Estudos de Direção
Curso
Em Santa Cecília
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Local
Santa cecília
Analisar e refletir sobre os aspectos técnicos que compõem o trabalho de diretores do cinema é o foco deste curso. Que elementos podem ser considerados de vanguarda em sua obra? Como o diretor trabalha com a interpretação e os diálogos?Tecnicamente, o que há de destaque em seu trabalho de enquadramento, fotografia, figurino, cenários internos, externos etc.?
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Analisar e refletir sobre os aspectos técnicos que compõem o trabalho de diretores do cinema é o foco deste curso. Que elementos podem ser considerados de vanguarda em sua obra? Como o diretor trabalha com a interpretação e os diálogos?Tecnicamente, o que há de destaque em seu trabalho de enquadramento, fotografia, figurino, cenários internos, externos etc.? Em cada aula, um importante diretor de diferentes épocas da história do cinema será analisado, usando como base seus filmes, exibidos em sala. Junto a isso, será introduzido o contexto histórico de seu trabalho, mesclando com reflexões sobre o estilo de outros diretores. Destinado à profissionais de cinema, estudantes de artes e comunicação, além do público em geral, o curso possibilita um apuramento do olhar, de modo que o aluno passe a identificar melhor os elementos presentes no trabalho de um grande cineasta.
Turmas
Próximas turmas: 25 de setembro 2010 a 11 de dezembro 2010
Aos Sábados das 13h às 16h
Pré-Requisitos
Não há pré-requisitos
Conteúdo Programático
Aula 1
Jean-Luc Godard
Um dos criadores e ícones da Nouvelle Vague, o diretor é um dos mais versáteis do movimento francês, falando de temas polêmicos, com uma estética ágil e provocadora, sempre refletindo sobre questões fundamentais de seu tempo.
Aspectos técnicos: construção do roteiro, direção de atores e fotografia
Aula 2
Martin Scorsese
Como poucos, o diretor é capaz de construir personagens densos, entregá-los diálogos inesquecíveis e fazê-los brilhar nas telas. Um estudo sobre suas escolhas temáticas, as parcerias com grandes atores e as marcas estéticas que o consagrou.
Aspectos técnicos: Enquadramentos, movimentos de câmera, fotografia e atuação
Aula 3
Pier Paolo Pasolini e Federico Fellini
Ícones do Neorrealismo italiano, os diretores revolucionaram a forma de se pensar cinema em termos de linguagem e estética. De um lado, Pasolini trazia uma realidade triste, enquanto Fellini ambientava um ar nostálgico em obras cujo poder da imagem as fizeram clássicas.
Aspectos técnicos: fotografia, direção de atores e escolhas temáticas
Aula 4
Akira Kurosawa e Takeshi Kitano
Nomes fundamentais do cinema japonês moderno, os diretores inspiraram uma legião de cineastas ocidentais, foram autores de construções únicas de enredos, reforçados pela originalidade dos roteiros e magnífica fotografia.
Aspectos técnicos: questões culturais da interpretação, temas e fotografia
Aula 5
Woody Allen
Considerado um dos maiores nomes do cinema de todos os tempos, seus filmes são fundamentais para entender a comédia sofisticada, a construção de roteiros embasados unicamente em diálogos e na excentricidade de personagens.
Aspectos técnicos: construção de diálogos e interpretação em comédia
Aula 6
Rogério Sganzerla e Nelson Pereira dos Santos
Diretores imprescindíveis para entender o contexto do Cinema Novo e, posteriormente, o Cinema Marginal (Boca do Lixo). Uma análise sobre a escolha temática, a contextualização do cinema da época e o legado narrativo e estético dos cineastas.
Aspectos técnicos: lentes anárquicas, desestruturação de personagens, cinema noir
Aula 7
Michael Haneke
O diretor austríaco é um universo de referências para quem quer conhecer e trabalhar com temas provocativos, manipulando o tempo cinematográfico e a interpretação. Um olhar sobre a estruturação do roteiro e seus efeitos diante da montagem.
Aspectos técnicos: Edição, direção de atores e roteiro (tempo cinematográfico)
Aula 8
Joel e Ethan Coen
Os irmãos figuram entre os cineastas mais importantes dos Estados Unidos na atualidade. Com um humor afiado sobre questões da contemporaneidade, os irmãos Coen mostram que um grande filme é a manipulação exata de todos os elementos fílmicos.
Aspectos técnicos: construção do roteiro, direção de atores e fotografia
Aula 9
Claire Denis
Uma das mais brilhantes cineastas francesas contemporâneas, a diretora é ímpar na escolha e tratamento de temas minimalistas, com atuações inesquecíveis regadas a trilhas musicais escolhidas a dedo, que servem inclusive para composição do roteiro.
Aspectos técnicos: Trilha musical, fotografia e tempo de narrativa
Aula 10
John Cassavetes
Um dos maiores nomes do cinema independente americano, Cassavetes produziu obras-primas que em nada se assemelham com a imagem que se tem do cinema dos EUA. Isso porque dava pouca atenção para o star system, filmava com a câmera na mão e num estilo documental.
Aspectos técnicos: roteiro, enquadramentos e direção de atores
Observações
1. A AIC emite certificado de conclusão do curso em até 60 dias após a sua realização.
2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.
3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.
4. Para grupos de 3 pessoas desconto de 5% parcelado e 15% à vista.
5. Programação sujeita a alterações.
Estudos de Direção