Graduação

Em Taguatinga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Taguatinga

  • Duração

    9 Semestres

O Curso de Graduação em Farmácia tem por objetivo formar um profissional farmacêutico com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimento. Dirigido a: Habilitação: Farmacêutico, podendo exercer todas as competências inerentes ao profissional farmacêutico, incluindo atuação em farmácia comunitária, manipulação de fórmulas magistrais, dispensação, atenção farmacêutica, vigilância sanitária, planejamento e gestão da assistência farmacêutica; desenvolver atividades em análises clínicas e toxicológicas, indústria farmacêutica e de alimentos, e atuação em diversas instâncias dos sistemas de saúde.

Instalações

Localização

Início

Taguatinga (Distrito Federal)
Ver mapa
Campus I - Q.S 07 Lote 01 Epct - Cep 71966700 - Águas Claras, 71966700

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

OBJETIVOS
O Curso de Graduação em Farmácia tem por objetivo formar um profissional farmacêutico
com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção
à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades
referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle,
produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade
social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade
em benefício da sociedade.


Características
A UCB mantém seu Curso de Farmácia assentado em princípios legais, institucionais, filosóficos e sócio-culturais perfeitamente identificados com o perfil pedagógico de sua Mantenedora, com a Missão da Instituição e com os anseios da comunidade em que está inserida. O Curso de Farmácia reveste-se de uma individualidade institucional própria, ao mesmo tempo em que atende aos preceitos pragmáticos que regem os cursos equivalentes no Brasil.

Cabe destacar que, entre os principais diferenciais do Curso, encontra-se a preocupação em se conciliar harmonicamente a formação teórica e a formação prática do discente, o que pode ser exemplificado pelo elevado número de horasaula laboratoriais (990 horas-aula) e de estágios (1.140 horas-aula). O Curso dispõe de um elenco diversificado de áreas de estágio, os quais se iniciam logo no segundo semestre da Estrutura Curricular, e que, com o decorrer do Curso, contemplam as diferentes competências a serem exercidas pelo futuro profissional farmacêutico em conformidade com as Diretrizes Curriculares do MEC. Para atender aos estágios, a Universidade Católica de Brasília conta com a estrutura de um Hospital - Dia assim como com convênios com a Secretaria de Saúde e com outras Instituições, tais como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ademais, possui laboratórios específicos, como o Laboratório de Farmacognosia, Laboratório de Farmacotécnica, Laboratórios de Tecnologia Farmacêutica e de Controle de Qualidade de Medicamentos.



Mercado de trabalho
O Curso de Farmácia da UCB oferece ao aluno a possibilidade de obter o grau de Farmacêutico, profissional de nível superior e membro integrante das Ciências da Saúde, com possibilidades de atuações variadas no mercado de trabalho. Segundo dados do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, há 562 estabelecimentos farmacêuticos registrados (drogarias, farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas, farmácias hospitalares etc.) e apenas 850 farmacêuticos inscritos no Conselho. Esse número é pequeno, pois, além da demanda em farmácias, existem, ainda, os hospitais e postos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), laboratórios de análises clínicas entre outros campos. No âmbito nacional, além da atuação em farmácias e sistemas de saúde, o profissional formado na UCB poderá atuar na indústria farmacêutica, na vigilância sanitária estadual e federal, nas Universidades e em Centros de Pesquisa.

Farmácia

Preço para verificar