Feito por 5 universidades. Mestrado Erasmus Mundus

EUROAQUAE - Euro Hidroinformática e Gestão de Recursos Hídricos

Universitat Politècnica de Catalunya. Masters Erasmus Mundus
Em Barcelona (Espanha)

€16.000 - (R$58.558)
Ou prefere ligar para o centro agora?
+34 9... Ver mais

Informação importante

  • Mestrado
  • Barcelona (Espanha)
  • Duração:
    2 Anos
  • Quando:
    Outubro
  • Créditos: 120
Descrição

A evolução das atividades humanas, no que diz respeito às mudanças climáticas e o crescimento da população da terra, induz situações cada vez mais complexas de se gerir. O desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos no ambiente aquático e seu gerenciamento representam hoje um grande desafio. O alvo global da gestão é evitar ou minimizar os riscos de crise em suprimento de água, irrigação, inundações, tratamento de água... Hidroinformática, um conceito Europeu, emerge como o elemento central para o progresso do modelamento de atividades e o manejo de capacidades.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Outubro
Barcelona
Barcelona, Espanha
Ver mapa

Perguntas frequentes:

· Requisitos

Qualificações mínimas são graduação de segunda classe de universidade ou equivalente. Os ramos de graduação preferíveis são Engenharia (qualquer ramo), Ciências Ambientais, Física, Ciências da Computação, Geografia, Matemática, Química, Geologia ou similares. Nível avançado em Matemática é mandatório. O idioma das aulas é essencialmente o inglês e um escore mínimo de 575 no TOEFL (ou equivalente) é requerido. Conhecimento básico de uma das outras línguas (alemão, francês, espanhol, húngaro) usados no consórcio podem ser adquiridos.

Opiniões

K

01/09/2012
O melhor I became aware of this master by one of my teachers in Japan. I did not know the Erasmus Mundus program, and I wanted above all a master that matches the hydraulic studies I wanted to do. This program was very attractive and allowed me to take courses in different countries participating in the master. It is true that in Japan few students are looking to go to Europe, the United States is more popular. But the prospect of studying in various European institutions really interested me. I do not have to choose between this and another, it suited me perfectly. The procedures were very simple: a form to fill out and then wait for a response confirming my selection. I feel I have built a program of excellence. The program is consistent from one country to another. This is sometimes a little difficult is to adapt to the cultural differences of each country. The ways of teaching are not necessarily the same, the relationship between teachers and students either. But that is the point of this program.

A melhorar I liked everything

Você recomendaria esse curso? Sim.

O que se aprende nesse curso?

Matemática e Física
Hidrologia e Hidráulica
Gestão de ambiente Aquático
Habilidades em informática
Engenharia colaborativa baseada em informática
Gestão de recursos hídricos integrados
Introdução a pacotes de softwares
Engenharia de Softwares
ICT Avançado
GIS

Programa

Semestre 1: Aquisições Básicas
  • O primeiro semestre é dedicado a promover aos participantes conhecimentos básicos para que sejam capazes de seguir os cursos de Gestão Hídrica e de Hidro-informática.
  • Os participantes adquirem habilidades colaborativas para fortalecer a comunidade de mestrandos e também de profissionais.
  • Matemática e Física: Os participantes recebem um curso de revisão em física e matemática utilizadas na engenharia hídrica e na Hidroinformática (métodos numéricos e computacionais). A matemática cobre a estatística aplicada à hidrologia (e. g. valores extremos). Física é focada em mecânica de flúidos.
  • Hidrologia e Hidráulica: O módulo dará aos participantes os princípios básicos de hidrologia e hidráulica de superfícies livres. A apresentação cobre conceitos, métodos e ferramentas utilizados em atividades de engenharia. Os conteúdos são Ciclo hidrológico, medida e análise de precipitações, análise de evaporação, análise pluviométrica, propriedades físicas da água, fluxo uniforme em canais e canos, estado estável, conceito de fluxo instável e não-uniforme.
  • Introdução à gestão do ambiente hídrico: O módulo apresenta questões hídricas ao redo do mundo (como inundações, secas, saneamento, suprimento de água, irrigação). As palestras são focadas em gestãooperacional dos ambientes hídricos e no papel chave da Hidro-Informática. O módulo cobre aspectoss físicos, químicos, biológicos e ecológicos dos ambientes hídricos e da infraestutura artificial relacionada.
  • Habilidades em Informática, bases de dados e GIS - ICT: O módulo fornecerá habilidades básicas em recursos operacionais de informática em tecnologias de redes, bases de dados e sistemas de informações geográficas (GIS). Os participanetes recebem uma introdução em ICT moderno e a posição do ICT na engenharia relacionada ao campo hídrico. Em particular, eles serão apresentados à teoria e aos conceitos de Engenharia Colaborativa servindo como link ente os cursos ministrados nas instituições consorciadas, dando apoio à formaçãode níveis equivalentes e preparando para o aprendizado virtual/ Educação a Distância e mobilidade no sistema do curso. O módulo é tecnicamente coordenado pela BTUC.
  • Engenharia colaborativa baseada em Rede: O curso introduz ao uso e à prática de serviços on-line e softwae para a engenharia colaborativa e comunicação através da Internet. Participantes de todas as localidades têm que colaborar com a rede em um exercício de engenharia entre pequenos grupos. A intenção é familiarizar-se com o meio da Internet e estabelecer contatos virtuais entre os participantes que mais tarde se encontrarão no segundo semestre presencialmente. Os estudantes devem adquiris habilidades em trabalhar em ambiente multicultural e heterogêneo.
  • Habilidades de Linguagem (apenas NU)


