licenciados em Filosofia capacitados para atuar de maneira critica, sistemática e ética junto a instituições de ensino e organizações de natureza sócio-comunitária.



Objetivos


Formar licenciados capacitados filosófica e didaticamente para atender às demandas do sistema de ensino na área de Filosofia nos âmbitos público (municipal e estadual) e privado em Mato Grosso do Sul.

Exercer uma função formativa, ainda que de maneira
propedêutica, para propiciar fundamentação:

· Filosófico-cristã para que os acadêmicos envolvidos no processo de formação eclesiástica tenham a competência intelectual exigida para realizar estudos superiores em Teologia e/ou Ciências da Religião;

· Filosófico-humanística, especialmente de caráter político-ético, para
atender à demanda de formação suplementar de profissionais liberais, agentes e lideranças comunitárias (saúde, pastoral, associações, assessoria política e afins).


Estruturar a formação do acadêmico em:

· Análise e síntese dos textos clássicos, problemas fundamentais e correntes da História da Filosofia Ocidental;

· Exercício da reflexão filosófica mediada pela participação sistemática em grupos de estudo e projetos de extensão universitária, atividades de aprendizagem e investigação em vista da filosofia aplicada (estudos de caso) e pela elaboração de projeto de pesquisa e produção teórica (Trabalho de Conclusão de Curso).

· Promover a investigação de novos horizontes de profissionalização dos egressos de Filosofia.

· Comprometer o curso de Filosofia, por meio de atividades de extensão, com
as demandas da comunidade local em consonância com a natureza do curso.



Profissional Pretendido


Desde os seus primórdios, o curso de Filosofia da UCDB tem como referência básica o atendimento ao duplo dimensionamento de perfil do seu egresso. Vem a ser: por conta da habilitação decorrente da licenciatura em Filosofia, parte dos egressos
destina-se à docência na educação básica; por motivo da especificidade da maior parte de seus acadêmicos, provenientes de instituições eclesiásticas que precisam cursar Filosofia como parte do seu processo formativo, predomina o perfil do egresso tendente ao engajamento em instituições religiosas, comunitárias e de promoção da cidadania.


Desse modo, o licenciado em Filosofia, mediante estudos aprofundados em
Metafísica, Ética, Antropologia Filosófica,História da Filosofia e outras disciplinas do núcleo básico, bem como, subsidiado pela participação formativa em atividades pedagógicas, de extensão e em grupos de estudo temáticos, construirá o perfil de domínio teórico e pedagógico que o habilitará para:

· Enfrentar os desafios e dificuldades inerentes à tarefa de despertar e motivar os seus alunos da educação básica para o gosto pelo pensamento crítico, inovador e independente, próprio da prática da reflexão filosófica, além de transmitir-lhes o legado da tradição, especialmente do pensamento Ocidental.


· Atuar na interface com outras áreas de conhecimento, de forma cooperativa e transdisciplinar, em projetos e/ou assessorias comprometidos com ações de relevância sócio-político-cultural e potencializadores da solidariedade e da responsabilidade social.

· Para tanto, exigir-se-á do egresso as seguintes qualidades:


· Ser capaz de sistematização de conteúdos
filosóficos, vem a ser, compreender, problematizar e transmitir temas, problemas e sistemas de pensamento e práxis.

· Ser capaz de inserir, dentro da realidade sócio-institucional na qual o egresso transita ou milita, a argumentação nos moldes filosóficos, ou seja, aquela que sistemática e criticamente pergunta pelos princípios e pela fundamentação,
de posições, propostas e ações humanas e institucionais.


· Ser capaz de contribuir, a partir de uma postura participativa, no processo de elaboração de projetos, primando peloconjunto de ações a serem realizadas, pela determinação do modelo de gereciamento das ações e pelo estabelecimento de critérios e tempos de avaliação.

· Ser capaz de ensinar, apoiado no domínio de métodos
pedagógicos e do uso das novas técnicas, a estudantes da educação básica o legado básico das problemáticas e sistemas de pensamento da Filosofia ao longo da história. E, a partir disso, desenvolver neles a capacidade de sensibilizar-se e indignar-se diante de situações de lesa humanidade, seja qual for a sua intensidade, e, ao mesmo tempo, também de comprometer-se para implementar postura ética de escuta, respeito e co-responsabilidade em vista do pensar e agir humanos com sentido e validade.











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