Farmácia

FCRS - Faculdade Católica Rainha do Sertão
Em Quixadá

R$49.608

Informação importante

  • Graduação
  • Quixadá
  • Duração:
    10 Semestres
Descrição

O objetivo do Curso de Farmácia da FCRS é levar os alunos a aprender a aprender, que engloba aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer; garantindo a capacitação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integridade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades.
Dirigido a: O perfil do profissional egresso do Curso de Farmácia se caracteriza por uma formação com perfil generalista, tendo como atribuições essenciais à promoção, à proteção e à recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades associadas ao fármaco, ao medicamento e aos cosméticos, às análises clínicas e toxicológicas, e aos alimentos.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Quixadá
Rua Juvêncio Alves, 660 - Centro - Quixadá-Ceará, 63900-000, Ceará, Brasil
Ver mapa

Programa

Informações
Formação: bacharel em Farmácia com perfil Generalista
Duração: 10 semestres (carga horária: 4000h)
Turno: Integral
Campus: Campus II
Portaria MEC: 07/04/2004
Mensalidade: R$ 826,80
Coordenador: Prof. Dr. Jeferson Falcão do Amaral

Estrutura do Curso
laboratórios bem equipados para as aulas práticas, Centro de Informações sobre Medicamentos (CIMQ), Farmácia-Escola, Laboratório-Escola e estágios supervisionados na cidade de Quixadá e municípios circunvizinhos.

Egressos: o Curso de Farmácia da FCRS possui 04 turmas de egressos; profissionais Farmacêuticos atuando principalmente no interior do estado do Ceará.

Contextualização
A Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) propõe um Curso de Farmácia para a formação de profissionais Farmacêuticos que se insiram nas novas Diretrizes Curriculares e que possam trabalhar em cidades próximas, dando a esta população Farmacêuticos formados com perfil Generalista, com ênfase em áreas prioritárias ao interior do Estado, como Análises Clínicas e Assistência Farmacêutica.

Para tanto, a atividade da Farmácia exige do profissional o equilíbrio constante dos conhecimentos técnicos, das habilidades administrativas e comportamentais, sem jamais negligenciar sua principal função social como profissional da saúde comprometido com a ética, com a Assistência Farmacêutica, com a promoção e a proteção da saúde da população.

O Farmacêutico é o profissional apto para exercer a responsabilidade técnica sobre a produção, conservação, distribuição e comercialização dos medicamentos de uma forma geral, visto que os medicamentos não podem, de forma alguma, serem considerados como qualquer outra mercadoria à disposição no comércio, uma vez que atuam diretamente no processo de saúde/doença dos usuários. Além disso, o Farmacêutico presta assistência aos usuários, no que tange às informações sobre medicamentos, suas formas farmacêuticas, vias de administração e posologia, além daquelas relacionadas às próprias enfermidades. Pode atuar, ainda, na área de Análises Clínicas dando suporte ao diagnóstico médico por meio de exames laboratoriais. Atua, também, na área de produção e controle de qualidade de alimentos.

Objetivo
O objetivo do Curso de Farmácia da FCRS é levar os alunos a aprender a aprender, que engloba aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer; garantindo a capacitação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integridade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades.

O curso prevê a formação do Farmacêutico com perfil Generalista que será aquele formado para o exercício de atividades em todo âmbito profissional com conhecimentos em três áreas básicas de atuação: os fármacos e medicamentos, as análises clínicas e toxicológicas e o controle, produção e análise de alimentos. O farmacêutico terá uma formação humanística, crítica e reflexiva, com competências gerais como atenção à saúde, a tomada de decisões, a comunicação, a liderança, a administração, o gerenciamento e a educação permanente.

Perfil do Egresso
O perfil do profissional egresso do Curso de Farmácia se caracteriza por uma formação com perfil generalista, tendo como atribuições essenciais à promoção, à proteção e à recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades associadas ao fármaco, ao medicamento e aos cosméticos, às análises clínicas e toxicológicas, e aos alimentos. O Farmacêutico deverá demonstrar conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para definição e aplicação de políticas de saúde, participação no avanço da ciência e tecnologia, atuação em equipes multiprofissionais, em todos os níveis de atenção sanitária.

A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional; gerenciamento, análise dos dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas; comunicação oral e escrita; construção do conhecimento e desenvolvimento profissional; interação social; atuação ética e responsável com compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio. O profissional deverá, ainda, compreender as diferentes concepções da saúde e enfermidade, os princípios psicossociais e éticos das relações e os fundamentos do método científico; distinguir âmbito e prática profissional, inserindo sua atuação na transformação de realidades em beneficio da sociedade.

Nesse contexto, o Curso de Farmácia da FCRS forma o profissional com uma ampla visão da Prática Farmacêutica, com ênfase nas atividades de Assistência Farmacêutica e Análises Clínicas, contemplando, assim, dentre outros, na sua matriz curricular, conteúdos relacionados a:

·Farmacotécnica
·Fitoterapia
·Farmácia Hospitalar
·Assistência e Atenção Farmacêutica
·Gestão Farmacêutica
·Análises Clínicas e Toxicológicas
·Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
As atividades relacionadas ao controle, produção e análise de alimentos são abordadas dentro do contexto de disciplinas como bioquímica, microbiologia toxicologia, bromatologia e tecnologia de alimentos.