Semestre 2: Hidro-Informática
  • Hidro-informática e Gestão de recursos hídricos integrados: O módulo apesenta o contexto de diferentes ambientes como áreas urbanas, zonas costeiras e captações. De acordo com essas situações específicas , o curso fornece uma metodologia para a identificação do tipo de método e ferramentas em Hidro-Informática e fornece uma visão global dos sistemas de suporte à decisão baseada em informática que são largamente utilizados por escritórios de engenharia, autoridades em recursos hídricos, entidades nacionais e estratégias de gestão.
  • Métodos Numéricos e hidráulica computacional: O módulo fornece introdução, através de teoria e prática, aos métodos numéricos aplicados geralmente ao campo hídrico e especialmente à hidráulica computacional. O curso é baseado em introdução a equações diferenciais em mecânica de fluidos para fluxo de superfícies livres e sistemas de transporte utilizados para simulação de fluxos instáveis. O módulo apresenta em detalhes e através de exercícios as abordagens mais amplas utilizadas como métodos de características, diferenças finitas e elementos finitos.
  • Introdução a pacotes de softwares: O módulo oferece aos participantes o uso e aplicação através de estudo de caso dos principais modelos para o modelamento de captação hidrológica, design e optimização de rede de bebidas, design e gestão de rede de esgoto, fluxo livre em superfícies 1D e 2D em ambientes continentais e marítimos. As ferramentas propostas são desenvolvidas pelos produtores profissionais e científicos mais avançados, como o Instituto Dinamarquês de Hidráulica (DK), Electricité de France EDF (F), WL Delft Hydraulics (NL), Wallingford software (UK), WASY (DE). O propósito para os participantes é que tenham conhecimento extensivo e prática em procedimentos de modelamento com diferentes pacotes.
  • Engenharia de Software: O módulo apresenta os principais conceitos de engenharia de software baseada no ICT moderno. Conhecimento de Java e de tecnologias de rede serão complementados. Uma introdução será dada em ambientes computacionais, como Internet, clusters, computação paralela, etc. assim como em design, implementação e instalação de serviçoos on-line relacionados à água.
  • ICT Avançado, bases de dados e GIS - Comunicação: O módulo apresenta a posição crescente do ICT em hidro-engenharia para ambos design e colaboração através de laboratórios virtuais. A forte aquisição nesse campo constitui um componente chave do know-how dos profissinais da hidrodinâmica e da gestão de recursos hídricos. As bases de dados e o GIS são principalmente cobertos em integração da aplicação e aspectos de gerenciamento de informação. Para dar apoio à coerência do programa, esse módulo é realizado através de atividade de aprendizado on-line compatilhados entre todos os participantes do consórcio. Exercícios serão realizados em projetos simples para serem terminados em colaboração vitual pelos estudantes de todas as universidades participantes, de modo que adquiram, além da engenharia, habilidades de trabalho em equipe em grupo multicultural e heterogêneo. Os exercícios realizados em relação à comunicação (atividades orais e escritas através de ferramentas e aparatos multimídia) são conduzidos em inglês e em uma segunda língua europeia. No fim do módulo, o participante adquire habilidades essenciais que são compulsórias em atividades profissionais futuras e se posicionam no ambiente multicultural.

Semestre 3: Especializações Temáticas
  • A especialização em Sistemas de suporte a decisões desenvolve capacidades e competências para a concepção de sistemas para a análise de riscos, informação e alerta de inundações, controle em tempo real.
  • A especialização em Sistemas de Hidro-Informática promove competências em aplicações do potencial do ICT para a compreensão e desenvolvimento de soluções inovadoras na profissão bem como em pesquisa.
  • A especialização em Gestão Hídrica Continental desenvolve habilidades específicas de análise, design, modelamento e gestão para váris aspectos relacionados ao gerenciamento de bacias fluviais, gestão e design de hidrometria e gestão de recursos integrados.
  • A especialização em Gestão Hídrica Urbana desenvolve capacidades específicas de análise, design, modelamento e gestão para todos os aspectos de suprimento de água, tratamento e enchentes em áreas urbanas.

Semestre 4: Prática Profissional e Pesquisa
  • The Professional Practice is defined as the first professional experience within a company or a public service on a real specific on-going project./ A prática profissional é definida como a primeira experiência profissional em uma empresa ou serviço público em um projeto real específico em andamento
  • A orientação do projeto de pesquisa e desenvolvimento permite que os participantes obtenham uma capacidade em campos científicos ou técnicos específicos em relação às questões mais significantes em Hidro-Informática.

Informação adicional

Aplicação para a Bolsa de Estudos Categoria A: 15 de Janeiro
Aplicação para a Bolsa de Estudos Categoria B: 15 de Janeiro
Reunião de Seleção: Janeiro
Notificação das listas de pré-seleção: 15 de Fevereiro
Decisão final da EACEA: 30 de Abril
Matrícula sem Bolsa de Estudos: 30 de Abril
Cursos terão início em: Outubro