Estudos de Direção - Férias

Curso

Em Santa Cecília

R$ 450

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Santa cecília

Analisar e refletir sobre os aspectos técnicos que compõem o trabalho de diretores do cinema é o foco deste curso.

Instalações

Localização

Início

Santa Cecília (São Paulo)
Ver mapa
R. Dr. Gabriel Dos Santos, 142 - Santa Cecília São Paulo, 01231-010, 01231-010

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Analisar e refletir sobre os aspectos técnicos que compõem o trabalho de diretores do cinema é o foco deste curso. Que elementos podem ser considerados de vanguarda em sua obra? Como o diretor trabalha com a interpretação e os diálogos? Tecnicamente, o que há de destaque em seu trabalho de enquadramento, fotografia, figurino, cenários internos, externos etc.? Em cada aula, um importante diretor de diferentes épocas da história do cinema será analisado, usando como base seus filmes, exibidos em sala. Junto a isso, será introduzido o contexto histórico de seu trabalho, mesclando com reflexões sobre o estilo de outros diretores. Destinado à profissionais de cinema, estudantes de artes e comunicação, além do público em geral, o curso possibilita um apuramento do olhar, de modo que o aluno passe a identificar melhor os elementos presentes no trabalho de um grande cineasta. Nesta edição serão analisados os trabalhos e a carreira de diretores como Steven Spielberg, Wong Kar Wai, Howard Hawks, Francis Ford Coppola, Quentin Tarantino, Walter Salles, Fernando Meirelles, Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci, Lucrecia Martel e Lars Von Trier.


Turmas

Próximas turmas: 05 a 26 de janeiro de 2011

As segundas, quartas e sextas-feiras das 19h30 às 22h30


Pré-Requisitos

Não há pré-requisitos


Professor

Franthiesco Ballerini

Conteúdo Programático

Encontro 1

Steven Spielberg

Dono de praticamente apenas sucessos comerciais, Spielberg aplicou em cada filme seus conhecimentos como produtor. Em seus blockbusters, é possível identificar pela forma de usar o tempo cinematográfico e a fotografia a razão de seu êxito.

Aspectos técnicos: A jornada do herói e diferenças de atuação com Hitchcock.

Encontro 2

Wong Kar Wai

Cineasta de Hong Kong com um estilo único, visualmente impactantes. Ficou famoso por seus roteiros elípticos, trilha sonora participante, em tramas que abordam a perda da memória e a melancolia de personagens desajustados. Dono de grandes sucessos e também desastres comerciais.

Aspectos técnicos: Montagem elíptica e o uso das cores na fotografia.

Encontro 3

Howard Hawks

Famoso por suas comédias, mas também talentoso em dramas e épicos, é dono de um estilo de narrativa circular, diálogos coloquiais, câmera à altura do ombro, comicidade contida. Elementos que tornam suas comédias e dramas únicas no cinema mundial.

Aspectos técnicos: Edição de diálogos e improvisação.

Encontro 4

Francis Ford Coppola

Autor da trilogia mais famosa do cinema (O Poderoso Chefão), Coppola mostra sua versatilidade em filmes como esta trilogia e Apocalypse Now, este último uma saga de guerra que lhe trouxe imensos desafios e dores de cabeça.

Aspectos técnicos: Trilha sonora e direção de arte.

Encontro 5

Quentin Tarantino

A violência nunca mais foi a mesma nas telas depois de Tarantino. O uso de diálogos cortantes, aliado a elementos como cores fortes e seqüências de ação com lutas quase coreografadas e inspiradas nas artes marciais dão um humor irônico aos seus temas tão sangrentos.

Aspectos técnicos: Enquadramento e montagem.

Encontro 6

Walter Salles e Fernando Meirelles

Durante e após a Retomada, dois dos maiores nomes da cinematografia brasileira assentaram o que se pode chamar de 'Estética da Fome'. Ambos vieram do mundo publicitário, mas, além de suas características em comum, o que diferencia o trabalho de ambos os diretores?

Aspectos técnicos: Fotografia e montagem.

Encontro 7

Pedro Almodóvar

A latinidade pode ser observada e estudada a fundo nos filmes do diretor. Com cores fortes e um trabalho de direção que exprime toda a emotividade deste povo, os filmes de Almodóvar tratam de temas como a sexualidade e a família de forma esteticamente única.

Aspectos técnicos: Interpretação e fotografia.

Encontro 8

Bernardo Bertolucci

Como dirigir blockbusters de grandes estúdios, ser fiel ao estilo autoral e ousar a cada novo projeto? Bertolucci é um dos cineastas capazes de tal proeza. Sempre fiel a sua versatilidade, trabalha com roteiros ímpares, inteligentes, experimentalistas e grandes orçamentos ao mesmo tempo.

Aspectos técnicos: Narrativa, atuação e roteiro em blockbusters autorais.

Encontro 9

Lucrecia Martel

Figura central do Novo Cinema Argentino, a diretora alia críticas à sociedade latino-americana contemporânea com uma estética universal. A montagem garante um dinamismo e individualidade únicos em seus filmes.

Aspectos técnicos: A fotografia autoral, edição e escolha temática.

Encontro 10

Lars Von Trier

Fundador do Dogma 95, o cineasta dinamarquês é polêmico pelas regras rígidas que impõe ao esquema de produção, direção de arte e casting de seus filmes, além de escolher temas polêmicos, abordados de forma sempre provocante.

Aspectos técnicos: Trilha sonora, cenários e câmera.
Franthiesco Ballerini

Jornalista, foi crítico de cinema do Jornal da Tarde durante oito anos e colaborador de O Estado de S.Paulo, fazendo reportagens especiais de grandes estréias em Los Angeles. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), debruçou-se sobre a relação dos críticos de cinema com os cineastas brasileiros em sua dissertação de mestrado. Pós-graduado em história do cinema mundial, colaborou com reportagens e entrevistas na área cinematográfica para revistas como Bravo!, Flash News! e Sci-fi News!. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado, roteirista e co-produtor do documentário 'Bollyworld' e é autor do livro Diário de Bollywood - Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo,fruto de uma reportagem especial sobre o cinema de Bollywood, realizada em janeiro na Índia.
Observações

1. A AIC emite certificado de conclusão do curso em até 60 dias após a sua realização.

2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.

3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.

4. Para grupos de 3 pessoas desconto de 5% parcelado e 15% à vista.

5. Programação sujeita a alterações.

Estudos de Direção - Férias

R$ 450